124813157.jpg

Porco
“Nele tudo se come, menos os grunhidos”, diz um provérbio japonês. À excepção do presunto, entremeada e outras partes gordas, as porções magras são saudáveis: contêm pouco colesterol e são uma boa fonte de vitamina B1, necessária para o correcto funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. Em Okinawa, o porco come-se cozido e representa uma pequena parte da alimentação.

Sementes de sésamo
Uma colher de sopa por dia é uma boa forma de obter gorduras polinsaturadas – protectoras do coração – , fitoesteróis, que diminuem o colesterol, e cálcio. São ainda ricas em fibras, proteínas, vitamina E – retarda o envelhecimento e combate a fadiga – e ácido fólico, importante para prevenir malformações congénitas nos bebés. Pode usá-las na confecção de pão, para polvilhar saladas e sobremesas ou como snack.

Óleo de Colza
Pouco usado em Portugal, é, no entanto, considerado por alguns especialistas como sendo a gordura vegetal mais saudável de todas por ser rica em gordura monoinsaturada e ómega 3, protectores do sistema cardiovascular (o azeite não contém ómega 3). Encontra-o em lojas de produtos dietéticos.

Algas
Pobres em calorias, contêm um benéfico coquetel de minerais (cálcio, ferro, fósforo e magnésio), fibras, vitaminas (A, C, E e B12), zinco, selénio e, sobretudo, iodo. Este é essencial a um bom desempenho intelectual e até a ajuda a livrar-se dos quilos a mais. Use-as em saladas, guisados, cozidas ou salteadas com outros vegetais, em sopas ou em pratos de arroz ou cuscuz.

Chá verde
Contém flavonóides, substâncias benéficas ao coração e úteis na prevenção de cancros. É ainda rico em antioxidantes, que a ajudam a travar a batalha contra o envelhecimento. A variedade aromatizada com flores de jasmim parece ser a preferida destes japoneses.

Soja
Pode consumi-la de muitas formas: rebentos, sementes, feijões, tofu, leite ou molho de soja. É uma excelente fonte de ácidos gordos polinsaturados e fitoesteróis, antioxidantes que contribuem para diminuir o colesterol. É ainda rica em ómega 3, fibra solúvel – excelente para o trânsito intestinal -, cálcio, cobre, zinco, magnésio, manganésio, fósforo e potássio. É uma superleguminosa: alivia os sintomas da menopausa graças às isoflavonas que possui, ajuda a regularizar o ciclo menstrual e ainda reduz o risco de cancro da mama, próstata e de enfarte do miocárdio.

Rábano Negro
Pertence à família das crucíferas, a mesma das couves e nabos. É pouco calórico e rico em vitamina C, que ajuda a reforçar o sistema imunitário, proteger o organismo de infecções, combater alguns agentes cancerígenos e até reduzir o nível de colesterol no sangue. Para obter os mesmos benefícios, pode substituí-lo por nabos, rábanos, rabanetes e todo o tipo de couves.

Arroz
Os seus hidratos de carbono de absorção lenta mantêm a saciedade por mais tempo – logo, ajuda a prevenir a diabetes. É pouco calórico e não contém glúten, substância que compõe grande parte de outros cereais e que provoca intolerância em algumas pessoas. A variedade integral é a mais saudável, mas intercale-a com todas as outras.

Peixe
Tanto os gordos – sardinha, cavala, salmão, atum – como os magros – pescada, dourada, linguado, barbo… – são desejáveis no seu prato, pelo menos três vezes por semana. Em Okinawa come-se muito mais peixe do que carne e daí obtêm uma série de proteínas, ómega 3 (presentes nas variedades gordas) e de minerais, como o magnésio e o iodo, com benefícios enormes para o coração e actividade intelectual.

Água
70% do nosso corpo é constituído por ela e uma perda de 10% já acarreta distúrbios graves para a saúde. Mesmo no Inverno, beba pelo menos oito copos por dia, para se livrar de toxinas e repor os níveis de minerais. Além de combater a osteoporose e reforçar os ossos, é essencial para o funcionamento do sistema nervoso e manter o ritmo cardíaco regular.

Relacionados

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

10 alimentos que a protegem contra as doenças

Mais de metade dos cancros podem ser evitados com uma alimentação equilibrada. O mesmo se passa com outras doenças, como as do coração, a diabetes, ou o colesterol. Escolhemos 10 alimentos que fazem bem à sua saúde

Saúde

"Afinal, porque é que ela é magra e eu não?"

Por que razão há pessoas que conseguem manter-se eternamente em forma e a quem nunca parem pesar os quilos a mais? Os especialistas em controlo de peso dão-nos a respostas e saiba que nem tudo tem a ver com genética.

Beleza

9 truques para aprender a comer

Ovos estrelados com batatas fritas ou grandes pratadas de esparguete com carne podem ser refeições deliciosas, mas são, sem dúvida desequilibradas. Mas não pense que uma dieta equilibrada equivale a comer só alface e maçãs. Saber comer é uma verdadeira arte.

Beleza

Qual é a hora certa para emagrecer?

Se não consegue perder peso, pode estar a comer os alimentos errados à hora errada. A crononutrição explica que o segredo para emagrecer é ajustar a alimentação com o seu biorritmo diário.

Beleza

Controle o apetite e evite os quilos a mais

Muitas vezes, a fome não é um sintoma físico. Os alimentos também servem de consolo emocional em alturas de solidão, stresse e tédio. Compreenda os mecanismos que comandam o seu apetite e controle o seu peso.

Beleza

Não deixe que a comida a devore a si

Ideias para controlar o apetite e comer de forma mais saudável e menos calórica.

Beleza

Alerta: abusam do consumo de sal

Os Portugueses abusam do seu consumo. Resultado: aumento das doenças cardiovasculares e da hipertensão. Reeduque o paladar a descubra o sal escondido nas prateleiras do supermercado.

Beleza

Programa 'barriga lisa em 4 dias'!

Contamos-lhe o segredo da dieta que promete fazê-la perder três quilos em quatro dias - acabando com o inchaço da barriga - e sete quilos em quatro semanas.

Beleza

Livre-se dos quilos extra para sempre

Bob Greene é um dos gurus norte-americanos da perda de peso. No livro ‘Best Life Diet’ propõe um programa para perder peso racionalmente e sem dramas. Inspire-se e diga adeus às dietas iô-iô.

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.