139878781.jpg

O biquini está desesperado à sua espera, o tempo quente pede camisolas de alças e as saias e calções chamam por si. Isto significa que é chegada a altura da “operação depilação”! E, se sabemos que a depilação definitiva é uma solução cada vez mais procurada, a verdade é que, este ano, já não vai a tempo, a não ser que queria abdicar dos seus dias de praia – este método não é aconselhado numa pele bronzeada, além de que a exposição ao sol está interdita entre sessões. Mas não tem motivo para se preocupar, pois existem muitos outros métodos ao seu dispor. Avalie prós e contras e escolha o que mais lhe convêm.

Lâmina

Vantagens: É indolor, pois já existem lâminas concebidas especificamente para a depilação feminina, que reduzem o risco de cortes; é rápida (três minutos no banho e está feito!); pode ser feita em qualquer sítio (até na casa de banho do escritório se descobrir que tem um pêlos na perna antes daquele jantar) e económica. Além disso, no mercado já existem espumas que amaciam e protegem a epiderme durante este tipo de depilação. Ah, e é verdade: o mito de que os pêlos crescem mais fortes é apenas isso: um mito!

Desvantagens: Corta o pêlo em vez de o arrancar pela raiz, o que significa que os resultados são de curta duração. Pode ocorrer também o aparecimento de pêlos encravados.

Dica: Utilize sempre a lâmina no sentido contrário ao crescimento do pêlo. As lâminas devem estar sempre limpas e novas para evitar cortes e irritações Desinfecte no final e aplique um creme hidratante. Não use a lâmina em zonas irritadas.

Indicações: Pernas, axilas e virilhas.

Duração: Dois a três dias.

Creme depilatório

Vantagens: Não provoca dor, é económico e aplica-se facilmente no duche, demorando, em média, entre 10 a 15 minutos a actuar. Deixa a epiderme muito macia.

Desvantagens: Pode causar alergia, caso se exceda o tempo de aplicação. Não arranca o pêlo pela raiz.

Dicas: É recomendada que seja testada a sensibilidade ao creme antes da primeira aplicação, utilizando numa área limitada da pele.

Indicações: Pernas, axilas e virilhas.

Duração: Três a cinco dias.

Depiladora eléctrica

Vantagens: Arranca o pêlo pela raiz e pode ser transportada facilmente em viagem. Os modelos disponíveis no mercado são cada vez mais variados e alguns incluem um sistema de massagem suave. A máquina, se for devidamente manuseada, dura muito tempo.

Desvantagens: Implica um investimento inicial de dinheiro. As mulheres mais sensíveis podem sentir alguma dor. Apenas deve ser utilizada quando os pêlos apresentam um comprimento razoável (três a quatro milímetros).

Dicas: Não prescinda de um creme hidratante pós depilatório.

Indicações: Pernas e virilhas.

Duração: Duas a quatro semanas.

Cera quente

Vantagens: Permite remover os pêlos na totalidade, assegurando um resultado duradouro. Dado que o calor abre os poros, facilitando a saída do pêlo, não é muito dolorosa. Geralmente, é aplicada por uma esteticista, mas também é possível fazê-lo em casa. Neste caso, a cera é aquecida em banho-maria, no microondas ou em aquecedores específicos para este fim.

Desvantagens: Dado que é a quente, este método de depilação não é recomendado a mulheres com problemas circulatórios (sobretudo em caso de varizes). Não pode ser utilizada quando o pêlo ainda é muito curto. Provoca alguma dor.

Dicas: Assegure-se que vai a um local de segurança onde a cera não é reutilizada. Complemente com um creme pós-depilatório.

Indicações: pernas, axilas, virilhas e buço.

Duração: Entre 20 a 30 dias.

Cera fria

Vantagens: Extrai o pêlo pela raiz. Pode ser utilizada por mulheres que tenham problemas circulatórios. Usado nos centros de estética, mas também em casa, dado que existem no mercado diversos produtos em formato de bandas de cera e roll-on. Como é aplicada sobre papel celofane e depois colocada sobre a pele, tem a vantagem de ser mais higiénica, dado que não pode ser alvo de reutilização.

Desvantagens: Trata-se de um método demorado (por vezes é preciso repetir a operação na mesma região do corpo). Só pode ser utilizado quando os pêlos apresentam um comprimento entre três a quatro milímetros).

