FRUTOS SECOS! Podem ser nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, caju, pistacho. Obviamente que terão que ser as versões naturais e sem adição de sal, de preferência com “pele” (entenda-se, a película que se encontra imediatamente à volta do fruto). O grande destaque vai para as Nozes. Sabe-se que a sua “pele” contem 90% dos polifenóis (antioxidante) presentes nestes frutos secos. Os grandes benefícios dos frutos secos são:

  • grande quantidade de Ómega-3, uma gordura essencial com acção anti-inflamatória,
  • grande quantidade de Fibra, que ajuda a manter o trânsito intestinal saudável e aumenta a saciedade
  • grande quantidade de Antioxidantes, dos quais se destaca a noz com uma grande concentração de Vitamina E, com efeito comprovado na prevenção de doenças cardiovasculares, manganês e cobre. Devido as estas propriedades a Noz é referida como um auxiliar na perda de peso.

NOTA: Uma vez que os frutos secos são alimentos muito ricos em gordura, mesmo que esta seja uma gordura de boa qualidade, devem ser consumidos com algum controlo na quantidade pois são alimentos de grande densidade calórica. Assim, a quantidade recomendada para um adulto será entre 4 a 10 metades, dependendo do seu Índice de Massa Corporal e exercício.

CASTANHAS! São muito importantes num prato saudável porque são fonte de hidratos de carbono complexos (40%), principalmente amido, que são de absorção lenta e promovem a saciedade. São chamados os hidratos de carbono saudáveis. A acrescentar ao efeito do amido a fibra está presente numa quantidade razoável aumentando assim ainda mais a saciedade. As castanhas têm também uma quantidade significativa de Vitamina C (cerca de 50mg por 100g de alimento, o que representa, aproximadamente, 60% das necessidades diárias desta vitamina, para um adulto saudável).

COGUMELOS! São alimentos muito ricos nutricionalmente: ricos em vitaminas (Vitamina B2, B3, B5), minerais (Selénio, Zinco, Manganês) e fitoquímicos, todos com alto poder anti-oxidante. São também uma boa fonte de fibras, sendo muito pouco calóricos. Devido a estas características têm sido associados a uma melhoria do sistema imunitário, a uma diminuição da inflamação e prevenção do cancro. Devem preferir os cogumelos inteiros e frescos para preservar estas características, e já agora experimente tipos e cogumelos diferentes!

ABACAXI! Sabia que este fruto é considerado 1 dos alimentos mais saudáveis do mundo? Contem uma enzima (Bromelaina) que facilita a digestão da proteína da carne, o que na prática quer dizer que previne a sensação de enfartamento, e tem efeito anti-inflamatório! É uma grande fonte de fibra, ajudando o trânsito intestinal. É rico em vitamina C, B1 e manganês e por isso tem grande efeito antioxidante. Aqui fica também um truque: quanto mais maduro mais antioxidantes tem! Para além disso é baixo em calorias (1 rodela grande (155g) tem 75 calorias).

A única coisa que fica a faltar é muita salada e peixe!!

BOM ANO!

Mariana Ramos Chaves

www.marianachaves.pt

Marcação de consultas: 91 527 41 14

Facebook

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Dietas: o que nos impede de perder peso

Por vezes, uma alimentação equilibrada ou mesmo dietas, bem como a prática de exercício não chegam para obter resultados, porque há factores que dificultam ou obstruem a perda de peso.

Beleza

Oito mudanças alimentares para uma vida muito mais saudável

Com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares e de vida nas famílias portuguesas surgiu um movimento que lhe propõe mudar de hábitos com oito passos muito simples!

Beleza

Alimentos que nos protegem do cancro

Há muitíssimos outros fatores que causam cancro, mas a nossa alimentação tem um papel crucial. David Khayat, presidente do Instituto Francês do Cancro, ensina-nos como nos podemos defender à mesa, o resultado de trinta anos de investigação.

Beleza

Como perder peso quando se é mesmo pesado

Em Portugal, existem cerca de 900 mil adultos obesos. Com pouco ou nenhum apoio, a maioria fracassava quando se tratava de perder peso. Agora, um programa pioneiro está apostado em trazê-los de volta ao ginásio.

Beleza

Fitoquimicos: os protetores da nossa saúde

A saúde do nosso corpo, da nossa pele, dos nossos cabelos está nas nossas mãos, ou melhor nas nossas escolhas! E a nossa arma secreta chama-se: fitoquimicos ou fitonutrientes!

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.