144207849.jpg

Actualmente, o grande desafio é criar receitas saudáveis e simultaneamente saborosas. Comece por reduzir gradualmente a quantidade de açúcar das suas receitas e verá que, mesmo assim, ainda continuam doces. Se decidir usar edulcorantes em substituição do açúcar, tenha em conta que a equivalência dos edulcorantes em relação ao açúcar.

Sempre que possível escolha receitas que possa utilizar fruta fresca. Ocasionalmente pode usar fruta enlatada, mas em calda natural. Se recorrer a fruta cristalizada, demolhe-a para retirar o excesso de açúcar.

Além disso, reduza a quantidade de gorduras de algumas receitas e opte por gorduras mais saudáveis. Prefira as de origem vegetal (margarinas/cremes vegetais para culinária) em detrimento das gorduras saturadas de origem animal (manteiga). Tente também substituir as natas por iogurte natural magro ou queijo magro batido. E experimente trocar parte da farinha por farinha integral, desta forma contabiliza mais fibras nas suas sobremesas.

Os gelados podem ser exemplo de uma sobremesa alternativa. Os gelados são uma verdadeira tentação e são também um bom exemplo de alimentos que têm vindo a tornarem-se nutricionalmente mais saudáveis e equilibrados. Na verdade, podemos dividir os gelados por várias categorias, de acordo com o ingrediente base que entra na composição. Assim sendo, podemos encontrar gelados de leite, os de nata, os de fruta, feitos à base de água e ainda os sorvetes. O seu valor nutricional já levou a Dra. Ursula Schwab, nutricionista clínica da Universidade de Kuopio, Finlândia, a afirmar: “os gelados podem facilmente fazer parte de uma alimentação equilibrada, se forem usados em substituição de outras sobremesas com alto teor enérgico e baixo valor nutricional”.

Importante não esquecer, em todas as escolhas alimentares é necessário ter bom senso e moderação na quantidade ingerida. Adopte um estilo de vida saudável, seja mais activo e pratique exercício físico regular.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Qual foi o truque para perder peso que melhor funcionou consigo?

Perder peso é, sabemos, um problema bem feminino e todas nós já experimentámos dietas e conselhos de amigas para emagrecer. Partilhe connosco qual foi o melhor truque que funcionou consigo para perder aqueles quilos a mais e pode ser que veja a sua resposta publicada na nossa revista!

Beleza

Perca peso no verão

Aproveite o verão a 100% sem ceder às desculpas da praxe que a fazem engordar. Recarregue energia, não peso.

Beleza

Toda a verdade sobre dietas que fizeram fama... e que não resultam!

Todas ouvimos falar de uma amiga, cunhada ou prima que fez a dieta da lua, do Dr.Atkins ou do tipo sanguíneo e emagreceu dez quilos num ápice. Mas com graves riscos para a saúde.

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

9 truques para aprender a comer

Ovos estrelados com batatas fritas ou grandes pratadas de esparguete com carne podem ser refeições deliciosas, mas são, sem dúvida desequilibradas. Mas não pense que uma dieta equilibrada equivale a comer só alface e maçãs. Saber comer é uma verdadeira arte.

Beleza

Programa 'barriga lisa em 4 dias'!

Contamos-lhe o segredo da dieta que promete fazê-la perder três quilos em quatro dias - acabando com o inchaço da barriga - e sete quilos em quatro semanas.

Beleza

Livre-se dos quilos extra para sempre

Bob Greene é um dos gurus norte-americanos da perda de peso. No livro ‘Best Life Diet’ propõe um programa para perder peso racionalmente e sem dramas. Inspire-se e diga adeus às dietas iô-iô.

Beleza

Truques super úteis para fazer dieta!

Há pequenos truques que ajudam a emagrecer e não implicam abdicar de comer. Qualquer uma de nós os pode levar a cabo no dia-a-dia sem esforço nem sacrifício. Acabe por isso com as dietas que nunca funcionam.

Beleza

Reconhece estes hábitos? Cuidado, que arruínam a sua dieta

De nada adianta meter-se em dietas se não controlar alguns maus hábitos e pulsões que atentam contra a sua linha.

Beleza

Dieta: recupere a linha depois das festas

Para ganhar a silhueta que sofreu alguns 'danos' em ´época de festas, aqui ficam três dietas que lhe permitem perder os quilos extra

Mais no portal

Moda

Mafalda Carvalho mostra os desfiles (e as emoções) do último dia de Portugal Fashion

Veja tudo o que aconteceu na Alfândega do Porto.

Lifestyle

A Pizzaria Luzzo é uma das pérolas da Graça

Da comida ao ambiente, tudo é pensado para proporcionar refeições (e momentos) super agradáveis.

Lifestyle

Esta câmara trendy foi concebida para tirar selfies

Ela permite tirar, imprimir e partilhar fotografias em movimento. Um sonho para a Geração Z.

Beleza

5 cortes de cabelo clássicos que nunca saem de moda

Em equipa que ganha não se mexe.

Moda

Bailarinas: como usar estes sapatos clássicos de formas contemporâneas

Inspire-se nestas estrelas das redes sociais para adicionar estes sapatos versáteis e elegantes aos seus próximos visuais de outono.

Saúde

Cuidados a ter com a saúde íntima feminina quando as temperaturas descem

Eis as dicas de um ginecologista e obstetra dos hábitos a adotar nesta altura do ano.

Comportamento

Advogada elege as 5 razões mais comuns para o divórcio

Curiosamente, a traição não é uma delas.

Moda

Be The Change: tecidos reciclados e produção responsável com o selo de qualidade Tezenis

Uma coleção de ‘underwear’ bonita, sustentável e mais amiga do ambiente.

Diz Quem Sabe

Pele sensível e pele sensibilizada: entenda as diferenças

E saiba quais os cuidados a ter.

Saúde

Como os cuidados para bebés podem aliar-se à sustentabilidade

Opções para os pais que procuram produtos que causem o menor impacto possível no meio ambiente.

Saúde

A dor crónica não é um problema individual – é um problema de saúde pública

Um artigo de opinião assinado por um grupo de especialistas da Escola de Medicina da Universidade do Minho, a propósito do Dia Nacional da Luta Contra a Dor (15 de outubro).