Disfunção Eréctil: 'Não arranje desculpas'

Portugal, Espanha, França, Itália e Reino Unido são apenas alguns dos 14 países da União Europeia nos quais vai estrear, dia 18 de Maio, a primeira campanha europeia sobre a disfunção eréctil, com o objectivo de corrigir a percepção que a maioria dos homens (e mulheres) tem sobre a DE. O lema é "Não arranje desculpas".

ImagemImagemImagem

O ritmo de vida acelerado e as causas psicológicas são muitas vezes (erradamente) apontados como os culpados pela falta de erecção, não sendo esta encarada como um sintoma de algo. Ao longo dos anos, muitos homens manifestam um ou mais episódios em que são incapazes de ter uma erecção devido a fadiga, álcool ou outros factores, mas quando o distúrbio é frequente e recorrente pode ser sintoma de disfunção eréctil.

Disfunção eréctil é a incapacidade de atingir ou manter uma erecção suficiente para manter uma relação sexual. Estima-se que 40% dos homens acima dos 40 anos experienciem diariamente sintomas de DE e que esta afecte perto de 189 milhões em todo o mundo, tendo uma alta prevalência em Portugal, onde afecta cerca de 500 mil.

Os médicos acreditam que entre 80% e 90% dos casos de disfunção eréctil estão relacionados com situações clínicas, como9 problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, hiperlipidémia (valores elevados de gorduras no sangue, como colesterol e triglicéridos), depressão ou outros factores como lesões neurológicas ou utilização de fármacos (anti-hipertensivos ou anti-depressivos). Os restantes 10% a 20% estão associados a factores psicosociais, como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o stress e o sedentarismo.

Apenas 10% dos 40% dos homens acima dos 40 anos que sofrem com DE recebe tratamento. A maioria dos homens tende a arranjar desculpas para os sintomas e para evitar procurar tratamento e ajuda especializada, acreditando que a sua situação não é tratável e que os médicos não saberão o que fazer. Estão redondamente enganados! 95% dos casos de DE têm tratamento, podendo este passar por fármacos prescritos por profissionais ou aconselhamento/terapia sexual, entre outros.

Antes de recorrer a qualquer tipo de medicamento ou tratamento, os médicos recomendam certas mudanças ao nível do estilo de vida: exercício físico, dieta alimentar para ajudar na redução dos níveis de gordura no sangue, para de fumar, reduzir o consumo de álcool e controlar os níveis de stress e fadiga. Estes passos podem também ser tomados de modo preventivo.

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Relacionados

Beleza

Ejaculação prematura tem solução

Estima-se que possa atingir até 30% dos homens, afecta a auto-estima masculina, a vida íntima e a relação do casal, mas não tem de ser suportada em silêncio.

Beleza

Como dar a volta à idade do seu corpo e ficar mais jovem!

A sua idade cronológica nem sempre corresponde à idade real do seu corpo. Diminua esta última fazendo pequenas mudanças na sua vida, e fique mais jovem.

Saúde

Alerta: as doenças que parecem inofensivas, mas não deve ignorar

No início parecem mazelas sem importância. Por isso habituamo--nos a conviver com elas. Um erro, já que algumas podem ser sintomas de problemas de saúde graves que o médico deve diagnosticar.

Beleza

O que nem ao médico confessa... mas devia!

Por embaraço, esquecimento ou até por pensarmos que não é importante, há sintomas, questões e factos que não colocamos ao médico de família durante a consulta. Conheça alguns e as possíveis consequências para a saúde.

Beleza

Mulheres: o que deve fazer para ficar (e permanecer) saudável e em forma

Sabe quais os alimentos que a ajudam a ter uma alimentação equilibrada, qual a melhor forma de perder peso sem prejudicar o seu organismo ou como prevenir o cancro da mama? Leia o nosso artigo e fique a saber como manter-se saudável… sempre!

Beleza

Menopausa: como passar por ela com qualidade de vida

As mudanças de humor e o fim da menstruação são sinais da chegada da menopausa. Saiba mais sobre a terapêutica hormonal de substituição

Beleza

Quer deixar de fumar?

Siga este plano básico para deixar de vez os cigarros

Beleza

Descubra se está em risco de ter um enfarte

Sabia que os sinais de enfarte são diferentes consoante o sexo? A maioria das mulheres não sabe e é apanhada desprevenida.

Beleza

Você é candidato a um enfarte?

São muitos os factores que podem contribuir para um enfarte do miocárdio. A prevenção ainda é a melhor arma. Cuide do seu coração.

Beleza

Os maiores mistérios da saúde

O nosso corpo está muito bem feito mas às vezes não percebemos qual o objectivo de espirrar, rir ou soluçar. Encontrámos a resposta para estes e muitos outros enigmas.

Beleza

Porque sofremos mais do que os homens?

Saiba porque as mulheres sentem a dor de uma forma mais intensa que os homens, quais os tipos de dor mais frequentes e o que fazer para as minorar.

Beleza

Estamos a ficar menos férteis?

