Qual a melhor gordura para o coração?

As ciências que estudam a alimentação e a sua interacção com a saúde do Homem são relativamente novas, e todos os dias são publicados estudos em todo o globo sobre estes temas. No entanto, de quando em vez, aparece um resumo de estudos anteriores, dando-nos uma ideia mais abrangente, mais fundamentada, do que é a realidade desta relação alimento/saúde. Em Fevereiro deste ano foi publicada, na American Journal of Clinical Nutrition, uma destas revisões do conhecimento feita por especialistas de vários países, incluindo a Universidade de Harvad e o Instituto Karolinska, com resultados animadores.

Ao juntar os dados obtidos em 11 investigações feitas na Europa e nos Estados Unidos verificou-se mais uma vez que é uma boa estratégia para a saúde do coração reduzir a gordura saturada, que normalmente é sólida à temperatura ambiente. Mas se pensarmos bem, ao reduzir um nutriente que nos fornece energia teremos de aumentar outro, de modo a poder viver, crescer e já agora conseguir cumprir as tarefas diárias.

Ora a questão que surpreendeu os cientistas foi que o risco de vir a desenvolver doença cardíaca é superior se reduzirmos as gorduras saturadas e aumentarmos o consumo de hidratos de carbono (pão, arroz, batata, massa, feijão…). Ao contrário, o mesmo risco diminui quando esta substituição se faz com gorduras poli-insaturadas (como as abundantes nos óleos vegetais feitos com sementes de milho, trigo, etc.), sendo que não haveria alteração do risco nas gorduras mono-insaturadas (típicas do azeite e óleo de amendoim).

A grande conclusão a retirar deste artigo será a certeza de se poder usar óleos vegetais com segurança, sabendo que não se está a cometer nenhuma falha grave alimentar. Este tipo de gordura, associado tradicionalmente a fritos, pode ser usado noutro tipo de confecções, como os estufados, guisados, assados ou para temperar em crú. Sozinho ou em conjunto com o azeite, é útil quando se pretende um sabor mais suave, que não mascare o sabor dos alimentos, ou até quando se pretende tornar o prato mais económico.

Mas atenção, o estudo não diz que o óleo é melhor que o azeite, pois não descreve que tipo de alimentos fornecia esta gordura mono-insaturada. Os benefícios do azeite não provêm apenas do seu tipo de gordura, mas essencialmente dos fitoquímicos, conjunto de substâncias com efeitos a nível da saúde das veias e artérias. E já agora não se esqueça que o benefício de usar azeite ou óleo vegetal perde-se quando há exagero nas quantidades, e por isso é sempre importante ser moderado nas quantidades!

Relacionados

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar