cancro de mama

Carlos Caldas, do Cancer Research UK’s Cambridge Research Institute, e Samuel Aparício, da BC Cancer Agency Vancouver Canada, são coautores do maior estudo sobre cancro de mama feito até à data. As conclusões, publicadas na revista científica Nature, são revolucionárias: existem 10 subtipos diferentes de cancro de mama. Uma descoberta que pode determinar desde o diagnóstico e tratamento certos, até ao posterior acompanhamento clínico das pacientes.

Até agora, o cancro de mama era classificado em quatro tipos diferentes, com base na observação ao microscópio da amostra de tumor extraída durante a biopsia. Assim se determinam quais as drogas e tratamentos mais eficazes para o combater. Mas, ainda assim, existem casos que surpreendem os médicos, de formas da doença que deveriam ser mais fáceis de tratar e falham, ou de mulheres que conseguem curar uma forma de cancro considerada mais agressiva.

O estudo, que analisou 2000 tumores, descobriu dez estirpes diferentes de cancro da mama. Cada tipo de tumor partilha genes semelhantes e as hipóteses de sobrevivência a ele são muito semelhantes. Descobriram-se, ainda, novos genes associados ao crescimento e disseminação do cancro. Espera-se, agora, que as descobertas revolucionárias acelerem a criação de novas drogas feitas à medida de cada diferente estirpe, mais eficazes no tratamento, e que novas esperanças de cura possam surgir para as formas de cancro mais agressivas, de disseminação mais rápida e mais resistentes à terapêutica, conhecidos como ‘triplos negativos’.

Outro dos benefícios, referem ainda os investigadores, é poupar mulheres com formas menos agressivas da doença, a tratamentos demasiado dolorosos e debilitantes.  

São necessários mais estudos e talvez só dentro de três ou cinco anos as pacientes possam vir a beneficiar dos avanços feitos a partir destas descobertas. A criação de novos fármacos pode demorar ainda mais tempo, alertam os investigadores.

Todos os anos aparecem, em Portugal, cerca de 4500 novos casos desta doença, que mata 1500 mulheres (quatro óbitos por dia). Uma em cada 10 mulheres irá desenvolver cancro de mama em alguma fase da sua vida, apontam estatísticas do Instituto Português de Oncologia.  Aproximadamente 90% dos cancros são ‘curáveis’, se detetados a tempo.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Exercício ajuda a prevenir e prolongar a vida de doentes com cancro

Um estudo divulgado este mês diz que fazer 150 minutos de exercício por semana ajuda a prevenir o cancro e a evitar recidivas em mais de 50%.

Beleza

Cancro da mama: excesso de peso aumenta risco de morte

O cancro da mama revela-se mais fatal em mulheres com peso acima da média

Beleza

Nova vacina pode vir a combater 90% dos cancros

Testada pela primeira vez em humanos, a vacina, que se destina a aumentar a resposta do sistema imunitário aos tumores, teve bons resultados no estudo de segurança.

Beleza

Alimentos que nos protegem do cancro

Há muitíssimos outros fatores que causam cancro, mas a nossa alimentação tem um papel crucial. David Khayat, presidente do Instituto Francês do Cancro, ensina-nos como nos podemos defender à mesa, o resultado de trinta anos de investigação.

Beleza

Cancro do pulmão sobe entre as mulheres

Dentro de dez anos, o cancro do pulmão pode ultrapassar a mortalidade provocada pelo cancro de mama nas mulheres, segundo a OMS.

Beleza

Como prevenir o cancro

7,6 milhões de pessoas deverão morrer este ano de cancro. 12,4 milhões irão receber o diagnóstico. Prevenir é cada vez mais uma palavra-chave. Não se pode apontar o dedo só à genética. Aquilo que comemos, os químicos e o estilo de vida também são culpados. Saiba como pode combater o cancro!

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Resiliência: a habilidade que nos permite resistir e reconstruir-nos

Um artigo de opinião assinado pela coach Lúcia Palma sobre a importância da resiliência e como construí-la.

Celebridades

Shia LaBeouf proibiu FKA Twigs de manter contacto visual com outros homens

A cantora relatou alguns momentos "desesperantes" da relação.

#VozActiva

Joana Seixas: "Tenho a certeza de que vou acabar a viver no campo"

Joana Seixas, a protagonista da ACTIVA de fevereiro, abre o coração sobre a relação que tem com a natureza no #VozActiva deste mês.

Celebridades

As histórias de oito celebridades que já foram sem-abrigo

Antes de terem a sua primeira grande oportunidade, estes famosos chegaram a não ter onde viver.

Saúde

Os cuidados a ter com os animais de estimação durante a pandemia

Estas medidas assegurem a saúde e o bem-estar de toda a família neste período de confinamento.

Beleza

Cabelos encaracolados: esta escova está a tornar-se viral

Veja por si mesma.

Comportamento

5 brinquedos sexuais para aproveitar este São Valentim sem limites

Para casais, solteiros, ou simplesmente para deixar um amigo feliz.

Moda

Katie Holmes, Gigi Hadid e Alexa Chung adoram estes sapatos

Estas são apenas algumas das celebridades que estão rendidas a este modelo prático e confortável.

Moda

A tendência denim que vamos ver por todo o lado

Seja para uma sessão de fotografias em casa ou para ir trabalhar, se for o caso, atente nesta nova moda.

Saúde

Afinal, o sushi é ou não saudável?

O enigma resolvido, segundo alguns especialistas.

Comportamento

Afinal o que é uma vida sexual normal?

Especialistas analisaram o assunto e apresentam conclusões.

Diz Quem Sabe

Dicas úteis para um confinamento mais tranquilo com crianças em casa

Aqui ficam algumas sugestões da Dra. Carla Chambel, especialista em imunoalergologia, para tornar este tempo conturbado mais fácil para todos.