FACTOS E NÚMEROS SOBRE O COLESTEROL


– O colesterol é uma gordura essencial ao organismo humano, presente na corrente sanguínea e células humanas. O nosso fígado produz esta substância naturalmente, mas ainda podemos obtê-la através dos alimentos. Esta gordura é importante na formação da membrana das células e na composição de algumas hormonas.


– Em excesso, o colesterol pode conduzir à aterosclerose já que se aloja nas paredes das artérias que levam o sangue ao coração e cérebro, entupindo-as e danificando-as.


– É um dos principais responsáveis por doenças cardiovasculares como os enfartes do miocárdio, insuficiência cardíaca e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).


9 Portugueses sofrem um AVC a cada hora que passa.

O colesterol não é todo igual: Há o ‘mau’ e o ‘bom’ colesterol. O ‘mau’, o LDL (lipoproteína de baixa densidade) é prejudicial quando está em níveis muito elevados. O ‘bom’ HDL (lipoproteína de alta densidade) tem uma função protectora e aumenta quando fazemos exercício físico.


– De acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, o LDL deve estar abaixo dos 130mg/dl de sangue (ou dos 100 se já tiver historial de doença cardíaca) e o HDL acima de 35mg/dl. O colesterol total é a soma destes dois tipos e não deve estar acima dos 200mg/dl.



54% dos Portugueses têm um nível de colesterol acima do recomendado (200 mg/dl).

– Os valores desta substância variam com a idade, sexo e mesmo com os antecedentes genéticos. Mas, para a maioria das pessoas, um estilo de vida pouco saudável é o principal culpado: maus hábitos alimentares, tabagismo, sedentarismo, obesidade, tensão alta, devem ser corrigidos e tratados.

Os seus níveis podem aumentar durante a gravidez mas voltam ao normal cerca de 20 semanas após o parto, para a maioria das mulheres.

– Factores de risco para o colesterol elevado:

. Homens com mais de 45 anos

. Mulheres pós-menopausicas ou com mais de 55 anos

. Ter hipertensão arterial (acima dos 14 / 9)

. Fumar

. Ter diabetes

 História familiar de doença coronária em familiares de primeiro grau (mãe, pai e irmãos).


– Antes da menopausa, as mulheres têm uma taxa de HDL mais elevada, que as protege mais das doenças cardiovasculares. Mas estes níveis de caem depois da menopausa, ao mesmo tempo que o prejudicial LDL sobe.


– As mulheres em idade de menopausa devem vigiar regularmente o colesterol e a alimentação.
 

– O tabaco aumenta a presença de colesterol ‘mau’ no sangue e promove o aparecimento da aterosclerose. Por isso, 1 em cada 5 casos de doença cardíaca está associado a fumadores.



– A Associação Americana do Coração aconselha a não ingestão de mais de 300mg de colesterol por dia.

– Um ovo cozido contém 213mg de colesterol.
 

– O Programa Americano de Educação para o Colesterol realizou, em 2001, um estudo com indivíduos dos 20 aos 79 anos. Os dados permitiram concluir que cerca de 36 milhões de americanos precisavam de medicamentação para ajudar a baixar as altas taxas desta gordura. 32% teriam menos de 56 anos e 45% seriam mulheres
 

Para baixar os níveis de colesterol devemos:

. Aumentar o consumo de vegetais, cereais e fruta: elas devem corresponder a mais de metade da nossa alimentação diária.

. Reduzir consumo de carne vermelha a 3 ou quatro vezes por mês e preferir a carne de aves sem pele e o peixe, rico em ácidos gordos Ómega 3, que protegem o coração.. Limitar ao mínimo a gordura, sobretudo manteiga, margarina e óleos. Prefira azeite, óleo de sésamo ou de grainha de uva.


Andrew Weil, conhecido médico norte-americano licenciado em Harvard, é um adepto da medicina integralista (junta a medicina convencional com as alternativas). A sua receita para baixar o colesterol passa por reduzir dos hidratos de carbono refinados (pão branco, bolos, doces) e apostar no consumo regular de chá verde, soja, cogumelos shiitake, malaguetas, alho, de frutos de cor amarela e laranja e frutos vermelhos, como o tomate.

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