121202006.jpg

As cougar (puma, à letra) são mulheres de 40 anos, divorciadas, com filhos, carreira sólida e… que seduzem homens mais novos. O que tem isto que ver com alimentos que nos fazem mais jovens? Bem, custa-nos a crer que este fascínio recente pelas ‘quarentonas’ tenha que ver somente com a atitude delas ou pelas sessões contínuas no cirurgião plástico. Bons genes? Sim. Personalidade? Claro! Alimentação antienvelhecimento? Sem dúvida alguma! Não há bisturi que puxe e repuxe uma pele mais encrespada que o mar da Nazaré em dia de tempestade e fique um resultado perfeito, que é como quem diz, natural. A cougar mais emblemática é Demi Moore (a actriz tem 47 anos), que jura a pés juntos que nunca fez uma cirurgia ao rosto e que a sua juventude se deve apenas à alimentação cuidada – à base de vegetais e fruta – que adoptou há dez anos. Fomos falar com Teresa Branco, fisiologista de controlo do peso, da Clínica Metabólica, para saber como podemos permanecer jovens mais anos tendo apenas nos alimentos a arma na luta contra o envelhecimento.

Armas de antioxidação maciça

Frutas e vegetais

O envelhecimento é um processo de oxidação no qual as nossas células libertam umas substâncias ‘antipáticas’, que se chamam radicais-livres, e embora o nosso organismo seja capaz de combater estes maus da fita, à medida que envelhecemos vamos tendo menos capacidade para lutar contra um gangue inteiro de radicais-livres e, para isso, é fundamental chamar os reforços – os antioxidantes -, que encontramos em alguns alimentos. “Se queremos envelhecer menos depressa, temos de ter uma alimentação muito rica em antioxidantes, e estes encontram-se sobretudo na fruta e vegetais com muita cor. Quanto mais cor tiver a fruta ou o vegetal, mais rico em antioxidantes é”, alerta Teresa Branco. Ficamos com a sensação de dever cumprido sempre que comemos saladas, mas, diz a especialista, “a alface é muito branca e basicamente composta por água. Devemos incluir no nosso prato agriões, espinafres, rúcula, tomate, beterraba nas saladas… são alimentos com bastante cor e promovem a nossa vitalidade. Na fruta, encontramos muitos antioxidantes nos citrinos – limões, laranjas, tangerinas, quivis – nas cerejas, morangos, amoras, framboesas…”

Ácidos gordos ómega 3

“As nossas células necessitam de ácidos gordos para se regenerarem e estes são fundamentais até para manter a nossa juventude cerebral. Os peixes gordos – o salmão, a sardinha, o arenque, o atum – têm na sua constituição muitos ácidos gordos ómega 3 e, portanto, devemos ingeri-los com muita frequência”, reforça Teresa Branco.

Água

Todos os processos do nosso organismo são feitos com água. “Se não estiver permanentemente bem hidratada, envelhece mais depressa.” O ideal é beber cerca de oito copos de água por dia. E não se fie na sede. É que vamos perdendo esta sensação com a idade.

Vitamina D

Ainda é do tempo em que as nossas mães nos obrigavam a engolir as drageias de óleo de fígado de bacalhau? Pois, como sempre, as mães tinham razão. Esta vitamina é essencial para a absorção do cálcio e ajuda na prevenção da osteoporose, além de fortalecer o sistema imunitário. Pesquisas recentes referem que também nos protege de doenças auto-imunes (como a esclerose múltipla ou a artrite reumatóide), hipertensão e psoríase. Os alimentos ricos em vitamina D, como o atum, salmão e sardinha (ou suplementos desta vitamina), são fundamentais para nos mantermos jovens e saudáveis por mais tempo. “Nós produzimos vitamina D através do sol, por isso, se por um lado é bom protegermo-nos dos raios solares e usar protector solar para prevenir o cancro da pele, por outro, se usarmos protectores muito fortes e não apanharmos sol, temos muito menos probabilidade de sintetizar vitamina D.” Mas basta apanhar dez minutos de sol diariamente sem protecção, nos braços, por exemplo, para garantir a produção desta vitamina. E o resto do tempo use um protector.

Os 3 C – caril, cacau e chá verde

Estudos recentes atribuem propriedades anti-inflamatórias e protectoras do sistema imunitário ao caril, essencialmente porque esta especiaria contém curcuma ou açafrão-das-índias, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Se não gosta de caril, tem bom remédio: use apenas curcuma, que tem um sabor muito suave.

