Toda a verdade sobre dietas que fizeram fama... e que não resultam!

Dieta do ananás

Como o nome indica, consiste em comer ananás e mais ananás. Se conseguir resistir às aftas e à azia, já que esta é uma fruta bastante ácida, pode até perder alguns quilos nos primeiros dias. Mas pode ter a certeza que volta a recuperá-los todos. A dieta de Beverly Hills é semelhante a esta, com a diferença que se come também melancia e papaia. A ideia é de que os enzimas destas frutas queimam a gordura.

Porque não funciona: É irrealista acreditar que alguém pode passar muito tempo a comer uma única coisa. Algumas pessoas que fazem esta dieta perdem muito peso porque libertam muita água pela urina, Provoca carências de vitaminas A, D, E e K e pode provocar desnutrição por falta de proteínas. Para além disso a saúde do seu estômago e boca vai com certeza ressentir-se.

Todas estas frutas implicadas (ananás, melancia, manga), consumidas isoladamente, provocam uma subida rápida e repetida dos níveis de glicose sanguínea, o que sabemos que vai provocar um aumento do stress oxidativo – responsável pelo aparecimento do envelhecimento precoce e de doenças degenerativas.

Dieta da sopa

Consiste em comer todos os dias e a todas as horas sops de legumes sem batata.

Porque não funciona: É muito aborrecido e deprimente não comer mais nada para além de sopa. Ao fim de três dias já não conseguirá sequer olhar para o prato. Os legumes são ricos em vitaminas e minerais, mas estes micronutrientes não actuam de modo correcto quando se encontram isolados.

Dieta do tipo sanguíneo

Baseia-se no livro do americano Peter Adamo ‘A Dieta do Tipo Sanguíneo’. O que pode comer está directamente relacionado com o seu tipo sanguíneo; A, O, AB ou B.

Frutos do mar e espinafres para indivíduos com sangue tipo O, legumes e verduras para o tipo A, carne para o tipo B, leite para o tipo AB.

Porque não funciona: Os endocrinologistas e nutricionistas consideram que nenhuma dieta se deve basear no tipo sanguíneo porque não há ligação científica entre o tipo de sangue e a redução de tecido adiposo. O que deve ser determinante são outras características, como o estilo de vida e os hábitos alimentares.

Dieta da Lua

No dia da mudança de Lua é preciso ficar 24 horas sem comer nada sólido. Só é permitido beber líquidos e comer sopa.

Porque não funciona: Ninguém consegue perder peso a beber líquidos apenas um dia de vez em quando. E atenção, porque se os líquidos em questão forem batidos de leite com frutas ou chocolate e a sopa tiver muita batata, farinha ou queijo, corre até o risco de engordar…

Dieta do Biótipo

Baseia-se na teoria de que todas as doenças podem ser tratadas através da alimentação. É um regime que mistura biotipologia e princípios da medicina oriental. Diz que cada pessoa é regida por um órgão vital: pulmões, rins, fígado ou coração. Para descobrir o tipo físico responde-se a um questionário sobre hábitos e comportamentos. Promete que o emagrecimento se dará sem flacidez.

Porque não funciona: A teoria dos órgãos vitais não tem nenhuma base científica e só o exercício físico continuado poderá evitar a flacidez. No entanto, tem a seu favor o facto de se basear em princípios alimentares saudáveis, aconselhando a ingestão de fibras e alimentos riscos em vitaminas e minerais e o evitar de excessos de gordura, sal e alimentos fermentados e industrializados.

Dieta do Dr. Atkins

Um cardiologista americano vendeu milhares de cópias de um livro ‘Dr. Atkins New Diet Revolution’, onde diz que para perder peso basta comer apenas proteína e gordura. Ou seja, pode comer-se muita quantidade de carne, ovos, queijo e manteiga, mas nada de hidratos de carbono, como arroz, massa, pão ou doces.

Porque não funciona: Imagine que pode comer toda a manteiga que quiser mas nada de pão… E que vai passar meses a comer só bacon e costoletas. Quando voltar a comer da maneira normal, engordará outra vez. Para além disso, o organismo irá começar a ressentir a falta de outros nutrientes e pode registar-se aumento do colesterol, mau hálito, prisão de ventre e problemas renais devido ao excesso de proteínas.

Dieta das combinações

O segredo está em dar preferência a certas combinações, evitando outras. Hidratos de carbono e proteínas nunca devem ser ingeridos juntos. Por exemplo ao almoço come só carne e ao jantar só arroz. A dieta também exige que as frutas sejam comidas sozinhas, de estômago vazio. Estão proibidos o açúcar, a farinha, as batatas, café e álcool.

Porque não funciona: Não existe uma combinação de alimentos que evite a formação de gordura nem está provado cientificamente de que comer certas combinações altere o funcionamento do metabolismo.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Perder peso: os 7 maiores entraves

É fatal: decide finalmente acabar com aqueles quilos a mais. Mas de repente, parece haver uma quantidade de gente apostada em desviá-la da ‘virtude dietética'! Como resistir aos piores inimigos da nossa dieta?

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

No Verão: proteja-se contra as doenças de origem alimentar

Na sua maioria, os alimentos contêm bactérias e se não forem conservados nas condições adequadas, os microrganismos podem proliferar e originar infecções e intoxicações alimentares.

Beleza

Peixe: um amigo de todos os dias!

Rico em aromas, o peixe contém muitas proteínas, que funcionam como tijolos que edificam o corpo, intervindo nos processos de crescimento e reparação do organismo

Beleza

Guia do Bio: Dicas para comprar bem

Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

Beleza

Salada: a armadilha do Verão

Os inimigos da sua dieta não são só as batatas fritas e os cachorros quentes, algumas saladas, aparentemente leves, escondem uma bomba de calorias.

Beleza

Vegetarianismo: vantagens e perigos deste regime

Muitas vezes a redução do consumo de carne é o ponto de partida para a descoberta de outros sabores. A riqueza nutritiva dos pratos vegetarianos, as suas cores, texturas e aromas, são alguns dos motivos que atraem cada vez mais adeptos. Mas existem outras vantagens para quem escolhe este tipo de dieta e faz disso uma opção de vida.

Beleza

Pão: feito em casa ou comprado no supermercado?

Por moda ou por uma questão de saúde, a verdade é que nos últimos tempos temos assistido a um número crescente de pessoas que opta por fazer o seu próprio pão em casa. Enquanto que algumas queixam-se de que o pão actualmente à venda está demasiado industrializado, outras falam na "crise" para justificar o porquê de fazer o pão em casa. Na verdade, confeccionar o pão em casa tem algumas vantagens, mas exige também alguns cuidados.

Beleza

Alimentação macrobiótica - prós e os contras

Saiba os cuidados a ter para adoptar uma alimentação macrobiótica

Beleza

Alternativas saudáveis para o seu almoço

O tempo é pouco e torna-se difícil comer de forma equilibrada durante a semana. Mas mesmo assim é possível fazer as opções certas para a nossa saúde.

Beleza

Coma gelados… sem engordar

Se fugia a esta doce tentação com medo de perder a linha, eis as boas notícias: os gelados, além de deliciosos, podem fazer parte da sua alimentação diária sem que ganhe um grama a mais.

Beleza

Perca peso em dois meses

Falta pouco para a praia e todos os excessos do Inverno nos parecem pesar no corpo. Mas ainda está a tempo de salvar a situação, mudando a forma como se alimenta.

Beleza

Qual a melhor gordura para o coração?

No mês do coração, uma especialista na área da nutrição explica qual é a gordura que é mais saudável e que deve ser usada na nossa alimentação.

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Beleza

Como deve alimentar-se na gravidez

É comum a mulher grávida sentir desejos por certos alimentos, mas há que ter bom senso para não cometer excessos e conseguir manter o peso certo durante os nove meses

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

Novas evidências de protecção cardiovascular

Descubra os seis alimentos que ajudam a proteger o seu coração e saiba por que a sua acção vai além da redução do colesterol

Mais no portal

Lifestyle

Sem gordura ou lactose e com 25g de proteína: eis as novidades Mimosa

A marca renovou a gama Proteína. Conheça as novidades!

Beleza

5 dicas para prevenir o acne na idade adulta

Não deixe que as borbulhas se tornem um problema.

Celebridades

Quatro meses após ser pai, Jason Derulo separa-se da namorada

O artista estaria numa relação com Jena Frumes desde março de 2020.

Saúde

Estes alimentos são ricos em vitamina C

Inclua-os na sua dieta.

Saúde

Covid-19: o que muda a partir de 1 de outubro?

Conheça as novas medidas.

Moda

Natura lança coleção de outono/ inverno

Fique a par das novidades.

Comportamento

Homens têm 16% mais tendência que as mulheres a achar a traição aceitável

Revela um estudo da BBC.

Lifestyle

Quando a paixão pela cozinha e pela preservação do meio ambiente se unem... isto é o que acontece

Conheça a história por detrás da IBAU!

Moda

As 12 peças de vestuário Parfois que vai querer usar este outono

Desde coletes a casacos.

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

Moda

Carolina Patrocínio mostra as peças da nova Puma Studio Collection

Peças pensadas para total liberdade de movimentos e que podem ser conjugadas entre si.

Moda

Ponchos em burel: tradição e design de mãos dadas para este outono

Os ponchos (165€) reavivam padrões clássicos com cores esbatidas, tons terra e outros mais coloridos para animar os dias mais cinzentos.