10 flores que curam doenças: saiba quais são!

Camomila

As nossas avós não se enganavam quando nos recomendavam um chá de flor de camomila por todo e por nada. Agora, a ciência comprova-o: um estudo de Elaine Holmes, cientista investigadora do Imperial College London demonstrou que estas fores, ingeridas na forma de chá, agem sobre o sistema imunológico, ajudando-o a combater infecções gripais, além de ampliar os níveis de glicina, um aminoácido útil no alivio dos espasmos musculares (ou seja, óptimo para as cólicas menstruais) e de actuar como um relaxante do sistema nervoso.

Calêndula

Originária do antigo Egipto, esta flor é hoje em dia usada na composição de óleos, sabonetes ou loções, actuando sobre a pele e ajudando a curar eczemas e na cicatrização de feridas, além de ser eficaz na prevenção de varizes. Produtos com flor de calêndula na sua composição encontram-se à venda em ervanárias e lojas de produtos naturais, bem como no site www.calendula.pt

Espinheiro-alvar

Conhecida há séculos como planta medicinal, os estudos mais recentes demonstram que as flores desta planta age a nível do sistema circulatório. O seu extracto permite ajudar o coração a bater com mais força, aumentando o fluxo sanguíneo nas artérias e reduzindo os batimentos cardíacos irregulares. Pode encontrá-lo sobre a forma de drageias à venda em ervanárias e lojas de produtos naturais, bem como no site www.calendula.pt

Tília

As flores desta planta são branco-amareladas e bastante pequenas, o que nos pode levar a concluir que o tamanho não é sinal de poder. Isto porque as capacidades curativas destas flores são perceptíveis no combate às cefaleias, digestões difíceis, perturbações nervosas, cólicas abdominais (isto sem esquecer que é um excelente calmante natural!)

Lavanda

Conhecida também por alfazema, o perfume destas plantas era o aditivo preferido do banho dos antigos gregos. Pode ser tomada na forma de chá – indicado para asma e más digestões – ou de óleo – óptimo para problemas de pele, como alergias, eczemas e queimaduras.

Malva

As flores da malva possuem uma intensa cor lilás, pelo que ficam bem em qualquer jardim, mas as suas capacidades vão muito além da estética: sob a forma de chá é eficaz em caso de afecções de garganta, sendo reconhecido a sua capacidade anti inflamatória. Pode encontrá-la também em drageias ou xaropes em ervanárias e lojas de produtos naturais

Sabugueiro

Quem nunca bebeu chá de flor de sabugueiro? É usado tradicionalmente em casos de gripe e constipações, aliviando as vias respiratórias e ajudando-a a respirar muito melhor.

Borracha

Trata-se de uma planta que pode atingir até 50 centímetros de altura e que apresenta flores em forma de estrela cujas cores vão da púrpura ao azul. Como são abundantes em nitrato de potássio, tem óptimas propriedades sudoríferas. Sob a forma de óleo encontra-se à venda em framácias, ervanárias e lojas de produtos naturais. Ah, e é verdade, também é óptimo para a pele.

Rosa da Provença

A fama desta flor, símbolo dos cavaleiros e das damas da Franca antiga é por demais conhecida na área da perfumaria, mas sabia que as suas folhas, ingeridas na forma de chá, são uma arma poderosa para problemas de garganta? Pode encomendá-lo em www.altair-plantes.com e experimentar da próxima vez que estiver aflita!

Centáurea

As suas flores azuis saio depurativas, diuréticas e óptimas para dores reumáticas e de estômago. O melhor é tomá-las sobre a forma de chá, à venda em ervanárias e lojas de produtos naturais.

 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Alimentos que melhoram o humor

São ricos em nutrientes aliados da nossa química cerebral´, diminuem o risco de depressão, irritabilidade, ansiedade e até podem fazer-nos mais felizes. Conheça-os.

Beleza

Os 4 alimentos para entrar com o pé direito em 2012

Termine 2011 e comece 2012 com uma alimentação mais saudável.

Beleza

Alimentos que nos protegem do cancro

Há muitíssimos outros fatores que causam cancro, mas a nossa alimentação tem um papel crucial. David Khayat, presidente do Instituto Francês do Cancro, ensina-nos como nos podemos defender à mesa, o resultado de trinta anos de investigação.

Beleza

Mitos dos truques e dietas mágicas

Todos já ouviram falar sobre alguns pequenos truques e magias que se dizem eficazes na perda de peso rápida. Desconfiem! A Nutrição é uma ciência lógica, de causa-efeito, e o nosso corpo metaboliza e digere os alimentos como uma máquina com livro de instruções, por isso não há espaço para magias.

Beleza

4 alimentos que nos ajudam a ficar sem fome durante mais tempo

Existem alimentos que lhe transmitem uma sensação de saciedade rapidamente, mas que cinco depois a deixam cheia de fome, enquanto que outros são seus ‘amigos’. Além de serem igualmente deliciosos, permitem com que a sensação de ‘buraquinho no estômago’ não seja uma constante.

Mais no portal

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar comer nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã

Moda

As botas cor-de-rosa perfeitas para visuais de inverno... e que também ajudam uma boa causa

Dois modelos muito especiais.

Moda

Mango Committed: descubra as peças de moda sustentável que vai querer no seu armário

A mais recente campanha da marca espanhola, “Committed to the Future” tem como protagonistas os próprios colaboradores da empresa que dão a conhecer como, a partir das suas funções, trabalham para o futuro de uma moda mais sustentável.

Diz Quem Sabe

Obesidade: as causas e soluções além da alimentação

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Renata Migueis.