105082353.jpg

Os fitoquimicos ou fitonutrientes são compostos presentes nos alimentos e têm um efeito protector nas células preservando a integridade e saúde das células e do nosso corpo! São representados pela cor de cada alimento. Assim, regra geral, podemos dizer que quanto mais colorido o seu prato for mais saudável será!

Muitos estudo cientificos têm mostrado o efeito dos fitoquimicos, em especial dos polifenois, na prevenção de doenças crónicas, particulamente nas doenças cardiovasculares, nos diabetes e no cancro. Mas também na prevenção do envelhecimento. O principal processo que está na base deste efeito protector é o seu efeito anti-inflamatório.

Um estudo recente mostrou que os fitoquimicos também têm impacto na perda de peso! Neste estudo os individuos que consumiam regularmente fitoquimicos eram mais magros e tinham menos massa gorda. Esta comparação foi feita entre individuos que consumiam diariamente as mesmas calorias. A razão de base é que dietas pobre em fitoquimicos aumentam a inflamação e o stress oxidativo. Esta oxidação e inflamação traduz-se em danos celulares que promovem a acumulação da energia nas células, em forma de gordura, como forma de protecção. Com a presença de fitoquimicos, que são antioxidantes, existe combate à oxidação e inflamação destas celulas e assim menos acumulação de gordura e excesso de peso.

Um exemplo de fitoquimicos são os polifenóis, que são os antioxidantes mais abundantes da nossa alimentação. A ingestão diária de polifenóis pode chegar a ser de 1g/diária. Isto é 10 vezes superior à ingestão máxima de vitamina C e cerca de 100 vezes superior à ingestão de Vitamina E e carotenos. A sua fonte alimentar são as frutas e plantas, e todas as bebidas e produtos que estes dão origem: sumos de fruta, chá, café, vinho tinto, chocolate e cereais.

Não esquecer que a verdadeira chave para a eficácia do poder antioxidante dos fitoquimicos está na variedade!

 

Dicas para uma dieta rica em fitoquimicos

– Coma as 8 a 10 doses de frutas e legumes diárias

– Varie na fruta, e inclua todos os dias: maçã /pêra + frutos vermelhos + citrinos

– Tenha morangos, framboesas ou mirtilos congelados para, de forma prática, os juntar ao iogurte ou ao batido, no lanche ou pequeno-almoço

– Varie nos legumes, e tente fazer pratos com muito encarnado, amarelo e verde!

– Inclua todos os dias pelo menos um destes legumes: bróculos, couve-flôr, couve de bruxelas, espinafres, grelos, agrião.

– Confeccione os pratos com tomate, cebola, alho e especiarias/ervas aromáticas (Cozinha Mediterrânica)

– Beba café com moderação, como fonte de polifenóis

– Faça lanches com frutos secos, oleoginosas e sementes

–  Saboreie diariamente 20g de chocolate preto

– Beba 2 chávenas de chá verde por dia (pode ser descafeinado pois mantem os polifenois)

Mariana Ramos Chaves

www.marianachaves.pt

Marcação de consultas: 91 527 41 14

Facebook

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Mitos dos truques e dietas mágicas

Todos já ouviram falar sobre alguns pequenos truques e magias que se dizem eficazes na perda de peso rápida. Desconfiem! A Nutrição é uma ciência lógica, de causa-efeito, e o nosso corpo metaboliza e digere os alimentos como uma máquina com livro de instruções, por isso não há espaço para magias.

Beleza

Comece o dia a poupar e a ganhar saúde!

Quantas vezes por semana sai de casa, sem o pequeno-almoço tomado, e entra no café mais próximo para ingerir a primeira refeição da manhã? Tem consciência que esta sua opção é mais calórica e que lhe fica financeiramente mais cara, se comparar com as vezes que toma o pequeno-almoço em casa?

Beleza

4 alimentos que nos ajudam a ficar sem fome durante mais tempo

Existem alimentos que lhe transmitem uma sensação de saciedade rapidamente, mas que cinco depois a deixam cheia de fome, enquanto que outros são seus ‘amigos’. Além de serem igualmente deliciosos, permitem com que a sensação de ‘buraquinho no estômago’ não seja uma constante.

Beleza

Sabe onde foi parar a sua última refeição?

Segundo os cálculos do Dr. M.Jenson, professor de endocrinologia e metabolismo da Clínica Mayo, nos E.U.A., as calorias que ingerimos são distribuídas da seguinte forma...

Beleza

O poder das cerejas

Este é o mês ideal para comer este fruto tão amado pelos portugueses. Por isso aproveite e junte o útil ao agradável: sabor e organismo mais protegido.

Mais no portal

Comportamento

4 formas de salvar o planeta entre quatro paredes

A sustentabilidade chegou ao sexo.

Moda

Parfois: 5 colares perfeitos para o verão

Cor não lhes falta!

Comportamento

Os 10 países mais ecológicos do mundo ficam na Europa - mas Portugal não é um deles

Veja em que posição estamos e o que podemos aprender com as nações que dão o exemplo.

Moda

Conheça cinco marcas de moda que estão a mobilizar-se pelo planeta

O resultado são estas coleções, que aliam estilo a consciência ambiental.

Beleza

As novidades de beleza para um estilo de vida mais sustentável e consciente

Para celebrar o Dia da Terra, assinalado anualmente a 22 de abril.

Lifestyle

O segredo de Vanessa Martins para poupar até 5 litros de água por dia em casa

Um pequeno gesto com grandes repercussões.

Mulheres Inspiradoras

Quatro ambientalistas portuguesas que tem mesmo de conhecer

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Saúde

Grávida? Entenda a importância da gestão da ansiedade e do exercício físico

Uma fase de várias mudanças que exige um grande sentido de adaptação.

Moda

Roupa interior e de banho criada a pensar em mulheres que passaram por uma mastectomia

A Mango estreia-se neste tipo de underwear e swimwear específicos, sendo que todos as lucros da venda desta coleção serão doados à associação teta & teta.

#VozActiva

Madalena Brandão: "Ser mãe é uma aprendizagem constante"

No #VozActiva deste mês, a nossa protagonista de capa fala sobre a jornada que é a maternidade. Uma conversa a não perder!

Nas Bancas

A sua Activa ao alcance de um click

Abril águas mil e aquela preguiça de correr debaixo de chuva até ao quiosque para comprar a Activa mais recente? Não stresse. Basta assinar a ACTIVA digital e tem acesso a tudo, sem se molhar.