MENOS 3 QUILOS

Destinatárias: Aquelas de nós que ganharam aqueles três quilinhos extra no Inverno e se querem ver livros deles rapidamente.

Contra-indicações: Não pode ser realizada por pessoas com problemas renais ou com distúrbios alimentares.

Duração: 4 semanas.

Princípio: Apresentado pelo médico francês Gilbert Boubill, esta dieta baseia-se no facto das proteínas serem os nutrientes capazes de acelerar o nosso metabolismo e, assim, promover a ‘queima’ de gordura, sem comprometer a perda de massa muscular.

O que comer: Na primeira semana, deve consumir apenas alimentos ricos em proteínas, essencialmente peixe e frutos do mar, carnes magras e ovos. Na segunda semana introduz as saladas verdes, endívias e tomate. Na terceira, todos os outros legumes, a fruta – duas peças por dia – e os produtos lácteos. Por fim, na derradeira semana, adiciona ao seu regime diário 50g de pão, 10g de manteiga, 30g de queijo, regressando à quantidade normal de proteínas diárias: 150g de carne ou 200g de peixe ou dois ovos.

Essencial: Beber muitos líquidos, seja sob a forma de água, chás ou tisanas para ‘purificar’ o sangue, eliminar a ureia e acelerar o processo. E seguir fielmente este programa.

Para manter os resultados: Pode permitir-se cometer um deslize de vez em quando (um chocolate, uma fatia de bolo…), mas deve remediá-lo no dia seguinte; se ganhar um quilo, regresse a este regime durante alguns dias; consuma sempre pelo menos 100 gramas de proteínas ao almoço e ao jantar.

MENOS 6 QUILOS

com o regime de baixo índice glicémico

Destinatários: Mulheres que ganharam seis quilos ‘extraordinariamente’ e que se querem ver livres deles de forma permanente.

Contra-indicações: Nenhumas.

Duração: 12 semanas

Princípio: De acordo com esta dieta, devem ser privilegiados os alimentos com baixo índice glicémico (IG), ou seja, igual ou inferior a 55% de glicose (ver caixa), que são absorvidos mais devagar pelo organismo. Segundo o especialista em endocrinologia e diabetes, o médico Gérard Slama, da Universidade de Paris, estes alimentos, ao não aumentarem a quantidade de açúcar no sangue de forma brusca, diminuem a segregação de insulina, a hormona responsável pela sensação de fome e pelo acumular de gordura nas células. Como são assimilados de forma lenta pelo nosso organismo, também contribuem para a sensação de saciedade e para a eliminação de gorduras.

O que comer: Cereais completos (muesli, aveia, arroz basmati), legumes secos (lentilhas, feijão branco, favas), quinoa ou pão de cereais completos. Está autorizada a comer duas peças de fruta por dia, assim como cinco legumes e produtos lácteos magros. Regularmente, consuma peixe, carnes magras, (alimentos com menos gordura saturada, associada a doenças cardiovasculares e a alguns tipos de cancro), ovos e frutos secos como nozes e amêndoas. Interdito é ingerir gorduras animais (com excepção do peixe) e hidrogenadas, caso dos biscoitos e bolachas industriais, sem esquecer, claro, os alimentos muito açucarados.

Essencial: Escolha produtos o menos refinado possível (quanto menor o grau de transformação, menor o IG), opte por alimentos ricos em fibras e coza os legumes al dente, para não alterar o IG.

Para manter os resultados: Faça exercício físico regulamente (o ideal é, pelo menos, três vezes por semana); reduza por sistema os produtos ricos em açúcar refinado (bolachas, biscoitos, snacks).

MENOS 9 QUILOS

com uma alimentação racional

Destinatários: Quem deseja recuperar a linha, de forma gradual, estável e com resultados duradouros.

Contra-indicações: nenhumas.

Duração: 12 semanas.

Princípio: A palavra-chave é equilíbrio. Neste caso, não há pesadas restrições, privilegiando-se uma alimentação regrada, em que estão presentes alimentos de todos os grupos alimentares.

O que comer:

*Pequeno-almoço: fruta e lacticínios (iogurte natural ou com bifidus e 100g de fiambre magro).

*Almoço: 150 a 200g de carne magra, peixes, ovos ou presunto: 200g de legumes temperados com uma colher de azeite.

Jantar: 200g de batatas ou 7 a 8 colheres de arroz ou lentilhas, juntamente com legumes (a mesma ou uma quantidade superior), cruz ou cozidos. Se quiser complete com 100g de carne ou peixe. Para a sobremesa, fruta (facultativo)

Essencial: Não salte refeições e complete com exercício físico.

Para manter o resultado: Acabe com as batatas fritas (aliás, com os fritos em geral) e substitua-as por batatas cozidas ou arroz ou esparguete; use o azeite como forma privilegiada de tempero; come sempre legumes ao almoço e ao jantar; evite as carnes gordas e produtos açucarados.

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter

Relacionados

Diz Quem Sabe

Como tornar a sua ceia de Natal mais 'light'

A Ceia de Natal é um dos momentos altos desta quadra, porém é muitas vezes marcada por excessos, tanto a nível alimentar como económico. Por isso é importante conhecer pequenas dicas que permitam usufruir deste momento de uma forma mais optimizada, a todos os níveis!

Beleza

10 regras para comer nas festas e não arruinar a linha

É possível saborear os doces de Natal sem ganhar um grama a mais. Basta adoptar as estratégias certas. E ainda prometemos que não tem de passar fome…

Beleza

Para resistir à gripe, tome fruta!

Não é por acaso que a fruta de Inverno tem o tom amarelo, como é o caso da laranja. Porque é na prevenção que devemos investir, aproveite os benefícios da vitamina C, reforce o seu sistema imunitário e minimize os efeitos dos atchin's...

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.