Por ocasião do Dia Mundial da Visão, a Transitions Optical revelou os resultados do seu mais recente estudo sobre saúde visual realizado pela Ipsos Health a cerca de 9000 pessoas em oito países (França, Holanda, Espanha, Portugal, África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Itália).
Este estudo concluiu que 65% dos pais portugueses nunca levaram os filhos a um optometrista para realizar um exame à visão.





Relativamente à frequência com que os pais levam os filhos ao oftalmologista o estudo revela que 29% dos inquiridos nunca levaram os filhos a uma consulta e que 14% não levou aos filhos a nenhuma consulta nos últimos 5 anos. Por outro lado 34% dos inquiridos afirmaram que os seus filhos usam óculos ou lentes de contacto prescritos por um profissional.





Estes resultados são preocupantes pois muitos problemas de visão ou dos olhos não tem sinais óbvios ou sintomas e por isso é provável que existam mesmo sem serem diagnosticados. A Organização Mundial de Saúde estima que 15% das crianças a nível mundial tem problemas de visão não diagnosticados ou não corrigidos dai a grande importância da realização de exames visuais regulares.





Quando questionados sobre a reacção dos filhos quando souberam que teriam de usar óculos apenas 2% dos pais disseram que os filhos ficaram assustados, 30% revelaram que ficaram aborrecidos e 25% afirmaram que usar óculos é "cool". Relativamente a reacção dos próprios pais quando souberam que os filhos tinham que usar óculos, 21% afirmaram que ficaram incomodados com a notícia, 12% ficaram chocados pois não faziam ideia de que os filhos necessitavam de óculos enquanto 40% ficaram aliviados por saber de onde vinham os problemas de visão dos filhos.





Finalmente quando questionados sobre o efeito que os óculos podem ter na aparência das crianças 5% afirmaram que têm um efeito muito negativo, 41% um efeito algo negativo, 47% consideram que têm um efeito positivo e 7% um efeito muito positivo.





Intervalos recomendados para a realização de exames à visão, segundo a Associação Americana de Optometristas:





Idade



Assintomático/ livre de risco



Em risco*



Até aos 2 anos



Aos seis meses



Aos seis meses de idade ou conforme recomendado



2-5 anos



Aos 3 anos



Aos 3 anos ou conforme recomendado



6-18 anos



Antes dos 6 anos e depois de 2 em 2 anos



Anualmente ou conforme recomendado





*Existem vários factores que podem colocar crianças em risco de deficiência visual, desde nascimento prematuro até a uma historia familiar de doenças oculares.





Segundo a Organização Mundial de Saúde estima-se que existem 153 milhões de pessoas com deficiências visuais devido a erros refractivos não corrigidos. Um simples teste aos olhos, uns óculos ou lentes de contacto podem fazer uma enorme diferença nas vidas de mais de 150 milhões de pessoas que sofrem de problemas de visão.





A OMS calcula que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e que cerca de 161 milhões de pessoas em todo o mundo são deficientes visuais devido a doenças oftalmológicas como as cataratas, glaucoma ou degeneração macular. Contudo 75% dos casos de doenças relacionadas com a cegueira a nível mundial são potencialmente evitáveis ou passíveis de tratamento. Problemas graves de visão como o glaucoma, conhecido como o "ladrão de visão silencioso", podem ser diagnosticado através de um exame daí a importância do diagnóstico atempado e do tratamento para manter a saúde visual.













Relacionados

Beleza

Como prevenir o cancro

7,6 milhões de pessoas deverão morrer este ano de cancro. 12,4 milhões irão receber o diagnóstico. Prevenir é cada vez mais uma palavra-chave. Não se pode apontar o dedo só à genética. Aquilo que comemos, os químicos e o estilo de vida também são culpados. Saiba como pode combater o cancro!

