Como proteger a pele do rosto da neve

A noção de que é preciso proteger a pele do frio e dos raios solares reflectidos pela neve é quase instintiva. Mas não basta levar simplesmente o seu hidratante do costume, pôr uns óculos escuros e achar que chega, porque isso não é suficiente. Qual é então a melhor estratégia de defesa? Comecemos pela temperatura ambiente. Entre a sua preciosa pele e o frio glaciar da montanha – ou o calor atabafado do interior do hotel – existe apenas uma finíssima substância chamada filme hidrolipídico. Trata-se de uma emulsão de óleo, sebo e outras substâncias gordas fabricada pela própria pele para se proteger. Este filme é poderoso na sua capacidade isoladora, evitando a entrada de bactérias e micróbios que rondam à nossa volta, ao mesmo tempo que evita a evaporação excessiva da água e mantém a pele confortável e macia. Mas é também extremamente frágil: um ambiente mais seco, muito frio ou excessivamente quente, um vento forte, uma alteração de pH, bastam para o alterar. Quando isso acontece, a pele fica exposta, irrita-se, inflama-se, descama e repuxa. Uma pele saudável, bonita e jovem depende muito do estado do filme hidrolipídico e este deve ser protegido a todo o custo – o que não é tarefa fácil numa estância de esqui. Mas é possível desde que, tal como adaptamos a nossa roupa às condições atmosféricas, façamos o mesmo com os produtos de beleza que usamos. Se usa sabonete para lavar o rosto, troque-o agora por uma barra de limpeza sem sabão (os chamados ‘syndets’ de venda em farmácia). Substitua a espuma desmaquilhante por um leite ou creme desmaquilhante da mesma linha que não seja preciso retirar com água e opte por um creme ligeiramente mais rico do que aquele que usa habitualmente. Se a sua pele é sensível, nesta altura, mais do que nunca, é importante usar apenas produtos formulados para este tipo de pele e sem perfume.





PROTEGER DE DIA, HIDRATAR À NOITE

Se já lhe rebentou uma garrafa de água dentro do congelador, pode ter uma boa ideia do que acontece à água que está à superfície da pele em temperaturas negativas. É por isso que a pele arde e queima quando faz muito frio: nem há filme hidrolipídico que lhe valha! Pela mesma razão se percebe que, durante o dia nas montanhas, o ideal não é hidratar mas sim isolar com um creme mais gordo e oclusivo (os clássicos Creme Gordo Barral, Nivea da latinha azul ou mesmo vaselina são perfeitos para o efeito). Deixe a hidratação pura e simples para a noite, quando a pele vai precisar de toda a água que lhe derem para resistir ao clima superaquecido do quarto e da sala com lareira. Muito importante: limpar a pele antes de a hidratar, usando um produto suave como a água desmaquilhante isotónica Isotéliale Noviderm, dos Laboratórios Expanscience, 9. Durante o dia a protecção passa também pela defesa contra os raios solares, que, com a altitude, se tornam ainda mais ferozes. Uma alta protecção (falamos de IP30, pelo menos) é indispensável para não voltar de férias bronzeada ‘à esquiador’, com o contorno dos olhos branco e o rosto pergaminhado. Se possível, opte por um protector especial para desportistas e resistente à água, para não se diluir no caso de uma queda com o rosto no neve.





PARA EVITAR QUEIMADURAS SOLARES…
… traga sempre consigo, e reaplique de hora a hora, um bom protector solar. O Stick Protecção Extrema Zonas Sensíveis Capital Soleil da Vichy, 10,35, é perfeito, porque é prático de levar no bolso do blusão, não fica excessivamente gorduroso, é fácil de aplicar e verdadeiramente eficaz a proteger tanto dos UVB como dos UVA.





PARA TODA A FAMÍLIA…
… um creme-bálsamo ultra-rico mas nada gorduroso, que pode ser usado tanto no corpo como no rosto: Confort Balm, da gama Fórmula Norueguesa de Neutrogena, 8,06. Perfeito após o banho e no regresso das pistas, quando a diferença de temperatura do exterior para o interior super-aquecido deixa a pele afogueada.





PARA ACORDAR COM BOM OLHOS…
… depois de ter passado o dia a franzi-los sob a luminosidade intensa da montanha, aplique antes de dormir o Creme em Neve Relaxante para os Olhos de KenzoKi, 45. O nome tem tudo a ver com o cenário e pode ser usado também como máscara: deixe 5 minutos e retire o excesso com um lenço de papel.





PARA ENFRENTAR O FRIO EXTERIOR…
… um creme-edredão à base de mel de pinheiro, óleos de frutos silvestres e manteiga de manga: Crème Visage Ultra-Réconfortante da gama Rêve de Miel de Nuxe, 35. Para esquiar ou fazer snowboard opte pelo Baume dês Familles da mesma gama, 35,87, um verdadeiro escudo antifrio.





SE A PELE É SECA E INTOLERANTE…
… os produtos Eucerin, testados dermatológica e clinicamente em pele doente, são uma aposta segura: durante o dia proteja com o Creme Intensivo, 9,50, completado com o ecrã solar Creme Ultra FPS50Plus, 16,80; à noite repare com o Creme Facial 5% Ureia, 17,20.



Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Todos os segredos para perder 10 anos em 10 minutos

A beleza não tem idade, como demonstra a maquilhadora Bobbi Brown no seu novo livro dedicado às mulheres maduras. Dele lhe revelamos, em exclusivo, um passo-a-passo espectacular... e inspirador.

Beleza

O segredo para ter um sorriso de estrela

São loiras ou morenas, mais novas ou mais velhas. Mas se olharmos bem para as estrelas de Hollywood reparamos que todas elas têm qualquer coisa em comum: dentes perfeitos.

Beleza

Creme de rosto e creme de contorno dos olhos: porque usar dois em vez de um?

É mesmo um mito ou existem características diferentes entre o creme que usamos no rosto e aquele que aplicamos no contorno dos olhos?

Beleza

Afinal, o que distingue um creme de dia de um de noite?

Será mesmo assim tão importante para a beleza da nossa pele usarmos cremes diferentes de acordo com a fase do dia?

Beleza

Injecções de Botox e injecções de preenchimento: qual a diferença?

Como funciona o botox e o que o distingue das injecões de preenchimento.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.