Como reduzir a gordura na sua alimentação

Quantas vezes tem amigos em casa para jantar e percebe que faz sempre as mesmas receitas? Ou, mesmo no dia-a-dia, sente que come mais do mesmo? É possível inovar! Existem alimentos pouco usados na nossa cozinha e que são uma panóplia de novas sensações para o paladar. Assim, ao mesmo tempo que experimenta novos sabores, concilia as suas propriedades nutritivas e benéficas.



Os vegetais e as frutas permitem combinações ricas em vitaminas e sais minerais, fundamentais para o bem-estar e apelativas para os sentidos. As tradicionais saladas já o cansam? Experimente substituir a alface por folhas de endívia. Dona de um sabor amargo, tem o dobro da fibra das alfaces normais. Uma ou duas endívias garantem-lhe cerca de 20% da quantidade diária recomendada de ácido fólico, e é dos hortofrutícolas mais rico em ferro e caroteno. Misture com pedaços de beterraba, uma raiz tuberosa rica em vitamina C, potássio, sódio e magnésio, que é eficaz no combate à anemia, ajudando à absorção do ferro. Por ser rica em açúcar, a beterraba combina bem com a endívia, proporcionando-lhe uma experiência agridoce.



Se quiser pode substituir a beterraba por tomate, rico em licopeno, um poderoso antioxidante. Remate com umas gotas de óleo de girassol. E porquê? Porque os óleos vegetais fazem a ligação entre alimentos, facilitando a absorção de substâncias lipossolúveis, como os carotenóides e a vitamina A, nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento do organismo. Por terem um sabor suave, os óleos vegetais permitem ainda que o sabor natural dos alimentos sobressaia.





QUANDO A GORDURA VEGETAL É PRECISA!



Já experimentou juntar fruta e legumes? Misture abacate com aipo. Como o aipo tem uma textura crocante e um alto teor de fibras, permite uma combinação interessante com o abacate, mole e rico em gordura monoinsaturada. Pode também começar a adicionar aipo às suas saladas, conferindo-lhes um sabor picante e um toque sofisticado e colorido. Ou então junte uma fruta colorida, rica em carotenóides, como a ameixa, a meloa ou a manga.



Todas estas combinações requerem a presença de uma gordura vegetal, que ajuda na ligação dos alimentos, conferindo-lhes suavidade e leveza. Ao mesmo tempo, os óleos vegetais fornecem ácidos gordos polinsaturados que o nosso organismo não consegue produzir e são uma fonte extra de vitamina E, potente antioxidante e elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos do sangue. No caso da utilização a frio, para a criação de saladas, temperos e molhos, pode sempre variar entre:



– Óleo alimentar, mistura de óleos que reúne todos os benefícios das gorduras vegetais;



– Óleo de girassol, rico em ácidos gordos essenciais omega-6 (ácido linoleico), vitamina E, e com um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares e do colesterol, melhoria da função vascular e do sistema imunitári

– Óleo de milho, onde abunda a vitamina E, sendo também uma óptima fonte natural de fitoesteróis, que funcionam como redutores de absorção do colesterol e ajudam a controlar os níveis do mau colesterol no sangue.





TEMPEROS MAIS SAUDÁVEIS!



Um outro truque que o vai ajudar a preparar de forma mais rápida e saborosa as suas refeições passa por preparar, atempadamente, uma mistura de óleo vegetal e ervas aromáticas frescas (coentros, salsa, hortelã e manjericão) para temperar carne, peixe ou legumes. É simples: Lave bem as ervas aromáticas e seque-as com papel absorvente. Triture tudo e junte óleo vegetal para ligar os alimentos. O óleo respeita o aroma natural das ervas e evita que oxidem em contacto com o ar. A seguir, coloque num frasco, fechado, no frigorífico. A qualquer momento pode tirá-lo do frio, barrar os alimentos e cozinhá-los no forno, frigideira, wok ou grelhador. No caso da carne, existe um benefício directo quando cozinhada com óleo vegetal, já que se verifica uma troca de gorduras na qual a carne perde uma porção da sua gordura saturada e ganha outra porção da gordura insaturada do óleo, tornando-se assim mais saudável.



Está cansada de cozinhar sempre no mesmo formato? Certamente que já ouviu falar do wok, mas se não tem um pode sempre utilizar uma frigideira antiaderente. Para além de fomentar o uso de ingredientes variados e coloridos, o óleo vegetal é a gordura ideal para não mascarar o sabor natural dos alimentos. Legumes variados salteados como beringela ou courgete, com peixe ou carne, são formas diferentes de trazer mais cor e nutrientes ao seu prato. A quente, as opções variam entre os óleos alimentares, o de amendoim – rico em ácidos gordos monoinsaturados (ácido oleico) e perfeito para altas temperaturas -, e o óleo de girassol.



A Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça que as gorduras devem representar 15 a 30 por cento do total de energia consumida por um adulto, em especial as gorduras vegetais. Insira-as na sua alimentação de forma original e usufrua dos seus benefícios. Atreva-se a experimentar!







Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Prazo de validade dos alimentos: esclareça todas as dúvidas

Faz mal comer um iogurte cujo prazo de validade expirou no dia anterior? Quanto tempo posso guardar a maionese no frigorífico depois de aberta? O chocolate esbranquiçado está estragado? O consultor alimentar Hugo Vieira esclarece estes e outros mistérios.

Beleza

Corpo: como reduzir um tamanho numa semana

Sim, é possível. O segredo está em 'atacar' a retenção de líquidos e acelerar intensivamente o metabolismo através do exercício físico.

Saúde

"Afinal, porque é que ela é magra e eu não?"

Por que razão há pessoas que conseguem manter-se eternamente em forma e a quem nunca parem pesar os quilos a mais? Os especialistas em controlo de peso dão-nos a respostas e saiba que nem tudo tem a ver com genética.

Beleza

Quantas calorias pode consumir por dia?

De acordo com o seu sexo, peso, altura e grau de actividade física, há um número ideal de calorias que deve consumir diariamente. saiba qual é.

Beleza

Reconhece estes hábitos? Cuidado, que arruínam a sua dieta

De nada adianta meter-se em dietas se não controlar alguns maus hábitos e pulsões que atentam contra a sua linha.

Beleza

Probióticos: quando as bactérias são nossas amigas!

É verdade: chamam-se probióticos e está provado que fazem bem à saúde. Mas quais são os produtos onde os pode encontrar?

Beleza

Emagreça sem perder o bom humor

Quando perde peso fica insuportável? Não tem de ser assim. Como as restrições alimentares podem influenciar o humor, veja o que deve comer para perder peso sem deixar de sorrir

Beleza

Para resistir à gripe, tome fruta!

Não é por acaso que a fruta de Inverno tem o tom amarelo, como é o caso da laranja. Porque é na prevenção que devemos investir, aproveite os benefícios da vitamina C, reforce o seu sistema imunitário e minimize os efeitos dos atchin's...

Beleza

Conheça as melhores dietas para desintoxicar o organismo

Fique a par das melhores dietas, massagens, chás e sumos de frutas para libertar o corpo e a mente das toxinas acumuladas e recuperar a boa forma.

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

O que fazer quando a dieta deixa de funcionar

No início, tudo corre bem e emagrece a bom ritmo, mas eis que chega uma altura em que deixa de perder peso. Nesse momento, a última coisa em que deve pensar é em desistir, porque ainda é possível levar o barco a bom porto.

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

De quantas fibras precisa por dia?

Podem não fornecer nutrientes, mas são essenciais à saúde do nosso aparelho digestivo. Motivo mais do que suficiente para não se esquecer delas na sua dieta alimentar.

Beleza

45 Ideias anti-quilos

Está preocupada com os quilinhos a mais? Quer ficar fit para a primavera? Acha que é altura de começar a ter mais cuidado com a alimentação? Pois bem é sempre boa altura para começar e, para darmos uma mãozinha, preparámos 45 dicas simples para recuperar ou manter o peso.

Beleza

Perca peso enquanto cozinha

Fique a conhecer as dicas da nutricionista para fazer refeições saborosas, saudáveis e pouco calóricas nesta estação.

Beleza

Truques super úteis para fazer dieta!

Há pequenos truques que ajudam a emagrecer e não implicam abdicar de comer. Qualquer uma de nós os pode levar a cabo no dia-a-dia sem esforço nem sacrifício. Acabe por isso com as dietas que nunca funcionam.

Mais no portal

Beleza

Outubro Rosa: como cuidar da pele, cabelo e unhas de pacientes oncológicos

Num mês em que se assinala o Mês de Prevenção para o Cancro da Mama, a La Roche-Posay reforça a importância em adequar os cuidados pessoais durante e após os tratamentos oncológicos.

Mulheres Inspiradoras

O novo álbum de Adele é uma verdadeira lição de crescimento pessoal

'30' está prestes a ser lançado e a artista incluiu nele várias fases que enfrentou recentemente, associadas ao divórcio de Simon Konecki.

Lifestyle

Vila do Conde recebe novo Mercadona

Este é o 26º supermercado da cadeia em Portugal.

Celebridades

Kate deslumbra ao apostar numa das maiores tendências da temporada

Veja um dos visuais mais recentes da duquesa de Cambridge.

Saúde

7 cuidados a ter com a nossa higiene íntima

Fique com alguns conselhos que ajudam as mulheres a prevenir o desconforto na zona íntima.

Lifestyle

Já é possivel encomendar de vários restaurantes e só pagar uma taxa de entrega

Conciliar gostos diferentes tornou-se de repente muito mais fácil.

Diz Quem Sabe

Intolerâncias alimentares e novos estilos de vida

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Andreia Monteiro, médica especialista em imuno-hemoterapia, medicina antienvelhecimento e estética.

Lifestyle

Sugestões assustadoras para celebrar o Halloween

Temos de celebrar à altura, certo?

Moda

Tipia: a coleção de acessórios com letras que lembram as antigas Iluminuras

De assinatura Inês Telles.

Moda

Cachecóis Maxi: a aposta da Parfois para o inverno

Conheça algumas sugestões da marca.

Saúde

Devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Entenda qual a prática mais benéfica.

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.