Vitamina D: o poder do sol

Na ânsia, aliás justificada, de nos protegermos do cancro da pele e do envelhecimento precoce, esquecemo-nos muitas vezes de que o nosso corpo precisa de sol para fabricar uma substância sem a qual não conseguiríamos manter-nos de pé: a vitamina D.

Simultaneamente vitamina (porque ajuda o organismo a absorver e fixar o cálcio) e hormona (porque é produzida pelo corpo como resposta à exposição solar), ela é sintetizada no interior da pele a partir de um derivado de colesterol, por ação direta dos raios UVB.

Podemos obtê-la também através da alimentação (mas tirando os peixes gordos e o famoso óleo de fígado de bacalhau, não há muitos alimentos que a contenham) ou em suplementos vitamínicos. Mas idealmente dois terços da nossa dose diária desta vitamina deveria ser fabricada pelo próprio corpo. Com a sua capacidade de transportar o cálcio até onde ele é preciso, ela é fundamental para manter os ossos saudáveis, evitar o raquitismo nas crianças e ajudar a prevenir a osteoporose e artrite. Mas esse não é o seu único papel.

As investigações mais recentes indiciam que a deficiência nesta vitamina pode aumentar o risco, não só de problemas ósseos, mas também de doenças cardíacas e infecciosas, diabetes de tipo 1, alguns cancros, esclerose múltipla e até a gripe. Hoje sabe-se que todos os órgãos do nosso corpo têm recetores de vitamina D – o que leva a crer que ela é necessária em todo o lado.

Sendo gerada pelo sol, seria de imaginar que a temos com fartura, mas não: atualmente andamos menos expostos ao sol, quando nos expomos usamos protetores solares que bloqueiam grande parte dos UVB, e o sol não incide com força suficiente nas latitudes a norte do Equador, sobretudo de Outubro a Abril, o que faz com que sete em cada dez europeus tenham falta de vitamina D. E os portugueses não são exceção. Mas o remédio é simples: basta expor os braços e pernas ao sol, sem protetor, durante 15 minutos por dia (mas, atenção, só 15 minutos, o resto do tempo deve continuar a proteger-se com um SPF adequado ao seu fotótipo! Não vá arranjar um problema para resolver outro!). Aproveite o verão para fazer o pleno desta vitamina. E quando chegar o outono, pode seguir o conselho do Dr. Oz e recorrer a um suplemento de vitamina D3 (a forma mais parecida com a que o nosso corpo fabrica) na dose diária de 400 UI até aos 60 anos e 600 UI a partir dessa idade.

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