105867713.jpg

A maquilhagem é uma das áreas da cosmética que mais inseguranças suscita. Por isso, colocámos às maquilhadoras internacionais Hiromi Inoko e Lau-ra Mohberg, do Make-Up Team da Clinique, as dúvidas mais frequentes que nos chegam à revista. Habituadas a maquilhar actrizes, modelos, cantoras e outras famosas, elas dominam como ninguém a arte da maquilhagem e todos os seus truques. E sendo mulheres que também se maquilham a si próprias, sabem o que é que funciona na prática. São esses truques que elas partilham consigo, em exclusivo.

Quais os produtos que devo trazer sempre comigo?
Laura: Os que tendem a esbater-se ao longo do dia: blush, batom, lip-gloss e corrector. Se o blush for em gel, pode usá-lo também nos lábios. Em relação ao corrector, escolha o tipo de formulação que preferir e aplique-o ao de leve nas áreas que quer disfarçar.

Hiromi: Nunca saia de casa sem corrector, pó compacto e lip-gloss. Com estes três produtos conseguirá manter o aspecto fresco da sua maquilhagem todo o dia.

Como se aplica a máscara de pestanas para um efeito natural e sem grumos?
Laura: Se a sua máscara de pestanas faz grumos, talvez esteja velha ou seca e deve substituí-la. Ao aplicar, comece o mais perto possível da raiz das pestanas e vá subindo com um movimento de vaivém lateral, até ao topo. Deixe secar e aplique outra camada, se necessário. A seguir a cada aplicação separe as pestanas com um pentinho. Para evitar que esborrate, aplique pó translúcido nas pálpebras. Hiromi: Também é uma boa ideia limpar o excesso de máscara da escova, passando-a num lenço de papel antes de aplicar.

Como posso disfarçar as olheiras e os papos sob os olhos?
Laura: Usando um corrector com a formu-lação certa. Quanto mais escura a olheira, mais opaco deve ser o corrector, o que eu gosto de obter através de sobreposição de camadas finas. Escolha-o dois tons mais claro que a sua base, aplique com um pincel pequeno sobre a olheira e esbata a zona de demarcação com a base. Se tem papos, a prevenção é o melhor remédio: durma o suficiente, faça exercício para estimular a circulação e evite alimentos com conservantes, hormonas e ingredientes artificiais. Aplique o corrector apenas na zona escura abaixo do papo, tendo em mente que as cores claras ressaltam e as escuras retrocedem.

Hiromi: Comece por aplicar um creme hidratante para o contorno de olhos, para ajudar a manter a cremosidade do corrector durante a aplicação. Use pouca quantidade e esbata com pancadinhas leves, apenas onde é necessário, sobrepondo até o escuro desaparecer. Para melhores resultados, o corrector deve ser sempre um tom mais claro do que o da base.

O que devo aplicar primeiro, a base ou o corrector?
Hiromi: Eu gosto de aplicar primeiro o corrector nas olheiras, borbulhas e manchas e, a seguir, aplico a base e esbato, esbato, esbato, que é o segredo para criar uma tez perfeita.

Como posso saber qual é a base certa para mim?

Laura: Seleccione três bases cujo tom lhe pareça aproximado da sua tez e aplique um traço de cada uma delas na curva do queixo. Observe à luz natural: a base que parece desaparecer é a certa para si. Se a sua tez é morena-oliva, prefira uma base rosada. Se a sua pele é muito rosada, prefira um tom mais amarelado. Se a sua pele mudar de tom ao longo do ano, deve actualizar a cor da base e também, eventualmente, a sua textura: se a sua pele fica mais seca no Inverno, pode mudar para uma base mais cremosa e hidratante, por exemplo.

Como devo aplicar a base para ficar natural e invisível?

Laura: Depende da textura. Se é líquida, use um pincel próprio. Para uma base em creme, prefira uma esponja humedecida, que vai absorver o excesso de produto e evitar que fique demasiado visível. Se a base é creme-pó, use uma esponja seca ou húmida. Mas prepare sempre a pele com um hidratante ou uma pré-base.

Hiromi: Pode usar os seus dedos ou uma esponja, desde que esbata bem de forma a obter uma cobertura o mais transparente possível. Às vezes, gosto de misturar a base líquida ou em creme com um produto hidratante para um visual absolutamente transparente. Para fixar a base, pincele todo o rosto levemente com pó solto, usando um pincel grande.

Como é que se aplica um blush em gel ou em creme?

