Qual a melhor gordura para o coração?

As ciências que estudam a alimentação e a sua interacção com a saúde do Homem são relativamente novas, e todos os dias são publicados estudos em todo o globo sobre estes temas. No entanto, de quando em vez, aparece um resumo de estudos anteriores, dando-nos uma ideia mais abrangente, mais fundamentada, do que é a realidade desta relação alimento/saúde. Em Fevereiro deste ano foi publicada, na American Journal of Clinical Nutrition, uma destas revisões do conhecimento feita por especialistas de vários países, incluindo a Universidade de Harvad e o Instituto Karolinska, com resultados animadores.

Ao juntar os dados obtidos em 11 investigações feitas na Europa e nos Estados Unidos verificou-se mais uma vez que é uma boa estratégia para a saúde do coração reduzir a gordura saturada, que normalmente é sólida à temperatura ambiente. Mas se pensarmos bem, ao reduzir um nutriente que nos fornece energia teremos de aumentar outro, de modo a poder viver, crescer e já agora conseguir cumprir as tarefas diárias.

Ora a questão que surpreendeu os cientistas foi que o risco de vir a desenvolver doença cardíaca é superior se reduzirmos as gorduras saturadas e aumentarmos o consumo de hidratos de carbono (pão, arroz, batata, massa, feijão…). Ao contrário, o mesmo risco diminui quando esta substituição se faz com gorduras poli-insaturadas (como as abundantes nos óleos vegetais feitos com sementes de milho, trigo, etc.), sendo que não haveria alteração do risco nas gorduras mono-insaturadas (típicas do azeite e óleo de amendoim).

A grande conclusão a retirar deste artigo será a certeza de se poder usar óleos vegetais com segurança, sabendo que não se está a cometer nenhuma falha grave alimentar. Este tipo de gordura, associado tradicionalmente a fritos, pode ser usado noutro tipo de confecções, como os estufados, guisados, assados ou para temperar em crú. Sozinho ou em conjunto com o azeite, é útil quando se pretende um sabor mais suave, que não mascare o sabor dos alimentos, ou até quando se pretende tornar o prato mais económico.

Mas atenção, o estudo não diz que o óleo é melhor que o azeite, pois não descreve que tipo de alimentos fornecia esta gordura mono-insaturada. Os benefícios do azeite não provêm apenas do seu tipo de gordura, mas essencialmente dos fitoquímicos, conjunto de substâncias com efeitos a nível da saúde das veias e artérias. E já agora não se esqueça que o benefício de usar azeite ou óleo vegetal perde-se quando há exagero nas quantidades, e por isso é sempre importante ser moderado nas quantidades!

Relacionados

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Mais no portal

Body Shaper

O truque simples que deixa os dentes naturalmente mais brancos

É tão, mas tão simples. Só precisa de algo que, muito provavelmente, tem em casa nesta altura do ano.

Pera Doce

Afinal, de que nos fala 'Nomadland', o filme que conquistou os Golden Globes?

Uma incursão honesta e realista na nova tribo dos nómadas modernos, aqueles que foram deixados para trás.

Fora da Caixa

Quebra vs Queda: entenda o que se passa com o seu cabelo

Sabia que perdemos, em média, até 100 fios de cabelo por dia?

Diz Quem Sabe

6 mitos e verdades sobre a endometriose

Março é o mês mundial da consciencialização para esta doença que afeta uma em cada 10 mulheres e pode causar infertilidade

Celebridades

Entrevisa de Oprah a Meghan e Harry traz revelações 'chocantes'

Parece que a famosa apresentadora teve bastante liberdade na escolha de questões - e as respostas podem surpreender.

Comportamento

Estudo revela que maior desafio à parentalidade é mesmo a pressão social

As conclusões são de um estudo realizado pela Kantar a pedido da Nestlé.

Beleza

A tendência de manicure que temos de exerimentar

Perfeita para chamar a primavera!

Diz Quem Sabe

Uma viagem à origem das origens do beachwear

É preciso conhecer o passado para entender como chegámos aos modelos que são populares hoje em dia.

Mulheres Inspiradoras

Ana Leovy: "sempre fui mais atraída pela imperfeição das formas"

A artista mexicana foi desafiada para criar três peças para a coleção cápsula da Mango que assinala o Dia da Mulher.

Comportamento

Casais: é aceitável discutir à frente dos filhos?

Uma dúvida de muitos, respondida por uma especialista.

Saúde

Existe um limite seguro para a ingestão de bebidas alcoólicas?

Saiba o que diz a ciência sobe este assunto.

Beleza

Cindy Crawford mantém este truque de beleza desde os 19 anos

A modelo tem 55 anos.