
O cabelo seco é áspero ao tacto, tem um aspecto sem vida e sem brilho e pode ser consequência de factores internos e externos. No primeiro caso, a "culpa" recai sobre as glândulas sebáceas, que não produzem o sebo suficiente para proteger o couro cabeludo e os fios.
As agressões externas podem partir do uso excessivo do secador, do abuso de permanentes e tintas, do sol, do vento, da poluição, dos baixos níveis de humidade do ar e até da água da região onde vive, que pode ter excesso de calcário.
O primeiro passo a dar para tratar o cabelo seco é a escolha do champô e máscara correctos para o problema em causa. A escovagem regular das fibras (com uma escova de cerdas naturais) para activar a circulação é outro aspecto a não esquecer. E claro que uma dieta rica em proteínas e vitaminas do complexo B também ajuda para que possa vir a ter um cabelo saudável e bonito.
Franck Provost recomenda
O champô da linha Expert Réparation, com uma fórmula rica em ceramida reconstrutora é ideal para o tratamento dos cabelos secos. A máscara reforça a acção reparadora do champô, fortificando as fibras capilares.
Franck Provost aconselha
Sob a acção das agressões exteriores, os cabelos perdem uma parte dos seus constituintes, entre eles a ceramida. Por isso é fundamental repor este lípido nas fibras capilares. Reconhecida por proteger e reparar os fios de cabelo, a ceramida proporciona-lhes também suavidade e brilho.