A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna (SPPCV), a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e a Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC) acabam de divulgar os resultados de um estudo nacional pioneiro que revela que 28,4 por cento dos portugueses sente que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores nas costas.


A investigação revela que 421,030 pessoas faltaram ao trabalho em 2008 devido às dores nas costas e que 28 por cento teve necessidade de faltar entre dois a cinco dias, e 24 por cento mais de dez dias. O estudo indica ainda que 31,3 por cento dos portugueses já teve necessidade, pelo menos uma vez, de pedir baixa médica por causa das dores nas costas.


De igual modo, 42,2 por cento dos inquiridos assume que já sentiu limitações sociais e/ou familiares derivadas às dores nas costas, com destaque para as dificuldades na realização de tarefas domésticas (25,2 por cento) e dificuldade para apanhar objectos (18,4 por cento).


De acordo com o Dr. José Neves, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia “os resultados deste estudo demonstram bem a dimensão e o impacto que as dores nas costas e as patologias da coluna representam na população portuguesa.”


Uma das conclusões do estudo é que 7 em cada 10 pessoas sofre de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. Entre as principais doenças associadas às dores nas costas destacam-se as referências às hérnias discais (33,6 por cento), aos bicos de papagaio (19,4 por cento) e às escolioses (14,8 por cento). No entanto quase metade dos portugueses (41,7 por cento) admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com as dores nas costas.


“É preocupante saber que os portugueses não têm conhecimento que as suas dores fortes e persistentes podem ser um sintoma grave de alguma doença ou problema, e que por isso podem não estar à procura de resposta ou tratamento para esse problema”, comenta o Dr. António Cerejo, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia.


Este estudo indica também que para 66,6 por cento dos portugueses as dores nas costas provocam um mau estar geral, cansaço e fadiga (41,7 por cento) ou dores nos membros inferiores (20,6 por cento). Para a maioria dos inquiridos (59 por cento) a dor tende a ser na zona lombar (rins), no pescoço (33,9 por cento) ou generalizada (22,4 por cento).


Na opinião dos inquiridos as dores nas costas devem-se principalmente ou a esforço excessivo (45,3 por cento) ou a má postura corporal (32,1 por cento). Por outro lado, quase metade dos portugueses entrevistados (48,6 por cento) considera a dor nas costas muito incomodativa.


 


“Na sequência destes resultados, que comprovam a necessidade de intervenção junto dos portugueses, decidimos lançar a campanha “Olhe pelas Suas Costas”, uma iniciativa inédita em Portugal, que visa sensibilizar a população em geral para as dores nas costas, alertar para as suas consequências na vida pessoal e profissional, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes”, explica o Dr. Rui Pinto, Presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna.


As dores nas costas são a segunda causa, em números globais, em Portugal, das visitas ao médico, afectando tanto os homens como as mulheres. As doenças que afectam a coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física e são uma das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo.


 


 


 

Relacionados

Beleza

Pílula do Dia Seguinte: estaremos a abusar dela?

A Pílula do Dia Seguinte evita gravidezes quando todos os outros métodos anticoncepcionais falham, mas não deve passar do que é: contracepção de emergência. No entanto, estudos dizem que são cada vez mais usadas em Portugal. Fomos saber se há perigos à vista.

Beleza

Previna-se da Gripe A: Reforce o seu sistema imunitário

Nunca como agora foi importante tornar mais forte o seu sistema imunitário para se proteger do contágio da gripe A. Beber muita água é uma das formas. Saiba quais são as outras.

Beleza

43% dos portugueses não vão ao dentista por falta de dinheiro

No mês da Saúde Oral, um estudo recente revela um panorama preocupante: quase metade da população portuguesa não vai ao dentista devido a dificuldades financeiras.

Beleza

"Vai-me cair o cabelo todo"

"Quem sabe se não vou morrer?" pensou Manuela quando lhe foi diagnosticado um cancro da mama. Mais tarde, pedia ao filho que lhe rapasse a cabeça quando a radioterapia começou a fazer o seu efeito. Com determinação, lutou contra o cancro da mama que ameaçava roubar-lhe a vida. Esta é a sua história.

Beleza

Espaços públicos: saiba onde está o perigo

Quando o vírus da gripe A começar a circular activamente, ir ao supermercado, andar de metro ou frequentar uma discoteca implica riscos para a sua saúde.

Beleza

10 factos sobre a gripe sazonal

Com toda a atenção focada na Gripe A torna-se necessário relembrar que entrámos na fase anual da epidemia da gripe sazonal (Setembro a Novembro) e que é importante considerar a vacina como método de protecção da doença. Veja alguns factos e números sobre a gripe sazonal!

Beleza

Campanha de vacinação arranca a 26 de Outubro.

Numa primeira fase, são 49 mil as doses disponíveis e que se destinam a profissionais de saúde, grávidas e indivíduos com actividades essenciais para o funcionamento da sociedade.

Beleza

"O meu tempo é muito precioso"

Ana tinha 36 anos e dois filhos quando lhe foi diagnosticado um cancro da mama. Sem aviso prévio ou existência de outros casos na família. Teresa tinha apenas 32 anos. No Mês Internacional da Saúde Mamária, estas mulheres deixam-nos o seu testemunho.

Beleza

Gripe A e gripe sazonal: descubra as diferenças

Os sintomas da gripe A e da gripe sazonal são diferentes nos sintomas. Saiba como distingui-las!

Saúde

Na saúde, anda a seguir maus conselhos?

Nem sempre devemos acreditar em tudo o que ouvimos e seguir todos os conselhos que recebemos. Fique a saber que alguns deles não são tão verdadeiros como se pensa

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.