105867713.jpg

A maquilhagem é uma das áreas da cosmética que mais inseguranças suscita. Por isso, colocámos às maquilhadoras internacionais Hiromi Inoko e Lau-ra Mohberg, do Make-Up Team da Clinique, as dúvidas mais frequentes que nos chegam à revista. Habituadas a maquilhar actrizes, modelos, cantoras e outras famosas, elas dominam como ninguém a arte da maquilhagem e todos os seus truques. E sendo mulheres que também se maquilham a si próprias, sabem o que é que funciona na prática. São esses truques que elas partilham consigo, em exclusivo.

Quais os produtos que devo trazer sempre comigo?
Laura: Os que tendem a esbater-se ao longo do dia: blush, batom, lip-gloss e corrector. Se o blush for em gel, pode usá-lo também nos lábios. Em relação ao corrector, escolha o tipo de formulação que preferir e aplique-o ao de leve nas áreas que quer disfarçar.

Hiromi: Nunca saia de casa sem corrector, pó compacto e lip-gloss. Com estes três produtos conseguirá manter o aspecto fresco da sua maquilhagem todo o dia.

Como se aplica a máscara de pestanas para um efeito natural e sem grumos?
Laura: Se a sua máscara de pestanas faz grumos, talvez esteja velha ou seca e deve substituí-la. Ao aplicar, comece o mais perto possível da raiz das pestanas e vá subindo com um movimento de vaivém lateral, até ao topo. Deixe secar e aplique outra camada, se necessário. A seguir a cada aplicação separe as pestanas com um pentinho. Para evitar que esborrate, aplique pó translúcido nas pálpebras. Hiromi: Também é uma boa ideia limpar o excesso de máscara da escova, passando-a num lenço de papel antes de aplicar.

Como posso disfarçar as olheiras e os papos sob os olhos?
Laura: Usando um corrector com a formu-lação certa. Quanto mais escura a olheira, mais opaco deve ser o corrector, o que eu gosto de obter através de sobreposição de camadas finas. Escolha-o dois tons mais claro que a sua base, aplique com um pincel pequeno sobre a olheira e esbata a zona de demarcação com a base. Se tem papos, a prevenção é o melhor remédio: durma o suficiente, faça exercício para estimular a circulação e evite alimentos com conservantes, hormonas e ingredientes artificiais. Aplique o corrector apenas na zona escura abaixo do papo, tendo em mente que as cores claras ressaltam e as escuras retrocedem.

Hiromi: Comece por aplicar um creme hidratante para o contorno de olhos, para ajudar a manter a cremosidade do corrector durante a aplicação. Use pouca quantidade e esbata com pancadinhas leves, apenas onde é necessário, sobrepondo até o escuro desaparecer. Para melhores resultados, o corrector deve ser sempre um tom mais claro do que o da base.

O que devo aplicar primeiro, a base ou o corrector?
Hiromi: Eu gosto de aplicar primeiro o corrector nas olheiras, borbulhas e manchas e, a seguir, aplico a base e esbato, esbato, esbato, que é o segredo para criar uma tez perfeita.

Como posso saber qual é a base certa para mim?

Laura: Seleccione três bases cujo tom lhe pareça aproximado da sua tez e aplique um traço de cada uma delas na curva do queixo. Observe à luz natural: a base que parece desaparecer é a certa para si. Se a sua tez é morena-oliva, prefira uma base rosada. Se a sua pele é muito rosada, prefira um tom mais amarelado. Se a sua pele mudar de tom ao longo do ano, deve actualizar a cor da base e também, eventualmente, a sua textura: se a sua pele fica mais seca no Inverno, pode mudar para uma base mais cremosa e hidratante, por exemplo.

Como devo aplicar a base para ficar natural e invisível?

Laura: Depende da textura. Se é líquida, use um pincel próprio. Para uma base em creme, prefira uma esponja humedecida, que vai absorver o excesso de produto e evitar que fique demasiado visível. Se a base é creme-pó, use uma esponja seca ou húmida. Mas prepare sempre a pele com um hidratante ou uma pré-base.

Hiromi: Pode usar os seus dedos ou uma esponja, desde que esbata bem de forma a obter uma cobertura o mais transparente possível. Às vezes, gosto de misturar a base líquida ou em creme com um produto hidratante para um visual absolutamente transparente. Para fixar a base, pincele todo o rosto levemente com pó solto, usando um pincel grande.

Como é que se aplica um blush em gel ou em creme?

Laura: Para aplicar um blush em creme o ideal é usar um pincel para base. Eu gosto de o usar por cima da base, ou mesmo do pó, para dar à pele um ar fresco. E o blush em gel é fantástico: gosto de aplicá-lo com os dedos nas maçãs do rosto. Pode usá-lo sobre a pele nua, sob o blush em pó para o fazer durar mais ou sobre a base. O efeito destes blushes é muito diferente da versão em pó, que é mais mate.

Hiromi: O blush em creme ou gel pode ser aplicado com os dedos nas maçãs do rosto, e esbatido para cima e para os lados, para dar um ar coradinho natural. Estas texturas permitem um resultado mais natural do que o pó.

Há alguma regra para escolher os tons de maquilhagem em função da cor dos olhos e do cabelo?

