9 truques para aprender a comer

Nutrição, alimentação saudável, bem-estar e saúde são hoje palavras frequentes no nosso vocabulário diário. O fácil acesso à informação, através dos meios de comunicação social e da internet, trouxe-nos mais e melhores conhecimentos relativamente a estas temáticas. Como consequência, tornou-nos mais atentos e exigentes quanto à satisfação das nossas preocupações e necessidades.

Paralelamente, verificamos que as doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade, as doenças cardiovasculares, a diabetes mellitus tipo 2 e certos tipos de cancro, estão a aumentar de forma alarmante, assumindo-se atualmente como um problema grave de saúde pública.

Toda esta conjuntura tornou-se num dos grandes impulsionadores das mudanças que têm ocorrido na sociedade. Mas porque não é uma tarefa fácil alterar hábitos alimentares e de vida, muitos dos quais enraizados ao longo dos anos, é importante aliar esforços! É neste contexto que surge o MOVIMENTO HIPER SAUDÁVEL, com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares e de vida nas famílias portuguesas. Para tal são disponibilizadas ferramentas distintas, mas complementares, para incentivar toda a população a adotar os 8 compromissos para uma alimentação e estilo de vida mais saudável:

  1. Tomar o pequeno-almoço todos os dias;
  2. Comer 5 porções de fruta ou legumes por dia;
  3. Não estar mais de 3h30 sem comer;
  4. Ler sempre o rótulo dos produtos comprados;
  5. Fazer exercício físico três vezes por semana;
  6. Manter o organismo sempre hidratado;
  7. Planear as refeições semanalmente
  8. Confecionar alimentos com menos sal, gordura e açúcar.

Sabemos que mobilizar a sociedade é um caminho lento, mas benéfico para todos, daí que esta iniciativa conte com o apoio do Continente e de inúmeras entidades científicas, da área da nutrição e do desporto, que quiseram dar o seu contributo para esta causa.

E como poderá aderir a esta iniciativa inédita em Portugal? Para além do Minuto Hiper Saudável na TV, este Movimento é muito dinâmico nas plataformas digitais, seja através do Youtube, da página da web  e  do Facebook. Aqui poderá partilhar as boas ideias, estar a par das novidades e iniciativas que os portugueses andam a fazer para adotar e cumprir estes compromissos. Além disso, tem sempre disponível uma equipa de especialistas (nutricionistas e fisiologistas do desporto) que o ajudarão a clarificar todas as suas questões. Já fez o seu “like”?

Lembre-se, mesmo que não cumpra todos os compromissos de uma vez, está sempre a tempo de modificar os seus comportamentos. Comece hoje mesmo por fazer uma lista de todos os motivos que o podem levar a alterar os seus “maus” hábitos e estabelecer as metas que pretende alcançar, dividindo-as nestes 8 compromissos essenciais. Sempre que atingir um dos seus objetivos, comemore saudavelmente e partilhe connosco o seu sucesso.

Tenha uma vida Hiper Saudável!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

9 truques para aprender a comer

Ovos estrelados com batatas fritas ou grandes pratadas de esparguete com carne podem ser refeições deliciosas, mas são, sem dúvida desequilibradas. Mas não pense que uma dieta equilibrada equivale a comer só alface e maçãs. Saber comer é uma verdadeira arte.

Beleza

Qual é a hora certa para emagrecer?

Se não consegue perder peso, pode estar a comer os alimentos errados à hora errada. A crononutrição explica que o segredo para emagrecer é ajustar a alimentação com o seu biorritmo diário.

Beleza

Controle o apetite e evite os quilos a mais

Muitas vezes, a fome não é um sintoma físico. Os alimentos também servem de consolo emocional em alturas de solidão, stresse e tédio. Compreenda os mecanismos que comandam o seu apetite e controle o seu peso.

Beleza

Sabe o que lhe causa mais stresse?

Fomos saber o que é que nos deixa à beira de um ataque de nervos e descobrimos seis grandes 'culpados'. Aprenda a lidar com algumas das situações mais stressantes.

Beleza

Alimentação macrobiótica - prós e os contras

Saiba os cuidados a ter para adoptar uma alimentação macrobiótica

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.