112094286.jpg

Nem sempre as dietas nos fazem perder peso, o que significa que podem existir outros factores que devem ser detetados e resolvidos. Só depois se deve recorrer a dietas que, porém, é importante que sejam sempre nutricionalmente equilibradas e prescritas por nutricionistas.

Veja quais são os factores que impedem a dieta de dar resultado:

*Doenças endócrinas, “os problemas da glândula tiróide (hipotiroidismo) e da supra-renal condicionar a tendência para a não redução de peso”, explica o endocrinologista Mário Rui Mascarenhas Porém, não são responsáveis por uma pessoa ter vinte ou trinta quilos a mais: “por exemplo, quem tem hipotiroidismo pode ter um aumento de peso de um ou dois quilos, não por causa da gordura, mas das substâncias que ficam acumuladas no corpo.” Ambos os problemas têm solução: no caso do hipotiroidismo, passa por medicamentação, enquanto a desregulamentação da supra-renal implica, na maior parte dos casos, uma intervenção cirúrgica.” Por outro lado, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que conduz a uma maior produção de andrógenos pelos ovários, também se revela através de um aumento de peso. São por isso recomendados exames de despistagem antes de iniciar um regime de emagrecimento.

 *Factores de stress: “Aumentam a produção de cortisol que, por sua vez, ajuda a produzir maior quantidade de açúcar, que se pode acumular sob a forma de gordura e ser um factor de contra regulação quanto à perca de peso.” É por isso que, quando se trata de emagrecer uma pessoa tem de ter um estilo de vida relativamente calmo. Mas atenção: “o stress, por si, não nos faz aumentar de peso”, lembra o endocrinologista.

*Factor genético: “Podemos transportar o gene da obesidade, mas se não tivermos uma nutrição rica em calorias e com pouca actividade física, muito provavelmente não se vai revelar”.

*Depressão: No caso de quem tem problemas depressivos, emagrecer é muito mais difícil: “o melhor é tratar primeiros dos problemas psicológicos, deixar passar essa fase e, quando estiver bem, tentar perder peso, mesmo que esteja sob medicamentação. Os factores depressivos são sempre uma barreira porque a pessoa tem um tendência para não abandonar os hábitos e alimentos que a fazem libertar hormonas que lhe dão uma sensação de bem estar.”

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Nutrigenética: a dieta certa está no ADN

Já existem testes genéticos que permitem saber quais os alimentos que melhor metabolizamos. A partir daqui, especialistas prometem traçar a dieta certa para cada pessoa, com resultados muito positivos. Fomos saber como.

Beleza

Mantenha a linha sem dificuldade e com todos os benefícios nutricionais

Sabia que ingerir 1 a 2 porções diárias* de leguminosas é um óptimo método para manter a linha, evitar os sintomas da menopausa e prevenir doenças como o cancro da mama e do cólon?

Beleza

Frutos vermelhos: as razões para os consumir à séria

Os frutos vermelhos são alimentos bastante completos e devem fazer parte de uma dieta equilibrada. Para além dos antioxidantes, os morangos, as framboesas ou mesmo as amoras são essenciais para manter a linha, a juventude e fazem maravilhas com a sua pele!

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

Qual foi o truque para perder peso que melhor funcionou consigo?

Perder peso é, sabemos, um problema bem feminino e todas nós já experimentámos dietas e conselhos de amigas para emagrecer. Partilhe connosco qual foi o melhor truque que funcionou consigo para perder aqueles quilos a mais e pode ser que veja a sua resposta publicada na nossa revista!

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Resiliência: a habilidade que nos permite resistir e reconstruir-nos

Um artigo de opinião assinado pela coach Lúcia Palma sobre a importância da resiliência e como construí-la.

Celebridades

Shia LaBeouf proibiu FKA Twigs de manter contacto visual com outros homens

A cantora relatou alguns momentos "desesperantes" da relação.

#VozActiva

Joana Seixas: "Tenho a certeza de que vou acabar a viver no campo"

Joana Seixas, a protagonista da ACTIVA de fevereiro, abre o coração sobre a relação que tem com a natureza no #VozActiva deste mês.

Celebridades

As histórias de oito celebridades que já foram sem-abrigo

Antes de terem a sua primeira grande oportunidade, estes famosos chegaram a não ter onde viver.

Saúde

Os cuidados a ter com os animais de estimação durante a pandemia

Estas medidas assegurem a saúde e o bem-estar de toda a família neste período de confinamento.

Beleza

Cabelos encaracolados: esta escova está a tornar-se viral

Veja por si mesma.

Comportamento

5 brinquedos sexuais para aproveitar este São Valentim sem limites

Para casais, solteiros, ou simplesmente para deixar um amigo feliz.

Moda

Katie Holmes, Gigi Hadid e Alexa Chung adoram estes sapatos

Estas são apenas algumas das celebridades que estão rendidas a este modelo prático e confortável.

Moda

A tendência denim que vamos ver por todo o lado

Seja para uma sessão de fotografias em casa ou para ir trabalhar, se for o caso, atente nesta nova moda.

Saúde

Afinal, o sushi é ou não saudável?

O enigma resolvido, segundo alguns especialistas.

Comportamento

Afinal o que é uma vida sexual normal?

Especialistas analisaram o assunto e apresentam conclusões.

Diz Quem Sabe

Dicas úteis para um confinamento mais tranquilo com crianças em casa

Aqui ficam algumas sugestões da Dra. Carla Chambel, especialista em imunoalergologia, para tornar este tempo conturbado mais fácil para todos.