dez anos mais nova.jpg

Há imensas coisas que se podem fazer para reduzir a idade que se aparenta até ao nível da idade que se sente – que é sempre pelo menos dez anos a menos, segundo os estudos. E algumas são tão simples que não se acredita: mas funcionam mesmo.

Corte uma franja

Não muito curta, o ideal é a bater entre a linha das sobrancelhas e as pestanas superiores, um pouco como se tivesse sido cortada há um mês. Use-a para a frente ou penteada para o lado. Além de dar um ar juvenil ao rosto, esconde as rugas da testa. Evite no entanto as franjas direitas muito certinhas, estilo vintage-anos-20, que endurecem os traços. Se o seu cabelo é muito ondulado ou encaracolado, e a ideia de ver a franja a enrolar-se pela testa acima é intolerável, faça risco ao lado, escadeie ligeiramente da altura da orelha para baixo e deixe que o ondulado natural cubra um pouco o lado da testa para suavizar os traços.

Branqueie os dentes

Eles também envelhecem, só que em vez de enrugarem e perderem firmeza, como acontece com a pele, vão ficando mais escuros e amarelentos: sobretudo nas fumadoras e grandes consumidoras de chá ou café. O ideal é fazer um branqueamento profissional no dentista e depois manter com um dentífrico branqueador.

Use um perfume fresco frutado

Vai sentir-se imediatamente mais leve, o que lhe dará um andar mais energético, ou seja, mais jovem. Experimente as novas fragrâncias que vão saindo.

Dê corda aos sapatos

Caminhe como se estivesse a ir ao encontro do homem da sua vida. Andar a arrastar os pés como uma condenada põe-lhe pelo menos dez anos em cima.

Despenteie-se

O cabelo certinho envelhece. Quer o arranje em casa ou no cabeleireiro, passe–lhe ligeiramente os dedos em cima e dos lados quando terminar, ou dê-lhe uma reviravolta com um sopro do secador. Se costuma usar rabo-de-cavalo ou o cabelo apanhado de alguma forma, solte duas ou três madeixas à volta do rosto.

Mantenha-se hidratada

Tanto por fora (uma pele bem hidratada é mais polposa e tem uma textura mais uniforme) como por dentro (a água é fundamental para manter o organismo a funcionar a um ritmo jovem).

Faça umas nuances mais claras

Uma coisa subtil, apenas um tom mais claro do que o seu cabelo, como se tivesse passado um mês na praia. O rosto ganha imediatamente mais luz. Mas fuja das madeixas louro-esbranquiçado: o resultado é artificial e ‘pintado’ (o que envelhece) e com o tempo as madeixas vão oxidando e começando a parecer-se perigosamente com cabelos… brancos!

Aplique extensões

Elas não servem só para aumentar o comprimento do cabelo, são ideais também para lhe devolver o volume e a densidade da juventude. Duas dezenas de extensões bem localizadas podem bastar para fazer toda a diferença.

Mexa-se

Um corpo trabalhado por exercício físico, seja com body pump, ioga ou qualquer outra modalidade, é mais flexível e mais forte, logo move-se com mais energia e de uma maneira mais jovem. Além disso, o exercício melhora a circulação sanguínea, e quando o sangue circula melhor a pele, ganha um tom mais rosadinho e juvenil. Veja as novas alternativas ao fitness clássico no artigo mais à frente sobre wellness.

Corte as unhas

Unhas muito compridas dão um ar de ‘senhora crescida’… e mais velha. Corte–as pelo topo dos dedos (de modo a que não as veja quando olha para a palma da sua mão) ou apenas ligeiramente mais compridas se tem os dedos curtos e quer alongá-los. E dê-lhes uma forma natural, nem muito ovalada nem muito quadrada. Uma palavra sobre as unhas de gel: têm de ser o mais fininhas possível. Porquê? Porque as unhas engrossam ao envelhecer, logo uma unha grossa passa uma imagem envelhecida. Evite também as unhas de gel muito coloridas e enfeitadas: não há nada que envelheça mais do que tentar parecer uma eterna adolescente.

Disfarce os poros

Eles não são exclusivo das peles jovens oleosas. A falta de elastina, responsável pela perda de firmeza da pele, também distende os poros, tornando-os mais abertos e aparentes, o que dá à pele um ar envelhecido, mesmo que tenha poucas rugas. O tamanho dos poros não pode ser reduzido, a não ser temporariamente com um produto adstringente ou uma esfoliação. Mas pode torná-los invisíveis durante horas, com um bálsamo à base de silicone.

