Emagreça... com a ajuda de chá

Para a maioria das mulheres esta é a altura do ano em que a balança é uma das piores inimigas, porque registam uns bons quilos a mais, especialmente gordura na zona da barriga.


Na grande maioria das vezes é necessário tomar medidas para voltar a restabelecer o peso. Existem alguns alimentos que devemos colocar na lista negra, enquanto que outros são os nossos grandes aliados, como é o caso do chá.

Isento de calorias, o chá é uma bebida natural que é feito a partir da infusão das folhas de uma planta, a Camellia Sinensis.

O chá verde destaca-se pela sua riqueza em catequinas, um antioxidante natural. Um estudo asiático, liderado pelo investigador japonês Tomonori Nagao, mostrou que as catequinas presentes no chá verde, quando consumidas de uma forma regular, podem ter efeitos benéficos na redução da zona gordura abdominal e consequentemente na redução do perímetro da cintura. Este estudo foi realizado durante 12 semanas e o grupo que consumiu mais catequinas diariamente demonstrou uma redução 2,5 cm do perímetro da cintura, quando comparado com o grupo que não ingeriu.

Um estudo publicado no Journal of Nutrition, pelos investigadores da American Society for Nutrition, vêm reafirmar, que o chá verde é de facto eficaz na redução da gordura abdominal subcutânea – podendo mesmo representar um benefício extra para quem tem excesso de peso.

 

O estudo contou com 107 participantes e após as 12 semanas detectou-se uma redução mais significativa da massa gorda abdominal (7.7%) e da gordura abdominal subcutânea (6.2%) no grupo que ingeria o chá verde rico em catequinas, comparativamente com o grupo controlo. Estes resultados foram também acompanhados de uma redução dos níveis de triglicéridos (gorduras prejudiciais) no sangue, bem como da diminuição do peso corporal total. Na verdade, este é o primeiro estudo realizado na população ocidental e reforça o que outros estudos asiáticos têm indicado.


Actualmente sabemos, que o perímetro da cintura é um indicador da distribuição da gordura no organismo. Isto é, a gordura na zona abdominal, envolve alguns órgãos vitais, dificultando, assim, o seu funcionamento normal. A curto prazo esta gordura terá consequências para a saúde, estando associada a um risco mais elevado de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e etc. Segundo um estudo realizado em Portugal em 2006, 67,8 % dos portugueses têm um perímetro da cintura superior ao normal.

No contexto de uma alimentação saudável, o chá verde, sem adição de açúcar, pode tornar-se um aliado na gestão do peso e da gordura abdominal.
 

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

Quantas calorias pode consumir por dia?

De acordo com o seu sexo, peso, altura e grau de actividade física, há um número ideal de calorias que deve consumir diariamente. saiba qual é.

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

A sua casa está a engordá-la?

A resposta é sim, a sua casa engorda. Se quer emagrecer, contar calorias não chega. Não só vai ter de incluir a família no novo regime alimentar como vai ter de pôr a casa a fazer dieta. Explicamos-lhe tudo já a seguir.

Beleza

Descubra o valor calórico de mais de 35 mil alimentos

Só tem de escrever o nome do alimento (em inglês) e tem toda a informação nutricional que precisa!

Beleza

Alternativas saudáveis para o seu almoço

O tempo é pouco e torna-se difícil comer de forma equilibrada durante a semana. Mas mesmo assim é possível fazer as opções certas para a nossa saúde.

Beleza

Perca peso em dois meses

Falta pouco para a praia e todos os excessos do Inverno nos parecem pesar no corpo. Mas ainda está a tempo de salvar a situação, mudando a forma como se alimenta.

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.