Beleza

Somnorexia: a doença do excesso de sono

Acorde! Isso de andar a cair de sono durante a semana e dormir todo o sábado e domingo para tentar recuperar já tem um nome. Chama-se somnorexia e tem custos para a sua saúde

Beleza

Mitos e verdades sobre o cancro no colo do útero

Não acredite em tudo o que ouve sobre o HPV. Saiba toda a verdade

Beleza

HPV: tudo sobre esta ameaça à saúde feminina

Chama-se vírus do papiloma humano, liga-se ao ADN e ataca tecidos, provocando doenças como o cancro do colo do útero, que mata mais de 15 mil mulheres por ano, só na Europa. As boas notícias é que pode ser evitado com uma simples vacina

Beleza

7 em cada 10 portugueses sofrem de dores nas costas

As conclusões de um estudo realizado em Portugal são alarmantes: 72,4 por cento da população portuguesa sofre de dores nas costas, sendo que as principais causas associadas são as hérnias discais, os bicos de papagaio e as escolioses.

Beleza

Testemunho: "A anorexia estava a destruir a minha vida"

Laura passava horas em frente ao espelho e sentia-se um monstro. Chegou a pesar 32kg e ameaçou suicidar-se. Histórias de luta de um pai e de uma jovem e o perfil que os especialistas traçam do distúrbio alimentar que também mata em Portugal.

Beleza

7 perguntas que deve fazer à sua mãe para se prevenir de doenças

As respostas que obtiver podem ajudá-la a prevenir os maiores riscos de saúde, incluindo cancro, osteoporose e doenças cardíacas, a maior causa de morte em Portugal.

Beleza

Sites de saúde na internet: até que ponto deve confiar?

Utilizar a Internet como fonte de informação sobre saúde pode ser vantajoso, mas requer alguns cuidados.

Beleza

Sabe o que lhe vai no peito?

Este é o mote da campanha lançada para assinalar o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a 30 de Outubro, pela Associação Ame e Viva a Vida.

Beleza

Gripe A: 'Estou infectada, e agora?'

O que fazer quando se tem gripe A? Que medicamentos deve ter em casa? Um especialista de saúde pública explica estas e outras questões.

Beleza

Previna-se da Gripe A: Reforce o seu sistema imunitário

Nunca como agora foi importante tornar mais forte o seu sistema imunitário para se proteger do contágio da gripe A. Beber muita água é uma das formas. Saiba quais são as outras.

Beleza

43% dos portugueses não vão ao dentista por falta de dinheiro

No mês da Saúde Oral, um estudo recente revela um panorama preocupante: quase metade da população portuguesa não vai ao dentista devido a dificuldades financeiras.

Beleza

"Vai-me cair o cabelo todo"

"Quem sabe se não vou morrer?" pensou Manuela quando lhe foi diagnosticado um cancro da mama. Mais tarde, pedia ao filho que lhe rapasse a cabeça quando a radioterapia começou a fazer o seu efeito. Com determinação, lutou contra o cancro da mama que ameaçava roubar-lhe a vida. Esta é a sua história.

Beleza

Espaços públicos: saiba onde está o perigo

Quando o vírus da gripe A começar a circular activamente, ir ao supermercado, andar de metro ou frequentar uma discoteca implica riscos para a sua saúde.

Beleza

Defenda-se até aos ossos

Afinal, beber leite toda a vida protege-nos ou não? Fomos à procura de toda a verdade sobre a Osteoporose e desfazemos alguns dos mitos mais comuns

Beleza

Um terço dos portugueses em risco

Os números SÃO alarmantes: 34,9% dos portugueses têm já a doença diagnosticada ou está em risco de a desenvolver.

Saúde

18 Perguntas que as mulheres não fazem ao médico, mas deviam!

Pedimos a algumas mulheres que nos dissessem quais as perguntas de saúde que sempre quiseram fazer aos seus médicos. Veja as 18 mais mencionadas e a resposta do médico especialista

Beleza

Cancro: o que tem mesmo de saber - parte II

Conheça o que pode causar o cancro e como se pode desintoxicar

Beleza

Multivitaminas não garantem mais protecção

Novas pesquisas indicam que quem prefere este tipo de suplementos não fica mais protegido do cancro ou de doenças cardiovasculares

Beleza

Portugueses já sabem mais sobre hipertensão

Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) avaliou os nossos reais conhecimentos sobre esta doença da civilização

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar