112094286.jpg

Nem sempre as dietas nos fazem perder peso, o que significa que podem existir outros factores que devem ser detetados e resolvidos. Só depois se deve recorrer a dietas que, porém, é importante que sejam sempre nutricionalmente equilibradas e prescritas por nutricionistas.

Veja quais são os factores que impedem a dieta de dar resultado:

*Doenças endócrinas, “os problemas da glândula tiróide (hipotiroidismo) e da supra-renal condicionar a tendência para a não redução de peso”, explica o endocrinologista Mário Rui Mascarenhas Porém, não são responsáveis por uma pessoa ter vinte ou trinta quilos a mais: “por exemplo, quem tem hipotiroidismo pode ter um aumento de peso de um ou dois quilos, não por causa da gordura, mas das substâncias que ficam acumuladas no corpo.” Ambos os problemas têm solução: no caso do hipotiroidismo, passa por medicamentação, enquanto a desregulamentação da supra-renal implica, na maior parte dos casos, uma intervenção cirúrgica.” Por outro lado, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que conduz a uma maior produção de andrógenos pelos ovários, também se revela através de um aumento de peso. São por isso recomendados exames de despistagem antes de iniciar um regime de emagrecimento.

 *Factores de stress: “Aumentam a produção de cortisol que, por sua vez, ajuda a produzir maior quantidade de açúcar, que se pode acumular sob a forma de gordura e ser um factor de contra regulação quanto à perca de peso.” É por isso que, quando se trata de emagrecer uma pessoa tem de ter um estilo de vida relativamente calmo. Mas atenção: “o stress, por si, não nos faz aumentar de peso”, lembra o endocrinologista.

*Factor genético: “Podemos transportar o gene da obesidade, mas se não tivermos uma nutrição rica em calorias e com pouca actividade física, muito provavelmente não se vai revelar”.

*Depressão: No caso de quem tem problemas depressivos, emagrecer é muito mais difícil: “o melhor é tratar primeiros dos problemas psicológicos, deixar passar essa fase e, quando estiver bem, tentar perder peso, mesmo que esteja sob medicamentação. Os factores depressivos são sempre uma barreira porque a pessoa tem um tendência para não abandonar os hábitos e alimentos que a fazem libertar hormonas que lhe dão uma sensação de bem estar.”

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Nutrigenética: a dieta certa está no ADN

Já existem testes genéticos que permitem saber quais os alimentos que melhor metabolizamos. A partir daqui, especialistas prometem traçar a dieta certa para cada pessoa, com resultados muito positivos. Fomos saber como.

Beleza

Mantenha a linha sem dificuldade e com todos os benefícios nutricionais

Sabia que ingerir 1 a 2 porções diárias* de leguminosas é um óptimo método para manter a linha, evitar os sintomas da menopausa e prevenir doenças como o cancro da mama e do cólon?

Beleza

Frutos vermelhos: as razões para os consumir à séria

Os frutos vermelhos são alimentos bastante completos e devem fazer parte de uma dieta equilibrada. Para além dos antioxidantes, os morangos, as framboesas ou mesmo as amoras são essenciais para manter a linha, a juventude e fazem maravilhas com a sua pele!

Beleza

Dietas: o que é mito e o que é verdade

Quando se fala em perder peso, toda a gente tem um palpite a dar: ‘o que resulta é comer muita fruta', ‘eu perdi 10 quilos a beber batidos' ou ‘eu nunca janto'. Afinal, devemos seguir alguns destes conselhos?

Beleza

Qual foi o truque para perder peso que melhor funcionou consigo?

Perder peso é, sabemos, um problema bem feminino e todas nós já experimentámos dietas e conselhos de amigas para emagrecer. Partilhe connosco qual foi o melhor truque que funcionou consigo para perder aqueles quilos a mais e pode ser que veja a sua resposta publicada na nossa revista!

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.