Se é daquelas pessoas que só bebe água quando o rei faz anos ou estão 40ºC à sombra, uma forma de se hidratar e, ao mesmo tempo, receber uma boa quantidade de antioxidantes, é beber chá verde. “Um bom chá verde é uma infusão que está em água uns 7/8 minutos para a água receber as suas propriedades fundamentais”, aconselha a fisiologista.

Deixámos para último uma ‘prenda’ para as mais gulosas: cacau. Mas nada de bombons ou chocolate de leite. Sempre amargo, de preferência puro, 100%, ou então um chocolate com um teor de cacau acima dos 70%. Pode satisfazer o seu desejo por doces, duas a três vezes por semana, com cerca de 30g. Descobriu-se que o chocolate preto, amargo, contém polifenóis, os antioxidantes encontrados no vinho tinto e chá verde, e flavonóides, que ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Uma tentação boa para a sua saúde!

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Fazemos a denuncia: estes são os sabotadores da nossa saúde!

Há alimentos que perpetuam a nossa juventude e outros que a sabotam e estimulam um envelhecimento precoce e processos inflamatórios.

Beleza

10 alimentos que a protegem contra as doenças

Mais de metade dos cancros podem ser evitados com uma alimentação equilibrada. O mesmo se passa com outras doenças, como as do coração, a diabetes, ou o colesterol. Escolhemos 10 alimentos que fazem bem à sua saúde

Beleza

Alimentos que limpam o organismo

Há alimentos que ajudam o nosso corpo a eliminar toxinas. Saiba quais são!

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

Qual é a hora certa para emagrecer?

Se não consegue perder peso, pode estar a comer os alimentos errados à hora errada. A crononutrição explica que o segredo para emagrecer é ajustar a alimentação com o seu biorritmo diário.

Beleza

Controle o apetite e evite os quilos a mais

Muitas vezes, a fome não é um sintoma físico. Os alimentos também servem de consolo emocional em alturas de solidão, stresse e tédio. Compreenda os mecanismos que comandam o seu apetite e controle o seu peso.

Beleza

Alimentos bons para o cérebro

Alimentos carregadinhos de nutrientes, que vão pô-la a pensar melhor, mais rápido... e lúcida até aos 100.

Beleza

Siga a receita crono

Todos os alimentos são permitidos, desde que consumidos no momento certo e em quantidades adequadas. O pequeno-almoço e o almoço são as refeições mais importantes.

Beleza

Como reduzir a gordura na sua alimentação

Se está cansada dos mesmos paladares e anseia por novos, deixe-se levar por soluções alternativas e outras formas de cozinhar. As gorduras vegetais oferecem texturas suaves e realçam o sabor natural dos alimentos.

Beleza

Guia do Bio: O que são alimentos biológicos?

Estão cada vez mais na moda, mas nem sempre é claro o que torna um alimento 'biológico'. TIramos-lhe todas as dúvidas

Beleza

Guia do Bio: Dicas para comprar bem

Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.

Beleza

Guia do Bio: Saiba onde comprar os melhores produtos biológicos.

Dizemos-lhe alguns locais onde pode adquirir alimentos biológicos em Lisboa e no Porto. Mas como queremos que seja de norte a sul, se conhecer alguma loja, deixe a sua sugestao.

Beleza

ALIMENTOS DESIDRATADOS: ACABE COM AS DÚVIDAS

Sabia que os alimentos desidratados preservam todos os nutrientes dos produtos frescos? Por isso, podem ser uma alternativa a integrar numa alimentação saudável e, ao mesmo tempo, que se pode preparar, na maioria dos casos, em poucos minutos. Tire todas as dúvidas

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Beleza

Como deve alimentar-se na gravidez

É comum a mulher grávida sentir desejos por certos alimentos, mas há que ter bom senso para não cometer excessos e conseguir manter o peso certo durante os nove meses

Beleza

Novas evidências de protecção cardiovascular

Descubra os seis alimentos que ajudam a proteger o seu coração e saiba por que a sua acção vai além da redução do colesterol

Beleza

Produtos biológicos - Um prato cheio para a beleza

Conheça os alimentos biológicos favoritos de beldades como a actriz Maria Fernanda Cândido

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.