Laura: Para aplicar um blush em creme o ideal é usar um pincel para base. Eu gosto de o usar por cima da base, ou mesmo do pó, para dar à pele um ar fresco. E o blush em gel é fantástico: gosto de aplicá-lo com os dedos nas maçãs do rosto. Pode usá-lo sobre a pele nua, sob o blush em pó para o fazer durar mais ou sobre a base. O efeito destes blushes é muito diferente da versão em pó, que é mais mate.

Hiromi: O blush em creme ou gel pode ser aplicado com os dedos nas maçãs do rosto, e esbatido para cima e para os lados, para dar um ar coradinho natural. Estas texturas permitem um resultado mais natural do que o pó.

Há alguma regra para escolher os tons de maquilhagem em função da cor dos olhos e do cabelo?

Laura: Não há regras. Todas as mulheres sabem instintivamente quais são as cores que lhes animam o rosto e quais as que lhes dão um ar triste e cansado. No entanto, há tons de maquilhagem que realçam a cor dos olhos: se os seus são castanhos ou verdes, use sombras amareladas/douradas, violeta e cor de vinho; se tem olhos azuis, as sombras amarelo-dourado e castanho–avermelhado irão realçá-los. Mas também gosto de um visual monocromático.

Hiromi: As louras ficam fantásticas com bege-acinzentado ou castanho-mogno nos olhos e rosa-claro a médio nos lábios.

As morenas com olhos castanhos ou avelã ficam sempre bem em tons de terra e castanhos médios nos olhos e rosa-acastanhado ou ameixa nos lábios. Para as ruivas, o bege-acinzentado, o verde-musgo e os castanhos são as cores ideais nos olhos, combinadas com rosa-acastanhado ou pêssego nos lábios. As negras e as morenas com cabelo muito escuro ficam sempre bem com sombras castanhas ou acastanhadas e batons em tons de vermelho-acastanhado, ameixa, rosa ou pêssego.

Será que posso usar batom vermelho?

Laura: Repita comigo: todas as mulheres podem usar batom vermelho. Há uma tal variedade de tons que é impossível não encontrar um que lhe fique bem. A textura neste caso é tão importante como o tom. Como regra, quanto mais madura é uma mulher, mais mate deve ser o seu batom vermelho, porque é mais sofisticado mas também para a cor não fugir pelas ruguinhas em redor da boca.

Hiromi: Uma boa regra é escolher um vermelho que seja um tom mais escuro que a cor natural dos seus lábios.

E o eyeliner líquido, como se aplica?

Laura: Pode aplicá-lo de diversas maneiras, conforme o efeito que pretende. Se quer simplesmente que as suas pestanas pareçam mais numerosas, faça um ponteado ao longo da linha das pestanas com a ponta do pincel. Para um visual mais dramático, puxe o lado exterior da pálpebra ligeiramente para o lado e trace uma linha com o pincel junto às pestanas de cima. Para um efeito mais suave, opte por um eyeliner castanho, cor de vinho ou azul, em vez de preto.

Hiromi: Comece por desenhar a linha no canto interno da pálpebra. O ideal é que ela se esbata ligeiramente em direcção ao canto exterior, mas esse efeito requer alguma prática. Eu gosto de esticar um pouco a linha para fora do canto externo do olho, para criar um visual mais delicado.

Laura Mohberg

‘É espantoso ver o que um pouco de cor pode fazer para alegrar o rosto de uma mulher.’ Já maquilhou: Goldie Hawn e Rachel Weisz Produtos Clinique preferidos: Glosswear for Lips, Superdefense Moisturizer, Airbrush Concealer, High Impact Mascara

Hiromi Inoko

‘A maquilhagem é como um acessório para o rosto. Tal como uma mala ou uns sapatos fantásticos, ela pode rematar um visual.’ Já maquilhou: Charlize Theron e Hilary Swank Produtos Clinique preferidos: Line Smothing Concealer, High Impact M ascara, Blended Face Powder e Colour Surge Impossibily Glossy

Por Isabel Vidal

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

É o fim do mundo dos escritórios como o conhecemos, mas está tudo bem!

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

Há novas imagens do casamento de Dânia Neto com Luís Matos Cunha

EXCLUSIVO: “Big Brother” - Catarina Miranda deixou um namorado cá fora e tem uma relação tensa com a mãe

EXCLUSIVO: “Big Brother” - Catarina Miranda deixou um namorado cá fora e tem uma relação tensa com a mãe

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

O que quer o

O que quer o "novo" Pedro Passos Coelho?

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

Investigação da FMUP cria novo biomaterial para tratar infeções ósseas

JL 1396

JL 1396

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Dânia Neto de luto depois do casamento

Dânia Neto de luto depois do casamento

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

Extraterrestres podem ser roxos e não verdes

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

"Um momento poderoso e triste". A melhor foto do ano e as outras imagens vencedoras do World Press Photo

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites