Controle os níveis do colesterol

A palavra ‘colesterol’ já faz parte do vocabulário da maioria das pessoas e quase sempre com uma conotação negativa. O colesterol é assim como o monstro das bolachas, pronto a atacar os mais incautos a qualquer momento. Quando menos espera, lá vem ele no inocente bolo de arroz ao pequeno-almoço, na torrada do lanche ou na ingénua omeleta do jantar, um autêntico cavalo de Tróia encarregue de levar a substância ‘maléfica’ para dentro do seu organismo. Mas, como em quase tudo, há o outro lado da história. O colesterol não é só prejudicial, na verdade é mesmo essencial a algumas funções do corpo.

O QUE É?
O colesterol é uma gordura produzida pelo organismo, sobretudo pelo fígado, e que é essencial na produção de hormonas, de vitamina D e dos ácidos biliares. É também um componente das membranas celulares e basicamente está presente em todas as partes do corpo: cérebro, sistema nervoso, músculos, fígado, intestinos, coração, esqueleto. O próprio organismo produz a maior parte do colesterol de que necessita e a alimentação diária aporta o resto.

O BOM E O MAU DA FITA
Já conhecemos os benefícios do colesterol, mas, à semelhança do Dr. Jeckyll e de Mr. Hyde, existe um lado negro. É que, tal como outras gorduras, ele não se dissolve no sangue e tem de ser transportado pelas lipoproteínas.
Há dois tipos de lipoproteínas: as de alta densidade (HDL) e as de baixa densidade (LDL). As primeiras afastam o colesterol das artérias e enviam-no para o fígado, onde é eliminado do organismo este é o ‘bom colesterol’-, as segundas entopem-nas, contribuindo para o aparecimento de placas de gordura, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares o ‘mau colesterol’.
É por isso que actualmente a maioria dos cardiologistas manda analisar não apenas os valores totais de colesterol mas a relação entre os níveis de HDL e de LDL. O importante é baixar os níveis do ‘mau colesterol’.
Nas sociedades industrializadas modernas, com a alimentação cada vez mais processada, os problemas de saúde associados ao colesterol tendem naturalmente a aumentar. Mas não é assim tão difícil mantê-lo à distância. Planeie uma estratégia de combate e derrote o monstro.

ESTRATÉGIAS DE COMBATE
Para começar, reduza o consumo de produtos animais. Carne, gema de ovo, lacticínios, vísceras, ‘comida de plástico’ e marisco são os alimentos com mais colesterol. Depois, aumente a ingestão de alimentos de origem vegetal, como cereais integrais e vegetais. Pequenas quantidades de peixe e azeite também ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom e a baixar os níveis do mau.
No total da dieta, as gorduras não deverão ultrapassar 30% a 45% da dose diária de calorias. Substitua algumas gorduras saturadas (toucinho, óleos alimentares hidrogenados, lacticínios gordos e gelados) por gorduras insaturadas (azeite, abacate). As primeiras deverão representar menos de 7% do total de calorias ingeridas diariamente. Além de melhorar a alimentação, reduzir o excesso de peso e fazer exercício físico regular são factores que ajudam a manter o colesterol baixo.

FACTOS E NÚMEROS
Cerca de 60% dos portugueses a partir dos 18 anos apresentam níveis de colesterol elevados. Nas mulheres, a menopausa costuma gerar um aumento dos níveis do mau colesterol. Os genes podem determinar a quantidade de colesterol produzida pelo organismo. A tendência para o colesterol alto pode ser uma ‘herança’ de família.
Valores normais de colesterol devem situar-se abaixo de 190 mg por decilitro de sangue, segundo directivas da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose. Acima de 240 mg/dl o risco de contrair doenças cardiovasculares é bastante elevado.
O tabagismo, o sedentarismo, uma alimentação rica em gorduras animais e a ausência de actividade física potenciam o aumento dos valores do mau colesterol.
Apesar de tanto pessoas magras como gordinhas poderem ter níveis elevados de colesterol, o excesso de peso tende a provocar o aumento do mau colesterol. Há vários medicamentos capazes de baixar os níveis do colesterol, mas adoptar um estilo de vida mais saudável é sempre a melhor opção.

CONSULTORIA: DR.ª TERESA GAGO, CLÍNICA GERAL,CLÍNICA DE TODOS OS SANTOS, LISBOA, TEL.: 21 356 57 70.
Tratamentos alternativos A maneira mais natural de combater os níveis de colesterol é através da alimentação, por isso a naturopatia e a fitoterapia são as terapias alternativas mais eficazes.
Há alimentos que pelas suas propriedades são benéficos: a cevada integral, por exemplo, era tradicionalmente utilizada no Oriente para ajudar a dissolver gordura do sangue. Cozinhe-a com arroz integral, use-a em sopas ou em estufados.
O rábano, os nabos e os rabanetes também auxiliam o corpo a eliminar produtos animais e gorduras e é fácil adicioná-los a saladas. O mesmo acontece com a alcachofra e a beringela. Uma receita simples consiste em misturar duas fatias finas de beringela com casca e batê-las com um copo de sumo de laranja. O ómega 3, por sua vez, é um ácido gordo benéfico, presente em peixes gordos, óleos vegetais e nozes. Também pode ingeri-lo sob a forma de suplemento.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Você é candidato a um enfarte?

São muitos os factores que podem contribuir para um enfarte do miocárdio. A prevenção ainda é a melhor arma. Cuide do seu coração.

Lifestyle

Maridos em perigo

O coração do seu parceiro não está apenas nas suas mãos.

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.