O que fazer quando a dieta deixa de funcionar

Acredite que sabemos bem como isso é: a dieta correu-lhe às mil maravilhas durante os primeiros meses, de tal maneira que já se via quase, quase a atingir o objectivo pretendido. Até que, a partir de certa altura, e sem que tivesse feito nenhuma ‘asneira’ alimentar, o ponteiro da balança teima em declarar-lhe guerra e aqueles quilos que restam mostram-se reticentes em partir. ‘Será que não vou passar daqui?’, pergunta-se. Claro que vai, mas para isso é preciso não desistir. Nós fomos saber porquê e como pôr a dieta novamente a andar para a frente.

A culpa é do nosso corpo


É normal esse abrandamento da perda de peso quando se segue um regime de emagrecimento "Os quilos em excesso não foram ganhos de um dia para o outro, mas sim ao longo de anos e anos, pelo que é natural que não se percam rapidamente", recorda o endocrinologista Mário Rui Mascarenhas "O emagrecimento, numa fase inicial, é mais acelerado, até porque há mais quilos para perder, seguindo-se um abrandamento – e é nesse altura que a pessoa se convence, erradamente, que não está a chegar ao objectivo".

Por outro lado, como realça a nutricionista Vanda Teixeira, "o organismo adapta-se com o passar do tempo à redução calórica que um regime de emagrecimento implica", ou seja, acaba por cumprir as suas funções com um número de calorias limitado – entre 1500 a 2000 – deixando de ‘queimar’ gorduras com a mesma facilidade do início, quando ainda não estava habituado a receber tão pouco.

Como fazer o regime avançar

Esclarecidos os motivos porque a dieta abranda, resta saber como continuar em frente.


*Mantenha-se fiel à dieta. "Nesta fase é muito importante não desistir: a pessoa tem de estar consciente que, apesar de demorar mais tempo, o objectivo pode ser cumprido, pelo que deve continuar a obedecer ao regime prescrito", explica o endocrinologista Mário Rui Mascarenhas.

*Combata o desejo de ver resultados. Não vale a pena estar sempre a pensar no assunto e a pesar-se todos os dias. Faça-o apenas uma vez por semana. Lembre-se que está provado que, quanto mais depressa emagrece, mais rapidamente esses quilos regressam; sendo assim, os regimes em que o peso é perdido de forma gradual e sustentada são os que oferecem resultados mais sólidos.

*Aumente a actividade física. Se o seu organismo se adaptou ao menor número de calorias que passou a receber, é preciso dar-lhe uma ajuda extra, acelerando o metabolismo e permitindo-lhe queimar as calorias que sobram. Só perde peso conjugando um regime alimentar equilibrado com exercício físico e é chegado o momento de investir a sério neste último: se vai duas vezes por semana ao ginásio, passe a ir três, se faz caminhadas de meia hora, comece a andar durante mais dez minutos e, se usa o elevador, habitue-se às escadas.

*Faça testes de despitagem. Caso não tenha realizado exames médicos antes de iniciar a dieta, é possível que tenha chegado a altura de os fazer. Fale com o seu médico, dado que alguns problemas de saúde podem estar a dificultar-lhe a vida. Encontram-se nesta lista os distúrbios ao nível da glândula tiróide (hipotiroidismo) e da glândula supra-renal, que condicionam a tendência para uma não redução de peso. O mesmo se aplica à Síndrome do Ovário Policístico (SOP) ou aos medicamentos à base de cortisona.

*Controle os factores de stress. "A ansiedade é causadora de um aumento da produção de cortisol que, por sua vez, ajuda a produzir maior quantidade de açúcar que se acumula no organismo sob a forma de gordura", explica Mário Rui Mascarenhas, "o que é um factor que pode agir como um factor de contra regulação da perda de peso". Se até agora andou preocupada com o corpo, dê alguma atenção à mente e encontre maneiras de se acalmar: a prática de ioga, de tai-chi ou de meditação revelam-se ferramentas poderosas no combate ao stress.

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Corpo: como reduzir um tamanho numa semana

Sim, é possível. O segredo está em 'atacar' a retenção de líquidos e acelerar intensivamente o metabolismo através do exercício físico.

Beleza

Guia do Bio: O que são alimentos biológicos?

Estão cada vez mais na moda, mas nem sempre é claro o que torna um alimento 'biológico'. TIramos-lhe todas as dúvidas

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

De quantas fibras precisa por dia?

Podem não fornecer nutrientes, mas são essenciais à saúde do nosso aparelho digestivo. Motivo mais do que suficiente para não se esquecer delas na sua dieta alimentar.

Mais no portal

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.