Laura: Não há regras. Todas as mulheres sabem instintivamente quais são as cores que lhes animam o rosto e quais as que lhes dão um ar triste e cansado. No entanto, há tons de maquilhagem que realçam a cor dos olhos: se os seus são castanhos ou verdes, use sombras amareladas/douradas, violeta e cor de vinho; se tem olhos azuis, as sombras amarelo-dourado e castanho–avermelhado irão realçá-los. Mas também gosto de um visual monocromático.

Hiromi: As louras ficam fantásticas com bege-acinzentado ou castanho-mogno nos olhos e rosa-claro a médio nos lábios.

As morenas com olhos castanhos ou avelã ficam sempre bem em tons de terra e castanhos médios nos olhos e rosa-acastanhado ou ameixa nos lábios. Para as ruivas, o bege-acinzentado, o verde-musgo e os castanhos são as cores ideais nos olhos, combinadas com rosa-acastanhado ou pêssego nos lábios. As negras e as morenas com cabelo muito escuro ficam sempre bem com sombras castanhas ou acastanhadas e batons em tons de vermelho-acastanhado, ameixa, rosa ou pêssego.

Será que posso usar batom vermelho?

Laura: Repita comigo: todas as mulheres podem usar batom vermelho. Há uma tal variedade de tons que é impossível não encontrar um que lhe fique bem. A textura neste caso é tão importante como o tom. Como regra, quanto mais madura é uma mulher, mais mate deve ser o seu batom vermelho, porque é mais sofisticado mas também para a cor não fugir pelas ruguinhas em redor da boca.

Hiromi: Uma boa regra é escolher um vermelho que seja um tom mais escuro que a cor natural dos seus lábios.

E o eyeliner líquido, como se aplica?

Laura: Pode aplicá-lo de diversas maneiras, conforme o efeito que pretende. Se quer simplesmente que as suas pestanas pareçam mais numerosas, faça um ponteado ao longo da linha das pestanas com a ponta do pincel. Para um visual mais dramático, puxe o lado exterior da pálpebra ligeiramente para o lado e trace uma linha com o pincel junto às pestanas de cima. Para um efeito mais suave, opte por um eyeliner castanho, cor de vinho ou azul, em vez de preto.

Hiromi: Comece por desenhar a linha no canto interno da pálpebra. O ideal é que ela se esbata ligeiramente em direcção ao canto exterior, mas esse efeito requer alguma prática. Eu gosto de esticar um pouco a linha para fora do canto externo do olho, para criar um visual mais delicado.

Laura Mohberg

‘É espantoso ver o que um pouco de cor pode fazer para alegrar o rosto de uma mulher.’ Já maquilhou: Goldie Hawn e Rachel Weisz Produtos Clinique preferidos: Glosswear for Lips, Superdefense Moisturizer, Airbrush Concealer, High Impact Mascara

Hiromi Inoko

‘A maquilhagem é como um acessório para o rosto. Tal como uma mala ou uns sapatos fantásticos, ela pode rematar um visual.’ Já maquilhou: Charlize Theron e Hilary Swank Produtos Clinique preferidos: Line Smothing Concealer, High Impact M ascara, Blended Face Powder e Colour Surge Impossibily Glossy

Por Isabel Vidal

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Como resolver emergências de beleza: falhas no verniz, blush a mais...

Tem uma emergência de beleza? Veio ao sítio certo. Veja como resolver ou corrigir todos aqueles pequenos incidentes cosméticos que não matam mas moem.

Beleza

Tendências de maquilhagem Primavera-Verão: actualize o seu visual

Propostas pelas grandes marcas, ou em directo dos desfiles internacionais, os looks e tons de maquilhagem que se usam esta estação.

Beleza

Como aplicar pestanas postiças

Elas transformam o seu visual num abrir e fechar de olhos. E são mais fáceis de aplicar do que imagina

Beleza

Vídeo: Pestanas extravagantes

Os especialistas da MakeUp Forever ensinam passo-a-passo como aplicar pestanas extravagantes. Veja o VÍDEO!

Beleza

Tudo o que precisa para se maquilhar

Se gosta de maquilhagem, veja as paletas que descobrimos para si: é cada uma mais gira e prática do que a outra.

Beleza

Maquilhagem: os melhores visuais para usar durante o dia!

Os visuais, as cores e os produtos de maquilhagem que se usam para o dia neste inverno.

Beleza

Lição de maquilhagem: Como aplicar um pó solar

Para prolongar o aspecto bronzeado da pele, nada bate o pó bronzeador. Veja o vídeo para saber como aplicá-lo e siga as nossas sugestões para escolher o melhor para si.

Beleza

Aprenda a maquilhar-se para a noite: Vídeo passo-a-passo

ACTIVA e CHANEL ensinam-lhe como transformar a maquilhagem de dia para a noite.

Beleza

LIÇÃO DE MAQUILHAGEM: 3. A boca

ACTIVA e CHANEL ensinam-lhe como fazer uma maquilhagem para o dia, e transformá-la depois para a noite, com o mesmo conjunto de produtos.

Beleza

LIÇÃO DE MAQUILHAGEM - 2.Os olhos

ACTIVA e CHANEL ensinam-lhe como fazer uma maquilhagem para o dia, e transformá-la depois para a noite, com o mesmo conjunto de produtos.

Beleza

LIÇÃO DE MAQUILHAGEM - 1.A tez

ACTIVA e CHANEL ensinam-lhe como fazer uma maquilhagem para o dia, e transformá-la depois para a noite, com o mesmo conjunto de produtos.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.