Quando João Osório, 36 anos, acordou com a cara cheia de borbulhas, percebeu logo que não se tratava de um ataque de acne tardio nem de nenhuma alergia. Este director de contas numa agência de comunicação foi logo ao médico e saiu de lá com um diagnóstico de varicela, uma doença bastante comum em crianças, mas rara nos adultos. ‘Tive de ficar 10 dias em casa e, nessa altura, fui à Internet pesquisar para estar mais bem informado.’

Também Rui Rei, 29 anos, já não se imagina sem a Internet para tirar dúvidas. O programador informático conta que recorreu à web quando o dentista lhe disse que tinha de desvitalizar um dente. ‘Fui saber como se fazia, que produtos usavam, quais eram as etapas.’ Carla Antunes, 27 anos, teve a mesma motivação quando foi procurar informação sobre a operação ao coração a que o pai ia ser sujeito: ‘Pesquisei os pormenores técnicos, quanto tempo demorava e quais eram os riscos. Fui eu que expliquei ao meu pai o que lhe ia acontecer.’

Vantagens: médicos sob controlo

Como eles, são cada vez mais as pessoas que recorrem à web para tirar dúvidas sobre problemas de saúde. Qualquer motor de busca apresenta milhares de resultados sobre qualquer doença. Em muitos deles, os médicos disponibilizam-se a tirar dúvidas e existem fóruns onde pessoas com as mesmas patologias trocam informações.

E é claro que isto tem um lado positivo: encontra informação e grupos de apoio, mesmo quando se trata de doenças raras. ‘A Internet é a maior biblioteca do mundo’, diz Mário Freitas. O delegado de saúde pública é um dos gestores do portal www.portaldasaude.pt, vocacionado para profissionais de saúde, mas onde o cidadão comum também encontra informações sobre gripe ou acupunctura e pode participar em fóruns de discussão. ‘Mesmo se pensarmos numa doença que atinja apenas meia dúzia de pessoas no mundo inteiro, é certo que há-de haver um site sobre o assunto’, garante.

Outra das grandes vantagens da Internet é que permite exercer alguma ‘vigilância’ sobre a classe médica. ‘O facto de os pacientes estarem mais bem informados faz com que possam confrontar os médicos, é uma forma de ‘fiscalização’ que pode ser muito saudável’, sublinha o otorrino Fausto Machado.

Precauções essenciais

Apesar das vantagens, é aconselhável ter alguns cuidados quando procura informação médica na Internet.


.Prefira sites institucionais. ‘Por vezes, deparo-me com informações absurdas, sobretudo no campo da sexualidade, nutrição e bem-estar. No futuro, talvez se tenha de equacionar uma forma de controlo da qualidade da informação, mas por agora esta tem de ser individual e passa pela selecção das fontes. Sites oficiais oferecem mais garantias do que os pessoais’, explica Mário Freitas.


.Cruze informação. Não se limite ao que vem referido num só site. É essencial cruzar várias fontes.


.Verifique a autoria. ‘É importante que as pessoas vejam quem escreve e se há contactos. Qualquer um se pode intitular médico e pôr-se a dar informações. Haver maneira de contactar o autor é sempre uma garantia’, diz Andreia Rodrigues. Esta terapeuta da fala escreve regularmente para o site Médicos de Portugal (www.medicosdeportugal.pt) e assegura que responde sempre aos e-mails que os internautas enviem.


.Não confie nos preços indicados. O dentista Nuno Cordas já se habituou a que lhe apareçam no consultório pessoas com informações de preços recolhidas na rede. ‘Pesquisam sobre branqueamentos ou implantes e quando lhes digo alguma coisa respondem ‘mas olhe que eu vi num site que.’. Esquecem-se é que nem tudo o que lá está é aplicável ao seu caso concreto e que nenhum médico lhes pode dar orçamentos via Internet sem as observar primeiro’, explica.


.Cuidado com os diagnósticos. Um médico online até lhe poderá esclarecer dúvidas, mas nunca fazer um diagnóstico. E tentar você própria fazer um através do que lê ainda é mais perigoso: será difícil não concluir que tem alguma doença grave quando não é o caso. Foi o que aconteceu a Filipe Boavida. Este designer, de 30 anos, observou um eclipse solar sem óculos de protecção. ‘Quando cheguei à empresa estava atordoado e fui pesquisar sobre os meus sintomas. Só encontrava coisas sobre retinas queimadas e entrei em pânico a pensar que ia perder a visão. Claro que não aconteceu nada disso.’ .Use-a como fonte de informação complementar e nunca substitutiva do médico.

Encontre o apoio de que precisa

Alguns sites úteis, em português, à distância de um clique. Muitos deles têm fóruns onde pode partilhar experiências e informações com outras pessoas.

http://www.rarissimas.pt . Um site de apoio a pessoas com doenças raras.

www.alzheimerportugal.org . Para familiares e amigos de doentes de Alzheimer.

www.admd.pt . Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares.

www.apdp.pt . Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

www.contraleucemia.org . Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

www.adexo.pt . Ass. de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal.

http://apa.org.pt . Ass. Portuguesa de Asmáticos.

www.acs.min-saude.pt/acs . Alto Comissariado da Saúde.

www.saudepublica.web.pt . Portal de saúde pública.


Siga-nos no Twitter!

Relacionados

Beleza

Os melhores conselhos de saúde para seguir no dia-a-dia

Consultámos médicos, livros e sites especializados na Internet e escolhemos, as 10 dicas de saúde, muito simples de pôr em prática, que não só vão fazer maravilhas ao seu corpo como também zelam pela sua imagem

Beleza

Ejaculação prematura tem solução

Estima-se que possa atingir até 30% dos homens, afecta a auto-estima masculina, a vida íntima e a relação do casal, mas não tem de ser suportada em silêncio.

Beleza

Como ter um princípio de gravidez saudável

Os conselhos de saúde e bem-estar, dados por uma especialista em fertilidade, para todas as mulheres que acabaram de saber da grande novidade: vão ser mães!

Beleza

7 perguntas que deve fazer à sua mãe para se prevenir de doenças

As respostas que obtiver podem ajudá-la a prevenir os maiores riscos de saúde, incluindo cancro, osteoporose e doenças cardíacas, a maior causa de morte em Portugal.

Beleza

Gripe A: 'Estou infectada, e agora?'

O que fazer quando se tem gripe A? Que medicamentos deve ter em casa? Um especialista de saúde pública explica estas e outras questões.

Beleza

43% dos portugueses não vão ao dentista por falta de dinheiro

No mês da Saúde Oral, um estudo recente revela um panorama preocupante: quase metade da população portuguesa não vai ao dentista devido a dificuldades financeiras.

Beleza

Espaços públicos: saiba onde está o perigo

Quando o vírus da gripe A começar a circular activamente, ir ao supermercado, andar de metro ou frequentar uma discoteca implica riscos para a sua saúde.

Beleza

Campanha de vacinação arranca a 26 de Outubro.

Numa primeira fase, são 49 mil as doses disponíveis e que se destinam a profissionais de saúde, grávidas e indivíduos com actividades essenciais para o funcionamento da sociedade.

Beleza

"O meu tempo é muito precioso"

Ana tinha 36 anos e dois filhos quando lhe foi diagnosticado um cancro da mama. Sem aviso prévio ou existência de outros casos na família. Teresa tinha apenas 32 anos. No Mês Internacional da Saúde Mamária, estas mulheres deixam-nos o seu testemunho.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar