A nutricionista
Elsa Feliciano, da Associação Portuguesa de Nutricionistas, diz-nos quais as melhores estratégias alimentares para fortalecer as suas defesas naturais.

Beba bastante água – "Quando temos as mucosas mais secas estamos mais expostos ainfecções virais como esta. Precisamos por de 3 litros de água, diariamente; a alimentação já satisfaz metade. O resto deve ser satisfeito através de água, sumos de frutos naturais ou outras bebidas como o café de cevada ou chás de ervas, sem adição de açúcar."

Não dispense a fruta e legumes – "São dois grupos muito importantes para reforçar o sistema imunitário, pois são os mais ricos em vitaminas protectoras, como a C – na qual os citrinos são ricos – anti-oxidantes e minerais. Por isso é importante comer sopa a todas as refeições, salada e quatro ou cinco peças de fruta por dia."

Reduza o consumo de carne – "Substitua-a por mais refeições de peixe. As correntes macrobióticas e homeopáticas até a retiram da alimentação porque ser mais agressiva para o organismo."

Diminua o consumo de fritos e comidas gordas – "Aumentam os processos inflamatórios do nosso organismo, como a aterosclerose, que ocupam o nosso sistema imunitário, não o deixando disponível para lidar com outras agressões como este vírus."

Suplementos vitamínicos? Aconselhe-se com um profissional – "Quem tenha estes cuidados com a alimentação, não necessita de suplementos de vitamina C ou de minerais como selénio, que já está presente nos frutos e legumes. Tomá-lo em excesso pode ser prejudicial à saúde. Eventualmente, grupos de risco podem tomar suplementos mas aconselhados por um profissional de saúde. Mais nem sempre quer dizer melhor."



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