Probióticos: quando as bactérias são nossas amigas!


O nosso aparelho digestivo serve de casa a mais de 400 bactérias, por difícil que isso seja de imaginar! E se algumas – chamadas de patógeneas – não fazem mesmo nada bem à saúde, há outras que, pelo contrário, constituem um verdadeiro exército contra doenças e infecções. Essas foram baptizadas de probióticos (a palavra significa ‘a favor da vida’) e incluem, entre outros, os lactobacilos e as bifidobacterias (mais conhecidos por bífidos). Ou seja, os alimentos probióticos são aqueles que têm um efeito que não se limita ao nutricional, mas que fornecem ‘bactérias’ benéficas ao nosso organismo.



Como actuam e onde estão



Essas bactérias presentes nos alimentos probióticos ajudam à digestão da comida e à produção de vitaminas do complexo B e de aminoácidos; melhoram a absorção do cálcio e do ferro ; impedem a colonização do nosso intestino pelas bactérias patogénicas, melhoram a assimilação dos nutrientes, fortalecem o sistema imunológico e diminuem os níveis de colesterol e de triglicéridos, bem como de glicose. Desta forma evitam-se problemas como inflamações, gases, diarreia, infecções, alergias e intolerâncias alimentares.



Os probióticos encontram-se em elevada quantidade nos produtos lácteos fermentados, que proliferam cada vez mais no mercado, como o leite fermentando (com ou sem sabor), os iogurtes, a manteiga e o queijo. Todos estes alimentos devem fazer parte de uma alimentação equilibrada mas leia o rótulo antes de os comprar: na sua composição tem de existir referência a Bifidobacterium ou Lactobacillus, as bactérias mais comuns dos probióticos.





Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Prazo de validade dos alimentos: esclareça todas as dúvidas

Faz mal comer um iogurte cujo prazo de validade expirou no dia anterior? Quanto tempo posso guardar a maionese no frigorífico depois de aberta? O chocolate esbranquiçado está estragado? O consultor alimentar Hugo Vieira esclarece estes e outros mistérios.

Saúde

Como não engordar nem um quilo este inverno!

O inverno é sinónimo de mais peso na balança. Os dias frios levam a que se fique mais tempo em casa e as festas com os amigos e a família contribuem para o aumento de peso. Mas será que o problema está na época ou na nossa força de vontade?

Beleza

Corpo: como reduzir um tamanho numa semana

Sim, é possível. O segredo está em 'atacar' a retenção de líquidos e acelerar intensivamente o metabolismo através do exercício físico.

Beleza

Toda a verdade sobre dietas que fizeram fama... e que não resultam!

Todas ouvimos falar de uma amiga, cunhada ou prima que fez a dieta da lua, do Dr.Atkins ou do tipo sanguíneo e emagreceu dez quilos num ápice. Mas com graves riscos para a saúde.

Beleza

Dieta: recupere a linha depois das festas

Para ganhar a silhueta que sofreu alguns 'danos' em ´época de festas, aqui ficam três dietas que lhe permitem perder os quilos extra

Beleza

Conheça as melhores dietas para desintoxicar o organismo

Fique a par das melhores dietas, massagens, chás e sumos de frutas para libertar o corpo e a mente das toxinas acumuladas e recuperar a boa forma.

Beleza

O que fazer quando a dieta deixa de funcionar

No início, tudo corre bem e emagrece a bom ritmo, mas eis que chega uma altura em que deixa de perder peso. Nesse momento, a última coisa em que deve pensar é em desistir, porque ainda é possível levar o barco a bom porto.

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

Guia do Bio: O que são alimentos biológicos?

Estão cada vez mais na moda, mas nem sempre é claro o que torna um alimento 'biológico'. TIramos-lhe todas as dúvidas

Beleza

De quantas fibras precisa por dia?

Podem não fornecer nutrientes, mas são essenciais à saúde do nosso aparelho digestivo. Motivo mais do que suficiente para não se esquecer delas na sua dieta alimentar.

Beleza

45 Ideias anti-quilos

Está preocupada com os quilinhos a mais? Quer ficar fit para a primavera? Acha que é altura de começar a ter mais cuidado com a alimentação? Pois bem é sempre boa altura para começar e, para darmos uma mãozinha, preparámos 45 dicas simples para recuperar ou manter o peso.

Mais no portal

Moda

Esta mala Parfois é um verdadeiro 'must-have'

E está disponível em duas cores.

Comportamento

10 ferramentas essenciais para qualquer relação funcionar

Saiba como tirar o melhor partido da vida a dois.

Celebridades

Amy Schumer remove o útero e o apêndice devido a endometriose

A atriz partilhou a própria história nas redes sociais.

Celebridades

Ashley Graham está grávida de gémeos

A modelo revelou o sexo dos bebés num vídeo que apanhou os fãs de surpresa.

Lifestyle

Packs anti-experiência: uma forma de ajudar quem precisa

A PAR e FNAC juntaram forças no apoio aos refugiados de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: adquirir um dos packs Anti-Experiência que já estão à venda nas lojas.

Moda

Iris Apfel: a influencer centenária cria coleção para a H&M

Mulher de negócios, um verdadeiro ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, Iris ´uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Moda

A coleção-cápsula que celebra o 'athleisure' como nunca viu antes

Pela mão do designer francês Monsieur Christian Lacroix.

Moda

Intimissimi lança novidades para o outono/ inverno

Conheça as novas peças da marca italiana.

Saúde

Zero comportamentos de risco: ilustradora Clara Não ajuda na sensibilização dos jovens para o VIH

No ZEROVIH.PT os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico.

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.