Qual a melhor gordura para o coração?

As ciências que estudam a alimentação e a sua interacção com a saúde do Homem são relativamente novas, e todos os dias são publicados estudos em todo o globo sobre estes temas. No entanto, de quando em vez, aparece um resumo de estudos anteriores, dando-nos uma ideia mais abrangente, mais fundamentada, do que é a realidade desta relação alimento/saúde. Em Fevereiro deste ano foi publicada, na American Journal of Clinical Nutrition, uma destas revisões do conhecimento feita por especialistas de vários países, incluindo a Universidade de Harvad e o Instituto Karolinska, com resultados animadores.

Ao juntar os dados obtidos em 11 investigações feitas na Europa e nos Estados Unidos verificou-se mais uma vez que é uma boa estratégia para a saúde do coração reduzir a gordura saturada, que normalmente é sólida à temperatura ambiente. Mas se pensarmos bem, ao reduzir um nutriente que nos fornece energia teremos de aumentar outro, de modo a poder viver, crescer e já agora conseguir cumprir as tarefas diárias.

Ora a questão que surpreendeu os cientistas foi que o risco de vir a desenvolver doença cardíaca é superior se reduzirmos as gorduras saturadas e aumentarmos o consumo de hidratos de carbono (pão, arroz, batata, massa, feijão…). Ao contrário, o mesmo risco diminui quando esta substituição se faz com gorduras poli-insaturadas (como as abundantes nos óleos vegetais feitos com sementes de milho, trigo, etc.), sendo que não haveria alteração do risco nas gorduras mono-insaturadas (típicas do azeite e óleo de amendoim).

A grande conclusão a retirar deste artigo será a certeza de se poder usar óleos vegetais com segurança, sabendo que não se está a cometer nenhuma falha grave alimentar. Este tipo de gordura, associado tradicionalmente a fritos, pode ser usado noutro tipo de confecções, como os estufados, guisados, assados ou para temperar em crú. Sozinho ou em conjunto com o azeite, é útil quando se pretende um sabor mais suave, que não mascare o sabor dos alimentos, ou até quando se pretende tornar o prato mais económico.

Mas atenção, o estudo não diz que o óleo é melhor que o azeite, pois não descreve que tipo de alimentos fornecia esta gordura mono-insaturada. Os benefícios do azeite não provêm apenas do seu tipo de gordura, mas essencialmente dos fitoquímicos, conjunto de substâncias com efeitos a nível da saúde das veias e artérias. E já agora não se esqueça que o benefício de usar azeite ou óleo vegetal perde-se quando há exagero nas quantidades, e por isso é sempre importante ser moderado nas quantidades!

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.