O adiar da maternidade, estilos de vida pouco saudáveis, mas também o que comemos e a poluição que nos rodeia estão a afectar a fertilidade de homens e mulheres. Saiba porquê e como reverter a tendência.

Beleza

Entre 10% e 25% das portuguesas sofre de depressão

O valor, avançado pela Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares(ADEB), representa o dobro de em comparação ao número de homens afectados pela depressão

Beleza

Mulheres mais afectadas pelos riscos do tabaco

O número de fumadoras não pára de aumentar. Mas é um dado comprovado que as mulheres têm mais razões do que os homens para largar o vício

Beleza

Disfunção eréctil: "Vamos resolvê-la a dois!"

Meio milhão de homens portugueses têm dificuldade em manter a erecção. O problema não os afecta apenas a eles: a relação entre o casal pode sair melindrada.Mas nós, mulheres, podemos ser parte da cura.

Beleza

Mantenha-se fértil durante mais tempo

Se sonha ter um filho, mas adia constantemente essa decisão, torna-se necessário adoptar um estilo de vida saudável para que a sua fertilidade não seja afectada.

Beleza

AVC: CONHEÇA OS SINAIS DE ALARME

Estudos provam que é mais comum as mulheres demonstrarem sintomas de acidente vascular cerebral diferentes dos tradicionais. Fique a saber quais são e como detectá-los a tempo.

Beleza

Como viver mais anos com qualidade de vida!

Cortar nas calorias, beber um copo de vinho por dia, cultivar uma boa rede de amizades e encontrar o amor da sua vida podem fazê-la chegar aos 100 anos a vender saúde. Descobrimos o elixir da juventude.

Beleza

Os melhores conselhos de saúde para seguir no dia-a-dia

Consultámos médicos, livros e sites especializados na Internet e escolhemos, as 10 dicas de saúde, muito simples de pôr em prática, que não só vão fazer maravilhas ao seu corpo como também zelam pela sua imagem

Saúde

Mulheres: como estar de boa saúde em qualquer idade

Assim que entramos nos 30, o nosso metabolismo começa a sofrer alterações. O corpo vai-nos dando sinais de aviso e ficamos mais vulneráveis às doenças. Em cada ano que passa podemos detectar e prevenir os riscos para garantir a nossa saúde por mais tempo.

Beleza

Dos 30 aos 60 anos: Faça aqui o check-up da sua saúde

Aos 30, são os problemas com a gravidez. Aos 40, queixam-se os nossos olhos e as costas. Aos 40 temos de nos preocupar com a menopausa e, aos 60, aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Daí ser importante prevenir, de acordo a etapa da vida em que nos encontramos, os problemas de saúde mais comuns.

Beleza

7 em cada 10 portugueses sofrem de dores nas costas

As conclusões de um estudo realizado em Portugal são alarmantes: 72,4 por cento da população portuguesa sofre de dores nas costas, sendo que as principais causas associadas são as hérnias discais, os bicos de papagaio e as escolioses.

Saúde

Na saúde, anda a seguir maus conselhos?

Nem sempre devemos acreditar em tudo o que ouvimos e seguir todos os conselhos que recebemos. Fique a saber que alguns deles não são tão verdadeiros como se pensa

Saúde

O que faz pior à saúde?

Será que os cigarros que fumamos e as bebidas alcoólicas que bebemos ocasionalmente nas saídas à noite são assim tão inofensivos? Descubra a verdade nua e crua destes e outros factos, e como optar pelo mais saudável

Beleza

Mais de metade dos portugueses tem peso a mais

Os dados mais recentes revelam uma situação alarmante no nosso país.

Saúde

Mitos e verdades sobre a saúde

Lavar os cabelos todos os dias provoca a sua queda? Comer massa, arroz ou pão à noite engorda mais? Escolhemos algumas das questões mais pertinentes para acabar de vez com as suas dúvidas.

Beleza

Um terço dos portugueses em risco

Os números SÃO alarmantes: 34,9% dos portugueses têm já a doença diagnosticada ou está em risco de a desenvolver.

Saúde

18 Perguntas que as mulheres não fazem ao médico, mas deviam!

Pedimos a algumas mulheres que nos dissessem quais as perguntas de saúde que sempre quiseram fazer aos seus médicos. Veja as 18 mais mencionadas e a resposta do médico especialista

Beleza

Portugueses já sabem mais sobre hipertensão

Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) avaliou os nossos reais conhecimentos sobre esta doença da civilização

Beleza

A obesidade está no cérebro?

Nova pesquisa demonstra que os genes que predispõem à obesidade actuam no cérebro

Lifestyle

Maridos em perigo

O coração do seu parceiro não está apenas nas suas mãos.

Beleza

Como evitar a hipertensão

Calcula-se que entre 25 e 30% da população portuguesa sofra de hipertensão. A 17 de Maio, Dia Mundial da Hipertensão,, vale a pena lembrar mais uma vez que a prevenção é a melhor arma.

Mais no portal

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.