FRUTOS SECOS! Podem ser nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, caju, pistacho. Obviamente que terão que ser as versões naturais e sem adição de sal, de preferência com “pele” (entenda-se, a película que se encontra imediatamente à volta do fruto). O grande destaque vai para as Nozes. Sabe-se que a sua “pele” contem 90% dos polifenóis (antioxidante) presentes nestes frutos secos. Os grandes benefícios dos frutos secos são:

  • grande quantidade de Ómega-3, uma gordura essencial com acção anti-inflamatória,
  • grande quantidade de Fibra, que ajuda a manter o trânsito intestinal saudável e aumenta a saciedade
  • grande quantidade de Antioxidantes, dos quais se destaca a noz com uma grande concentração de Vitamina E, com efeito comprovado na prevenção de doenças cardiovasculares, manganês e cobre. Devido as estas propriedades a Noz é referida como um auxiliar na perda de peso.

NOTA: Uma vez que os frutos secos são alimentos muito ricos em gordura, mesmo que esta seja uma gordura de boa qualidade, devem ser consumidos com algum controlo na quantidade pois são alimentos de grande densidade calórica. Assim, a quantidade recomendada para um adulto será entre 4 a 10 metades, dependendo do seu Índice de Massa Corporal e exercício.

CASTANHAS! São muito importantes num prato saudável porque são fonte de hidratos de carbono complexos (40%), principalmente amido, que são de absorção lenta e promovem a saciedade. São chamados os hidratos de carbono saudáveis. A acrescentar ao efeito do amido a fibra está presente numa quantidade razoável aumentando assim ainda mais a saciedade. As castanhas têm também uma quantidade significativa de Vitamina C (cerca de 50mg por 100g de alimento, o que representa, aproximadamente, 60% das necessidades diárias desta vitamina, para um adulto saudável).

COGUMELOS! São alimentos muito ricos nutricionalmente: ricos em vitaminas (Vitamina B2, B3, B5), minerais (Selénio, Zinco, Manganês) e fitoquímicos, todos com alto poder anti-oxidante. São também uma boa fonte de fibras, sendo muito pouco calóricos. Devido a estas características têm sido associados a uma melhoria do sistema imunitário, a uma diminuição da inflamação e prevenção do cancro. Devem preferir os cogumelos inteiros e frescos para preservar estas características, e já agora experimente tipos e cogumelos diferentes!

ABACAXI! Sabia que este fruto é considerado 1 dos alimentos mais saudáveis do mundo? Contem uma enzima (Bromelaina) que facilita a digestão da proteína da carne, o que na prática quer dizer que previne a sensação de enfartamento, e tem efeito anti-inflamatório! É uma grande fonte de fibra, ajudando o trânsito intestinal. É rico em vitamina C, B1 e manganês e por isso tem grande efeito antioxidante. Aqui fica também um truque: quanto mais maduro mais antioxidantes tem! Para além disso é baixo em calorias (1 rodela grande (155g) tem 75 calorias).

A única coisa que fica a faltar é muita salada e peixe!!

BOM ANO!

Mariana Ramos Chaves

www.marianachaves.pt

Marcação de consultas: 91 527 41 14

Facebook

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Dietas: o que nos impede de perder peso

Por vezes, uma alimentação equilibrada ou mesmo dietas, bem como a prática de exercício não chegam para obter resultados, porque há factores que dificultam ou obstruem a perda de peso.

Beleza

Oito mudanças alimentares para uma vida muito mais saudável

Com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares e de vida nas famílias portuguesas surgiu um movimento que lhe propõe mudar de hábitos com oito passos muito simples!

Beleza

Alimentos que nos protegem do cancro

Há muitíssimos outros fatores que causam cancro, mas a nossa alimentação tem um papel crucial. David Khayat, presidente do Instituto Francês do Cancro, ensina-nos como nos podemos defender à mesa, o resultado de trinta anos de investigação.

Beleza

Como perder peso quando se é mesmo pesado

Em Portugal, existem cerca de 900 mil adultos obesos. Com pouco ou nenhum apoio, a maioria fracassava quando se tratava de perder peso. Agora, um programa pioneiro está apostado em trazê-los de volta ao ginásio.

Beleza

Fitoquimicos: os protetores da nossa saúde

A saúde do nosso corpo, da nossa pele, dos nossos cabelos está nas nossas mãos, ou melhor nas nossas escolhas! E a nossa arma secreta chama-se: fitoquimicos ou fitonutrientes!

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Resiliência: a habilidade que nos permite resistir e reconstruir-nos

Um artigo de opinião assinado pela coach Lúcia Palma sobre a importância da resiliência e como construí-la.

Celebridades

Shia LaBeouf proibiu FKA Twigs de manter contacto visual com outros homens

A cantora relatou alguns momentos "desesperantes" da relação.

#VozActiva

Joana Seixas: "Tenho a certeza de que vou acabar a viver no campo"

Joana Seixas, a protagonista da ACTIVA de fevereiro, abre o coração sobre a relação que tem com a natureza no #VozActiva deste mês.

Celebridades

As histórias de oito celebridades que já foram sem-abrigo

Antes de terem a sua primeira grande oportunidade, estes famosos chegaram a não ter onde viver.

Saúde

Os cuidados a ter com os animais de estimação durante a pandemia

Estas medidas assegurem a saúde e o bem-estar de toda a família neste período de confinamento.

Beleza

Cabelos encaracolados: esta escova está a tornar-se viral

Veja por si mesma.

Comportamento

5 brinquedos sexuais para aproveitar este São Valentim sem limites

Para casais, solteiros, ou simplesmente para deixar um amigo feliz.

Moda

Katie Holmes, Gigi Hadid e Alexa Chung adoram estes sapatos

Estas são apenas algumas das celebridades que estão rendidas a este modelo prático e confortável.

Moda

A tendência denim que vamos ver por todo o lado

Seja para uma sessão de fotografias em casa ou para ir trabalhar, se for o caso, atente nesta nova moda.

Saúde

Afinal, o sushi é ou não saudável?

O enigma resolvido, segundo alguns especialistas.

Comportamento

Afinal o que é uma vida sexual normal?

Especialistas analisaram o assunto e apresentam conclusões.

Diz Quem Sabe

Dicas úteis para um confinamento mais tranquilo com crianças em casa

Aqui ficam algumas sugestões da Dra. Carla Chambel, especialista em imunoalergologia, para tornar este tempo conturbado mais fácil para todos.