De quantas fibras precisa?

Já todos sabemos que tomar um bom pequeno-almoço é um excelente investimento no nosso dia alimentar, além de ser um garante de bom humor e uma vantagem para a saúde! Cereais ou derivados integrais ou pouco refinados, leite ou iogurte e finalmente a fruta são o trio perfeito para que o dia comece da melhor forma possível.

Também sabemos que o tempo é sempre curto quando se quer aproveitar para dormir mais uns minutos. Por consequência, parece também mais fácil sair de casa a correr e comer qualquer coisa já a caminho do emprego. Contudo, fazendo bem as contas, ao tempo e ao custo, talvez esta opção não seja a mais interessante.

Vantagens nutricionais

O pequeno-almoço ideal deve garantir cerca de 20 a 25% da energia e da maioria dos nutrientes do dia alimentar de referência. A forma mais equilibrada de o conseguir é incluir três grupos de alimentos nessa refeição:

Cereais ou derivados integrais ou pouco refinados – 30 g de cereais de pequeno-almoço com cereais integrais ou 40/ 50 g de pão integral ou de mistura. Quando a escolha recai no pão, torna-se necessário acrescentar manteiga, queijo, fiambre ou doce. Atenção às quantidades para não tornar esta opção demasiado calórica e desequilibrada.

Leite ou derivados, por exemplo iogurte não açucarado – 1 copo de leite simples ou 1 iogurte não açucarado; Fruta ou, pontualmente, sumo de fruta, variando em cada dia.

Em casa, torna-se muito mais fácil fazer um pequeno-almoço equilibrado, quer no tipo de alimentos selecionado quer nas quantidades ingeridas. Já fora de casa as tentações são maiores e a probabilidade de fazermos escolhas menos equilibradas aumentam.

Vantagens económicas

Qualquer que seja a opção de pequeno-almoço em casa será inevitavelmente mais económica do que tomada fora de casa. Sem qualquer dificuldade acrescida na escolha dos alimentos é muito fácil tomar um excelente pequeno-almoço por pouco mais de 0.50€. Isto significa que, para uma família de quatro pessoas, o pequeno-almoço em casa custa cerca de 2€, valor que não é obviamente suficiente para um único pequeno-almoço fora de casa. É só fazer as contas, e estas são fáceis de verificar!

 

E as que não têm preço…

Mesmo que estas vantagens não fossem suficientes para convencer os mais incrédulos, apresento-lhe outras razões que explicam por que tomar esta refeição em casa não têm preço! Quer melhor pretexto para começar o dia, do que reunir a família e partilhar as primeiras horas do dia, ajudando a ganhar energias emocionais para os desafios do dia? Ou garantir que o seu filho sai de casa com a energia necessária para ter um bom aproveitamento nas aulas…

Por tudo isto, tomar o pequeno-almoço em casa só tem vantagens: todos ficam a ganhar em saúde, boa disposição, capacidade de trabalho e até no orçamento familiar!

Relacionados

Saúde

10 curas anti-stresse

São todas testadas e comprovadas por mulheres como nós. Algumas preferem cozinhar, outras fazer tricô, ioga, meditação transcendental ou ir para a farra com os amigos. Tudo para espantar o cansaço do copo e da mente.

Beleza

10 alimentos que nos ajudam a perder peso

Claro que o alimento que mais ajuda a emagrecer é aquele que não comemos. Mas aqui ficam alguns aliados na sua luta para perder alguns quilos.

Beleza

Nutrição: "Porque é que eu engordo e ela não?"

O metabolismo é a resposta, a par de um conjunto de factores genéticos e o estilo de vida. Saiba como funciona a nossa fábrica de energia.

Comportamento

Quando o lanche é inimigo das crianças

Ele não come pão… Não gosta de fruta… E nem pensar em leite… Perante esta recusa opta por colocar na lancheira guloseimas, batata fritas, bolachas ou folhados? Pode parecer mais consensual, mas na verdade estas opções são ricas em gorduras saturadas, sal, açúcar, conservantes. Não acha que está na altura de mudar?

Saúde

Pequenos problemas de barriga: como resolvê-los

Muitas crianças sofrem com prisão de ventre, mas com uma alimentação saudável este problema pode ser minorado. A nutricionista Alexandra Bento explica-lhe como.

Mais no portal

Moda

Saiba como usar lenços para atualizar visuais básicos no dia-a-dia

O lenço está a ser usado de formas inesperadas, com styling que adiciona dimensão e desperta fascínio em relação aos "looks".

Comportamento

9 coisas que podemos dizer a alguém que sofre com ansiedade

"Não te preocupes" não faz, definitivamente, parte da lista.

Comportamento

Psicóloga partilha quatro conselhos para lidar com comportamentos manipulativos

De acordo com uma especialista, estes são os passos que devem ser dados quando existem estas atitudes num relacionamento amoroso.

Celebridades

Esta fotografia de Jennifer Lopez está a ser um sucesso nas redes sociais

Uma imagem na qual são retratadas três gerações.

BeYoga

BeYoga: exercícios para desenvolver o foco e a concentração

Dedicar tempo e energia a si própria é sempre um bom investimento para uma vida saudável e equilibrada. Essa é uma das propostas da rubrica BeYoga.

Finanças de A a Z

Educação financeira para crianças: o que os pais devem transmitir aos filhos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z partilha algumas dicas para que a poupança faça parte do dia-a-dia dos mais novos.

Saúde

11 alimentos anti-inflamatórios

Ideais para incluir na sua dieta diária!

Moda

Kylie e Kendall Jenner lançam nova coleção de malas

Em parceria com a Deichmann.

Moda

Estes são os sapatos-tendência desta primavera

Há modelos para todos os gostos!

Beleza

10 ideias de penteados fáceis para experimentar na primavera

As temperaturas mais altas pedem truques acessíveis.

Beleza

Este truque é infalível para aplicar o creme de olhos com delicadeza

Puxar ou esfregar esta pele tão delicada pode acelerar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Beleza

Como manter uma manicure perfeita (e biológica) em casa?

Confira as dicas de uma profissional.