Para resistir à gripe, tome fruta!

Não vale a pena falar apenas em Gripe A. A estação do frio já chegou e a gripe sazonal também faz as suas mazelas. Tosse, espirros, em alguns casos vómitos e diarreias, fazem parte dos sintomas que deixam qualquer pessoa de rastos! Consequentemente, aumenta a desidratação do corpo, tornando-o ainda mais vulnerável às infecções. O ideal é reforçar o seu sistema imunitário e torná-lo mais resistente às infecções.





A alimentação no geral e a fruta, em particular, desempenham um papel essencial na prevenção de doenças e na manutenção do bom funcionamento do organismo. No que toca às cores, não é por acaso que a fruta de Inverno tem o tom amarelo. A laranja, a tangerina, a clementina e o diospiro fornecem um nutriente com reconhecidas propriedades preventivas: A vitamina C.



VITAMINA C AO SERVIÇO DA PREVENÇÃO!



Todos conhecem as propriedades dos citrinos, em especial da laranja. Basta um fruto de tamanho médio para fornecer a dose diária recomendada de vitamina C que um adulto precisa (cem gramas de laranja fornecem aproximadamente 60 mg de vitamina C). Mas quais são as propriedades desta vitamina que todos procuram no Inverno? A vitamina C fortalece o sistema imunológico contribuindo para proteger o organismo contra as infecções.





No caso da laranja, o betacaroteno, o fitonutriente que garante a cor à laranja, confere a este fruto um alto nível de protecção antioxidante. Estes carotenóides também ajudam a activar o sistema imunitário, melhorando as defesas do organismo, tendo efeitos benéficos sobretudo ao nível das infecções respiratórias e nas gripes. Já o diospiro, um fruto adocicado, rico em açúcar, tem muita vitamina A e B, e sais minerais (ferro, fósforo e cálcio). A goiaba, com um alto teor de vitamina C, também se destaca por ter vitamina A, B1 e os sais minerais (fósforo, ferro e potássio) que auxiliam no combate às infecções, a minimizar a tosse e os efeitos das diarreias.



IMPORTANTE: NÃO ESQUECER A HIDRATAÇÃO





No e-book publicado pela Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), as recomendações para o planeamento dos cuidados a ter com a alimentação em tempo de gripe são claras: Reforçar as defesas naturais do organismo através de alimentos que simultaneamente auxiliem na hidratação. A água, as tisanas, a sopa e a fruta, de dose, ao natural e em sumos, evitam que o corpo desidrate, ajudando na recuperação do doente. No caso da fruta e dos sumos, a mais valia também se estende ao reforço do sistema imunitário por via das vitaminas (A, complexo B, C e E) e dos minerais (zinco, ferro, selénio e cálcio).





Mais do que nunca, MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR! Quando integrada numa alimentação variada e equilibrada, a fruta ou dose de fruta ou sumo, desempenha um papel essencial e eficaz na promoção da saúde. Ou seja, reforçar diariamente as defesas do organismo, com uma alimentação variada e equilibrada, uma hidratação adequada e com a prática de actividade física está na génese de um sistema imunitário mais resistente às infecções. Pequenos gestos que, na hora das doenças, podem fazer a diferença entre uma simples gripe ou uma grande gripe.





Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Saúde

Como não engordar nem um quilo este inverno!

O inverno é sinónimo de mais peso na balança. Os dias frios levam a que se fique mais tempo em casa e as festas com os amigos e a família contribuem para o aumento de peso. Mas será que o problema está na época ou na nossa força de vontade?

Beleza

Corpo: como reduzir um tamanho numa semana

Sim, é possível. O segredo está em 'atacar' a retenção de líquidos e acelerar intensivamente o metabolismo através do exercício físico.

Beleza

Toda a verdade sobre dietas que fizeram fama... e que não resultam!

Todas ouvimos falar de uma amiga, cunhada ou prima que fez a dieta da lua, do Dr.Atkins ou do tipo sanguíneo e emagreceu dez quilos num ápice. Mas com graves riscos para a saúde.

Beleza

Conheça as melhores dietas para desintoxicar o organismo

Fique a par das melhores dietas, massagens, chás e sumos de frutas para libertar o corpo e a mente das toxinas acumuladas e recuperar a boa forma.

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

As dietas das estrelas

Aparecerem perante milhões nas telas de cinema, na televisão e em campanhas publicitárias é o pão-nosso de cada dia para actrizes e cantoras. Como são humanas também acabam por aumentar um quilinho ou outro, mas rapidamente regressam à forma, nem que seja à custa de dietas radicais.

Beleza

O que fazer quando a dieta deixa de funcionar

No início, tudo corre bem e emagrece a bom ritmo, mas eis que chega uma altura em que deixa de perder peso. Nesse momento, a última coisa em que deve pensar é em desistir, porque ainda é possível levar o barco a bom porto.

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

Guia do Bio: O que são alimentos biológicos?

Estão cada vez mais na moda, mas nem sempre é claro o que torna um alimento 'biológico'. TIramos-lhe todas as dúvidas

Beleza

De quantas fibras precisa por dia?

Podem não fornecer nutrientes, mas são essenciais à saúde do nosso aparelho digestivo. Motivo mais do que suficiente para não se esquecer delas na sua dieta alimentar.

Beleza

45 Ideias anti-quilos

Está preocupada com os quilinhos a mais? Quer ficar fit para a primavera? Acha que é altura de começar a ter mais cuidado com a alimentação? Pois bem é sempre boa altura para começar e, para darmos uma mãozinha, preparámos 45 dicas simples para recuperar ou manter o peso.

Beleza

No Verão: proteja-se contra as doenças de origem alimentar

Na sua maioria, os alimentos contêm bactérias e se não forem conservados nas condições adequadas, os microrganismos podem proliferar e originar infecções e intoxicações alimentares.

Beleza

Peixe: um amigo de todos os dias!

Rico em aromas, o peixe contém muitas proteínas, que funcionam como tijolos que edificam o corpo, intervindo nos processos de crescimento e reparação do organismo

Beleza

Guia do Bio: Dicas para comprar bem

Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

Salada: a armadilha do Verão

Os inimigos da sua dieta não são só as batatas fritas e os cachorros quentes, algumas saladas, aparentemente leves, escondem uma bomba de calorias.

Beleza

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

Beleza

Vegetarianismo: vantagens e perigos deste regime

Muitas vezes a redução do consumo de carne é o ponto de partida para a descoberta de outros sabores. A riqueza nutritiva dos pratos vegetarianos, as suas cores, texturas e aromas, são alguns dos motivos que atraem cada vez mais adeptos. Mas existem outras vantagens para quem escolhe este tipo de dieta e faz disso uma opção de vida.

Mais no portal

Moda

Esta mala Parfois é um verdadeiro 'must-have'

E está disponível em duas cores.

Comportamento

10 ferramentas essenciais para qualquer relação funcionar

Saiba como tirar o melhor partido da vida a dois.

Celebridades

Amy Schumer remove o útero e o apêndice devido a endometriose

A atriz partilhou a própria história nas redes sociais.

Celebridades

Ashley Graham está grávida de gémeos

A modelo revelou o sexo dos bebés num vídeo que apanhou os fãs de surpresa.

Lifestyle

Packs anti-experiência: uma forma de ajudar quem precisa

A PAR e FNAC juntaram forças no apoio aos refugiados de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: adquirir um dos packs Anti-Experiência que já estão à venda nas lojas.

Moda

Iris Apfel: a influencer centenária cria coleção para a H&M

Mulher de negócios, um verdadeiro ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, Iris ´uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Moda

A coleção-cápsula que celebra o 'athleisure' como nunca viu antes

Pela mão do designer francês Monsieur Christian Lacroix.

Moda

Intimissimi lança novidades para o outono/ inverno

Conheça as novas peças da marca italiana.

Saúde

Zero comportamentos de risco: ilustradora Clara Não ajuda na sensibilização dos jovens para o VIH

No ZEROVIH.PT os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico.

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.