126935844.jpg

Num estudo, publicado no Jornal de Fisiologia, da Universidade da Califórnia, uma equipa de investigadores liderada pelo professor Fernando Gomez-Pinilla, demonstra, com base numa experiencia laboratorial, como o que se come afecta a nossa inteligência. Os cientistas procederam-se à comparação entre os efeitos de uma dieta rica em xarope de milho, com elevado teor de frutose, e que é seis vezes mais doce do que a cana de açúcar e um ingrediente muito utilizado em comida processada, com uma alimentação com presença de ácidos gordos ómega-3, conhecidas pelo seu papel de auxilares da memória e do processo de aprendizagem, presentes em alimentos como nozes e salmão.

O teste foi feito em ratos, que foram divididos em dois grupos: um seguiu a ‘dieta do açúcar’, o outro comia de forma saudável. Antes disso, os ratos foram colocados num labirinto, onde existiam pontos de referência para ajudar a que memorizassem o caminho.

Quando, passadas seis semanas, foram ‘recolocados’ no labirinto, o grupo de ratos que tinha seguido a dieta rica em xarope de milho foi mais lento a completar a tarefa, tendo perdido a capacidade de aprender e recordar informações. O professor Gomez afirma que “este estudo demonstra que aquilo que comemos pode afectar como pensamos; adicionar ácidos ómega 3 às refeições pode ajudar a minimizar os danos que uma dieta rica em açúcar provoca nos nossos cérebros.”

E agora, se está a pensar ‘mas isto foi feito com ratos’, lembramos apenas que a química dos cérebros dos pequenos animais é muito parecida com a nossa…

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Como fazer a dieta avançar quando parece parada

Se a sua dieta parece ter deixado de dar resultados, não desista, porque é absolutamente normal. O que não significa que, com perserverança, a sua dieta não se torne um sucesso.

Beleza

Dietas: o que nos impede de perder peso

Por vezes, uma alimentação equilibrada ou mesmo dietas, bem como a prática de exercício não chegam para obter resultados, porque há factores que dificultam ou obstruem a perda de peso.

Beleza

Mitos dos truques e dietas mágicas

Todos já ouviram falar sobre alguns pequenos truques e magias que se dizem eficazes na perda de peso rápida. Desconfiem! A Nutrição é uma ciência lógica, de causa-efeito, e o nosso corpo metaboliza e digere os alimentos como uma máquina com livro de instruções, por isso não há espaço para magias.

Beleza

Nutrigenética: a dieta certa está no ADN

Já existem testes genéticos que permitem saber quais os alimentos que melhor metabolizamos. A partir daqui, especialistas prometem traçar a dieta certa para cada pessoa, com resultados muito positivos. Fomos saber como.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.