Dicas: Uma vez escolhida a área de depilação, desinfecte o local com um algodão embebido em álcool para evitar riscos de infecção. É indispensável secar a área antes da depilação. Caso contrário, a cera não terá aderência e os pêlos não serão removidos. Por isso, evite passar óleos ou cremes hidratantes horas antes da depilação. A seguir, aplique a banda e puxe de uma só vez no sentido contrário ao do crescimento dos pê.

Indicações: Pernas, axilas, virilhas e buço.

Duração: Duas a quatro semanas.

Para um resultado perfeito…

*Não faça depilação caso a pele estiver irritada.

*Realize uma esfoliação de 10 em 10 dias, para que os pêlos não encravem.

*Aplique sempre um creme hidratante após a depilação.

*Depois de realizar esta operação nas axilas, evite recorrer a desodorizante com álcool (pelo menos durante 12 a 24 horas).

*Para travar o crescimento aplique uma loção de acção retardante.

*Se não deseja depilar o buço, opte por um produto descolorante.

*Tome um banho de água quente antes de depilar-se.


Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Fique bronzeada enquanto come

Esqueça os solários, deixe de acumular boiões de creme e nem pense em ficar a ‘torrar' debaixo do sol do meio-dia. O segredo de um belo bronzeado está à distância do frigorífico.

Beleza

Sofia Cerveira embaixadora de uma boa causa

Sofia Cerveira (SIC) é embaixadora do Bijoux, um projecto de solidariedade da La Roche-Posay em prol do Programa de Tratamentos de Crianças Queimadas do Hospital D. Estefânia.

Beleza

Quanto custa ser como elas?

São ricas e famosas. O corpo, é claro, ajuda ao sucesso, mas não fica nada barato. Fizemos contas e descobrimos que, se quiséssemos ser como elas, teríamos de gastar muito dinheiro.

Beleza

INQUÉRITO: Cirurgia estética

Que cirurgia estaria disposta a fazer para melhorar a sua imagem? Responda ao inquérito ACTIVA! - Este inquérito está Encerrado: veja os resultados!

Beleza

Prepare o corpo para a praia

As técnicas cada vez mais modernas reduzem o tempo de recuperação e permitem obter os resultados desejados a tempo de ir para a praia! Espreite as novidades mais recentes.

Beleza

A B C do BRONZEADO - H a Z

Mesmo que ache que já sabe tudo sobre sol e bronzeado, estes conselhos podem salvar-lhe a pele e ajudá-la a conseguir uma bela cor.

Mais no portal

Lifestyle

5 dicas para "desligar" quando está em teletrabalho

Por vezes, trabalhar em casa torna difícil estabelecer limites. Saiba como dar a volta ao problema.

Moda

Os Stan Smith estão agora mais sustentáveis, mas com o mesmo estilo de sempre

Em prol da diminuição dos resíduos de plástico.

Moda

3 formas de incorporar cores néon em visuais para o dia a dia

A influencer Leonie Hanne mostra que cores néon são sempre uma aposta vencedora.

Moda

Esta vai ser a mala imprescindível de todas as estações

Conheça o modelo que conquistou as 'influencers'.

Diz Quem Sabe

Infeliz no trabalho? Saiba o que pode estar a paralisar e a prejudicar a sua carreira

Dez conselhos para fazer a mudança que deseja.

Saúde

As sestas têm este benefício inesperado para a saúde

Uma sesta por dia, nem sabe o bem que lhe fazia. Quem o diz (e comprova) é a ciência.

Lifestyle

Ora aqui está uma forma mesmo doce de mimarmos a nossa mãe

Várias opções para partilhar com a mulher das nossas vidas.

Finanças de A a Z

Bancos digitais: três coisas importantes que deve saber

Os bancos digitais estão a ganhar cada vez mais espaço no mercado e, por isso mesmo, são o tema central deste episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Moda

Uma lingerie para quem se preocupa com o ambiente

Confira a nova coleção “Honest” da Women´s Secret

Moda

Julia Roberts é a imagem da felicidade neste novo vídeo da Chopard

Happy Sport 33 mm e Happy Sport the First são as novas propostas da marca

Nas Bancas

ACTIVA de maio: Mães em tempos de mudança

A ACTIVA de maio, com Madalena Brandão e os filhos na capa, já chegou às bancas.