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Onde estão as toxinas? Quer uma resposta sincera? Em todo o lado!

Apesar de serem directamente proporcionais aos nossos excessos e erros alimentares, é impossível escapar-lhes. Encontram-se nos alimentos que ingerimos, no ar que respiramos, nas bebidas alcoólicas, no café e na água que bebemos, nos medicamentos que tomamos.

O que acontece é que, com o passar dos anos, os rins e o fígado começam a funcionar cada vez pior, os líquidos ficam retidos nos tecidos e a pele mostra-se baça e sem brilho, dado que o organismo não elimina as toxinas ao mesmo ritmo que as consome.

É por isso que, como salienta a nutricionista inglesa Gillian McKeith, autora do livro ‘Você É O Que Come’, apesar do organismo possuir formas naturais de se desintoxicar, por vezes é necessário uma pequena ajuda. É aí que entram as dietas de desintoxicação, que visam restabelecer a capacidade do organismo eliminar tudo o que não interessa.

Quando fazer: O melhor momento é o final da Primavera, início do Verão, quando há mais frutas e vegetais frescos disponíveis. E como o tempo está mais quente, o nosso apetite apresentar tendência para diminuir. Por outro lado, como lembra Teresa Branco, especialista em perda de peso, “deve optar por um momento em que se encontre em boas condições de saúde e sem níveis de stress aumentados.”

Tipo de dieta: Acima de mais, as dietas ou curas de desintoxicação têm como objectivo eliminar as substâncias prejudiciais que se acumulam no nosso organismo e promover a renovação celular dos tecidos do corpo e não tanto perder peso. Implicam, por norma, um acréscimo da ingestão de líquidos e uma selecção diferenciada dos alimentos de acordo com as suas características mais ou menos depurativas.


Alimentos a privilegiar: “Como grande parte dos nutrientes alimentares se perde durante a sua preparação, comer alimentos próximos do seu estado natural é essencial em qualquer plano de desintoxicação”, salientam os autores do livro ‘Plano de Quatro Semanas Para Caber No Seu Biquini” (Texto Editora). Por isso, dê preferência a frutas, legumes frescos e crus, lentilhas, leguminosas e arroz integral.


Hábitos a evitar: Não fume, não beba álcool, evite tomar medicamentos ou ingerir qualquer bebida com cafeína.


Efeitos secundários: Cansaço, dores de cabeça ou musculares, bem como alterações de humor, são normais durante os primeiros dias.


Cuidados a ter: “Deve certificar-se que se encontra em condições de saúde que lhe permitam envolver-se nesta restrição alimentar; deve confirmar que os alimentos que ingere são, pelo menos, minimamente equilibrados e, possivelmente, um complemente vitamínico e mineral poderia ser uma boa opção”, realça Teresa Branco. A especialista alerta também para que, depois da dieta, os alimentos mais calóricos sejam introduzidos gradualmente.

Dois planos para pôr em prática

Neste momento, chegou por certo à conclusão que tudo isto é muito bonito, mas, no dia-a-dia, como é que pode colocar estes princípios em prática? Para ajudá-la, deixamos-lhe aqui dois planos de ‘limpeza’ do organismo, fáceis de executar.


Uma semana de limpeza

No livro ”Plano de Quatro Semanas Para Caber No Seu Biquini’, é apresentado um plano de desintoxicação com a duração de sete dias.

1ª dia: Só água (a que pode adicionar umas gotas de limão), sumos de fruta e vegetais; chás sem açúcar, de ervas ou especiarias; caldo à base de vegetais frescos

2ª dia: Líquidos e fruta: maças, ananás, manga, uvas e melancias, de preferência biológicos.

3º dia: Inclua vegetais crus: funchos, agrião, folhas de dente de leão e salsa.

4ª dia: Adicione vegetais cozidos e arroz integral. Dê preferência ao alho-porro, cebola e alho; alcachofra e beterraba.

5º dia: Inclua feijão, lentilhas, frutos secos e sementes;

6º dia: Pode juntar alimentos cereais e iogurtes com bifidus activos à dieta.

7ª dia: Já pode comer peixe.

Tire uns alimentos, aumente outros


Nish Joshi, guro alimentar das estrelas de Hollywood, como Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett, propõe um plano de ‘desintoxicação holística’ (exposto no seu livro ‘Dr. Joshi’s Holistic Detox: 21 Days to a Healthier, Slimmer You For Life’), inspirado na medicina ayurvédica, e que se baseia na ideia que se devem retirar das refeições, durante três semanas, os alimentos com um ph ácido. Desta forma, melhora-se o funcionamento dos rins e do fígado.

De acordo com esta dieta, não deve comer durante este período alimentos ácidos, como carnes vermelhas, leite de vaca e derivados, frutas (com excepção da banana), farinha branca e glúten, álcool, frutas secos (menos nozes e amêndoas), batata, tomate, presunto, café, chás que não sejam de ervas e sem açúcar, chocolates, doces e produtos industrializados em geral (ketchup, maionese, mostarda…). Pode comer carne de aves, peixe, arroz integral, iogurte natural, vegetais de cor ver-de escuro, ovos, legumes, pão e cereais integrais, mel, azeite, lentilhas, soja e tofu.

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