Use verniz colorido

É uma boa forma de actualizar o look, desviar a atenção de eventuais manchas e disfarçar a textura das unhas estriadas. Mas evite os vermelhos muito escuros e bordeaux, que ‘pesam’ e envelhecem as mãos. Experimente o vermelho-tomate, o laranja e o bege-‘taupe’. E deixe para os pés o verde e azul-turquesa, que se usam tanto este Verão.

Atenção às sobrancelhas

Evite os extremos, que endurecem (e portanto envelhecem) o rosto, como sobrancelhas demasiado finas ou muito escuras. Se começam a ficar ralas, preen-
cha-as com sombra do mesmo tom. Não as desenhe com lápis, que é uma coisa do século passado. E não caia na tentação de as tatuar: os pigmentos usados na chamada ‘maquilhagem definitiva’ vão-se modificando com o tempo e de repente pode dar por si com sobrancelhas avermelhadas ou alaranjadas…

Não use tudo a condizer

Uma coisa é um visual tom sobre tom, que está no auge da moda esta estação (maquilhagem toda em tons de coral, por exemplo, da sombra ao batom, passando pelo blush). Outra coisa, a evitar, é o verniz a condizer com a carteira ou o batom a condizer com o verniz. Tal como na roupa, uma nota dissonante dá uma imagem menos ‘senhoril’.

Não corte o cabelo

Ou, melhor, não sinta que tem de o cortar. A ideia de que é preciso adoptar cortes curtos a partir dos 40 anos está completamente ultrapassada (veja a Madonna, a Julia Roberts, a Demi Moore, até a Meryl Streep…). O cabelo comprido é jovem e sexy, só tem de ter um bom corte, actual e com movimento. Não o desbaste nem escadeie demais para não perder massa capilar: já basta o afinar natural dos cabelos que vem com a idade. Mas um leve escadeado dos lados do rosto, entre as orelhas e os ombros, ajuda a disfarçar um pescoço e um oval do rosto que já conheceram melhores dias. Se o cabelo tem jeitos naturais, faça um corte que os aproveite e os realce (inspire-se nos novos cortes e penteados que lhe mostramos mais à frente).

Levante o queixo

E mantenha-o paralelo ao chão. É uma ‘lipo’ instantânea para eliminar (ou pelo menos reduzir muito) o duplo queixo e alguma falta de firmeza no pescoço.

Endireite as costas

Sim, as adolescentes andam todas meio encurvadas e não é por isso que parecem mais velhas. Mas como a vida nem sempre é justa, se adoptar a mesma pose a partir de uma certa idade (que pode ser logo por volta dos 30), vai parecer uma velhinha. Para ficar direita de uma forma natural, encolha a barriga, aperte os glúteos e imagine um fio que passa pelo centro do seu corpo e sai pelo alto da cabeça, puxando-a para cima. Este truque tem uma vantagem adicional: deixa-a instantaneamente cinco centímetros mais alta e uns três quilos mais magra.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Esculpir as pernas: sim, é possível!

Tornar as nossas pernas mais elegantes é um objectivo atingido por revolucionárias técnicas da cirurgia estética.

Beleza

Resposta às duvidas mais comuns sobre lipoaspiração

Fala-se cada vez mais de lipoaspiração, mas quantas questões não temos face à perspectiva de experimentarmos? Estas são aquelas que mais se levantam na nossa cabeça...

Beleza

As melhores cirurgias estéticas: alisar a barriga

O que há de novo e mais eficaz para obter um ventre mais liso.

Beleza

Modelar os glúteos: já pensou que era possível?

Não nascemos com o rabo que gostávamos, mas não quer dizer que tenhamos de viver com ele inalterado o resto da nossa vida.

Beleza

Como ter seios à medida do seu desejo

Aumentar ou diminuir são duas possibilidades colocadas ao dispor pela cirurgia estética às mulheres que desejam sentir-se melhor com os seus seios.

Beleza

O stresse oxidativo está a envelhecer as suas células?

No seu corpo há uma batalha que se trava, sem que saiba: de um lado, os radicais-livres, que apostaram em envelhecê-la, por outro, as suas defesas, que lutam contra eles. Mas um novo teste promete ajudar a prevenir e a tratar.

Beleza

As novas lipos

O essencial sobre as novas técnicas cirúrgicas de remoção de gordura localizada, mais leves e menos invasivas, alternativas à lipoaspiração clássica

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.