mulher

Thinkstock

Antioxidantes é uma palavra que já entrou no nosso vocabulário  leigo do dia a dia, tanto em matéria de alimentação como de cosmética, e todos temos uma noção de como são importantes para nós. Mas as provas da sua importância são relativamente recentes, reveladas em grande parte por um estudo científico independente sem precedentes, o SU.VI.MAX, realizado em França entre 1997 e 2004, para avaliar os efeitos dos suplementos de vitaminas e minerais antioxidantes na saúde de 13 mil homens e mulheres. Foi a partir dos resultados deste estudo que surgiu a recomendação de comer diariamente cinco porções de frutos e vegetais, por exemplo.

A Estée Lauder foi a única marca de cosmética convidada a colaborar com os cientistas do estudo e, em resultado  dessa colaboração, a primeira a provar que a aplicação tópica de antioxidantes  e vitaminas é benéfica para a proteção da pele. Esses conhecimentos dariam mais tarde origem ao lançamento do creme de dia DayWear, pioneiro na utilização de antioxidantes para prevenir os sinais de envelhecimento prematuro causados pelo meio ambiente.

No momento em que a marca lança uma versão atualizada deste creme de dia mítico, conversámos com Nadine Pernodet, diretora de pesquisa  e desenvolvimento de biologia da pele dos laboratórios Estée Lauder e ‘orquestradora’ desta renovação, para saber até que ponto os antioxidantes são realmente importantes para a nossa pele.

Quais são os principais agressores da pele na vida diária?

Até agora identificámos cinco geradores principais de radicais livres que atacam a pele o dia todo, acelerando a taxa de envelhecimento prematuro: exposição aos UV, poluição, fumo, irritação e o próprio metabolismo.

Qual é a ação de cada um deles?

Todos produzem radicais livres que causam danos oxidativos diretos nos lípidos, proteínas e ADN das células. É assim que aceleram o processo de envelhecimento. Além disso, os radicais livres relacionados com o metabolismo são produzidos dentro da própria pele, dentro das células, e causam bastantes danos se não forem rapidamente neutralizados porque atacam as mitocôndrias, que são as ‘centrais’ onde as células geram toda a energia para as suas atividades, como a produção de proteínas, por exemplo. 

E essas consequências são iguais em todas as idades?

Estamos expostos a estes agressores diários ao longo de toda a nossa vida. Infelizmente, à medida que vamos envelhecendo as defesas naturais que temos para neutralizar os seus efeitos negativos vão enfraquecendo, e à medida que vão enfraquecendo os danos visíveis aumentam. É por isso que é preciso contra-atacar o mais cedo possível.

A cosmética pode corrigir totalmente os danos ambientais na pele?

Ainda não completamente e é por isso que é tão importante começar a proteger a pele ainda na juventude.

Como?

Para além da proteção anti-UV de largo espetro, uma proteção antioxidante consistente, diária, desde muito cedo, é uma das melhores coisas que se podem fazer para garantir que a pele se mantém saudável e com um aspeto jovem. Também é muito importante manter a pele bem hidratada, para conservar a sua função barreira que por seu lado ajudará a proteger a pele do meio ambiente. As nossas novas fórmulas do DayWear foram especialmente formuladas para reciclar e regenerar a capacidade antioxidante com o nosso supercomplexo antioxidante, que combinámos com um complexo avançado de hidratação e um protetor solar de largo espetro. Conseguimos assim garantir uma proteção contínua ao longo do dia, complementando os recursos antioxidantes naturais da pele e garantindo uma hidratação otimizada.

Quais são os gestos e a rotina de cuidados da pele mais importantes para a proteger e manter saudável?

Para começar, mantenha a pele limpa! É importante usar um desmaquilhante muito suave, para evitar qualquer possível irritação e disrupção da barreira hidrolipídica natural que protege a pele. Em segundo lugar, use um produto que garanta uma proteção anti-UV avançada e de largo espetro, uma forte hidratação e uma proteção antioxidante diária, como a nova fórmula do DayWear. E, finalmente, todas as mulheres precisam de um bom produto reparador à noite, como o nosso Advanced Night Repair Synchronized Recovery Complex, para ajudar a reparar os danos visíveis acumulados ao longo do dia e preparar a pele para enfrentar o dia seguinte. Dessa forma, o aspeto jovem da pele será preservado durante mais tempo!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal