145160736.jpg

É inevitável irmos perdendo algumas capacidades à medida que os anos passam (felizmente que ganhamos outras também…). Vamo-nos dando conta disso em pequenas coisas, sobretudo quando nos aproximamos dos 30. Nesta idade, o corpo começa a dar sinais subtis de que os tempos áureos em que se aguentava tudo e se recuperava depressa já lá vão. A prevenção e um estilo de vida saudável são os melhores passaportes para uma saúde invejável em qualquer idade. A pensar nisso mesmo, fizemos uma ronda pelos problemas mais susceptíveis de a afectar nas várias etapas da sua vida.

Aos 30 anos
Nesta idade a maioria das mulheres tem o primeiro filho e a produção hormonal começa a diminuir.

Problemas de fertilidade
São cerca de 500 mil os casais inférteis, o que equivale a 10% da população portuguesa. A incidência da infertilidade feminina, sobretudo, tem vindo a aumentar bastante nos últimos anos, com vários factores por causa, sendo que o mais importante é o facto de cada vez se ter filhos mais tarde. A idade média do primeiro filho ronda os 30 anos, e, se até aos 35 a probabilidade da mulher engravidar em cada mês é de 20%, a partir dos 35 essa percentagem baixa radicalmente. Para ter uma ideia, aos 38 anos ronda apenas os 10%. Além da idade tardia do primeiro filho, pode haver outras causas para a infertilidade feminina: problemas hormonais, perturbações da ovulação, alterações pélvicas ou das trompas…

A solução
Pode passar por tratamentos hormonais, inseminação artificial, fertilização in vitro, microfertilização ou criopreservação (congelamento de embriões e esperma).
Nos casos de factores ginecológicos, hormonais ou de malformações, é importante despistá-los e tratá-los atempadamente fazendo visitas regulares ao ginecologista. Mas há outros factores que podem estar associados à infertilidade, como o stresse, os maus hábitos alimentares, o consumo de tabaco e cafeína. Muitas mulheres que querem engravidar têm falta de ácido fólico e vitamina E, essenciais à multiplicação celular e ao desenvolvimento fetal. Onde encontrá-los? O ácido fólico está presente nos cereais integrais, laranjas e vegetais de folha verde; e os óleos vegetais são ricos em vitamina E. Adopte ainda a toma de um suplemento vitamínico diário com estas substâncias.

Complicações na gravidez
. Diabetes gestacional
É muito importante detectá-la e tratá-la através da dieta ou da administração de insulina para evitar problemas à mãe e ao bebé. Esta diabetes costuma desaparecer depois do parto, o problema é que metade das grávidas diabéticas vão ter tendência a desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde. A vigilância e a prevenção são essenciais, já que as complicações que lhe estão associadas (enfarte do miocárdio, cegueira, úlceras nas pernas) são graves e evoluem muitas vezes de forma silenciosa.

A solução
Faça uma dieta equilibrada (e não fique muito tempo sem comer), não aumente de peso se já sofre de obesidade; se o seu peso antes da gravidez era normal, não ganhe mais do que 12kg, e pratique exercício regularmente. Se teve diabetes na gravidez, vigie constantemente os níveis de glicemia depois do parto. Evite estar muito tempo em jejum e não coma alimentos açucarados que causam um pico nos níveis de glicemia.

. Infecções urinárias
São muito comuns, e podem afectar a mãe e o bebé, sobretudo quando há contaminação do trato urinário por bactérias da flora intestinal. A propensão para infecções aumenta na gravidez já que a urina é mais rica em nutrientes que facilitam a proliferação de bactérias e o útero ocupa mais espaço e pode obstruir parcialmente a uretra.

A solução
Beba muita água, não retenha a urina e vá à casa de banho assim que tiver vontade e use roupa interior de algodão que não seja apertada. Vá ao médico assim que tiver sintomas: vontade frequente de urinar e em pequenas quantidades, dor ao urinar e urina turva.

. Depressão pós-parto
As alterações hormonais durante e após a gravidez podem desencadear sintomas depressivos depois do parto. No primeiro mês, a ‘melancolia do parto’, com sintomas de letargia, ansiedade e irritabilidade, é normal, mas se os sintomas forem persistentes, deve ir ao médico porque pode ser necessária uma terapêutica com antidepressivos.

A solução
A preparação psicológica para a maternidade e o apoio familiar são fundamentais para enfrentar as mudanças no seu corpo e e no seu estilo de vida. Se tiver antecedentes depressivos, esteja especialmente atenta e não tenha problemas em procurar ajuda para tirar dúvidas e combater a ansiedade.

Doenças da tiróide
A tiróide é a maior glândula endócrina do nosso corpo e produz hormonas essenciais ao equilíbrio do organismo. No pós-parto, se sentir cansaço, depressão, tiver queda de cabelo, pele seca e unhas quebradiças, isso pode indicar que a tiróide está a funcionar mal e a provocar-lhe hipotiroidismo. Este problema tende a manter-se e a necessitar de medicação de forma permanente com tiroxina, uma hormona sintética. Esteja ainda atenta a sintomas de hipertiroidismo (nervosismo, ansiedade, taquicardia e perda de peso).

A solução
Coma alimentos frescos e consuma regularmente peixes e frutos do mar, legumes verdes, algas (por exemplo, a alga Kombu, que se encontra à venda em casas de produtos naturais), cereais e sal iodado.

Cuidado com…
. O excesso de tabaco, álcool e sol.

Há que ter cuidado sempre, mas nesta idade os erros começam a sair mais caros e é mais difícil recuperar, por isso o melhor é não abusar.
. A tendência para aumentar de peso após a gravidez.
Se não for disciplinada pode ser difícil inverter esta tendência, que, associada à subida do colesterol, tem efeitos prejudiciais na sua saúde.
. A propensão para a anemia.
É maior nas mulheres por causa da menstruação e de uma alimentação deficiente. Faça análises regulares para despistá-la.

Aos 40 anos
Os olhos dão sinais de cansaço, a massa muscular diminui e as suas defesas enfraquecem.

Presbiopia
A chamada ‘vista cansada’ começa a partir dos 40 anos. Dá dor de cabeça e dificuldade em ver ao perto, porque o cristalino fica menos elástico com a idade e os músculos oculares perdem flexibilidade.

A solução
Não existe uma cirurgia que a corrija de forma permanente. As intervenções (presbylasik e introdução de lente intraocular) ainda não dão garantias. Use óculos de leitura ou lentes de contacto.

Tendinites e dores nas costas
As tendinites nas mãos, ombros e tornozelos são as mais comuns. As mulheres são mais afectadas porque a sua musculatura é menos desenvolvida. A massa muscular diminui a partir desta idade, sobretudo se não se fizer exercício regular, o que retira protecção às articulações e pode facilitar o aparecimento da osteoporose mais tarde.

A solução
Mantenha uma boa postura, sobretudo se trabalha ao computador. Não ande com a mala muito pesada, nem a use sempre do mesmo lado. Faça exercício regular.

Fibromiomas
São tumores benignos que se formam na parede do útero. O seu aparecimento parece estar ligado ao nível de estrogénios, mas a predisposição familiar, a ausência de gravidez e a obesidade favorecem o seu aparecimento. Dor, inchaço do abdómen e hemorragia intensa na menstruação são as principais queixas, mas pode não haver quaisquer sintomas.

A solução
Esteja atenta ao seu corpo e vá ao ginecologista com regularidade. A maioria dos fibromiomas não necessita de tratamento, mas em alguns casos pode ser necessária uma terapêutica hormonal ou remoção cirúrgica.

Cuidado com…
. A DIABETES.
Se há antecedentes na família, faça análises periódicas ao índice de glicemia. Valores superiores a 1,26g/l são indicativos de diabetes, mas acima de 1,10g/l são sinal de uma intolerância ao açúcar que se pode converter em diabetes mais tarde. Faça exercício regularmente e consuma alimentos de índice glicémico baixo, como legumes e cereais completos.
. O COLESTEROL. Também aqui o factor hereditário tem influência, mas os hábitos alimentares podem fazer a diferença. Reduza o consumo de gorduras animais e aumente o de alimentos com Ómega3, como legumes de folha verde, azeite e peixe (sobretudo arenque, cavala, sardinha e salmão). Estas medidas podem valer-lhe mais anos de qualidade prevenindo doenças cardiovasculares.
. AS VARIZES. Além do factor hereditário, a gravidez pode agravá-las. Previna o seu agravamento já que pode haver risco de trombose devido ao entupimento das veias: evite estar muito tempo de pé e lembre-se de que a pílula é um factor agravante.

Aos 50 anos
As hormonas deixam de a proteger, está mais exposta às doenças e o risco de cancro aumenta.

Menopausa
Acontece por volta dos 52/55 anos, e marca o fim da capacidade reprodutiva da mulher. A diminuição da produção de estrogénios e progesterona não é forçosamente problemática e algumas mulheres fazem esta transição de forma tranquila. Este período, chamado de climatério ou perimenopausa, tem uma duração muito variável: pode durar dois anos ou prolongar-se por seis ou sete. As queixas mais recorrentes são suores nocturnos, afrontamentos, insónias e fadiga. As mulheres mais sensíveis às oscilações hormonais podem sentir perda de libido, o corpo inchado, enxaquecas e alterações de humor.

A solução
A terapêutica hormonal de substituição (THS), com a administração de estrogénios sintéticos, permite aliviar os sintomas associados a este período, mas defende-se o seu uso por um tempo limitado, cinco a seis anos no máximo. Em alternativa pode optar pelos fitoestrogénios, à base de soja (isoflavonas), mas sempre sob indicação médica. Os suplementos de cálcio associados a actividade física ajudam a prevenir a osteoporose.

Cancros ginecológicos
A partir desta idade aumenta muito o risco de incidência dos cancros da mama, ovários e endométrio. O primeiro continua a ser a principal causa de morte das mulheres nesta faixa etária, mas a sua detecção precoce pode evitar este desfecho em 95% dos casos. A hereditariedade e a ausência de filhos são os factores de risco. Os cancros do ovário e endométrio têm vindo a aumentar em mulheres que nunca tiveram filhos ou que têm historial familiar. A terapia hormonal de substituição também pode favorecer o seu aparecimento em alguns casos, pelo que exige especial vigilância.

A solução
O auto-exame da mama, a visita anual ao ginecologista, com a realização de uma citologia anual, e um exame pélvico, são as principais armas de prevenção.

Glaucoma
Esta doença degenerativa dos olhos aumenta com a idade e pode causar cegueira se não for tratada a tempo. Há vários tipos, mas o mais comum é o glaucoma crónico que é provocado por um aumento progressivo (e assintomático) da tensão ocular que danifica o nervo óptico. Antecedentes familiares, diabetes, doenças cardiovasculares e miopia são alguns dos factores de risco. O tratamento pode ser feito através de gotas (que têm de ser aplicadas a vida toda) ou de cirurgia.

A solução
Uma visita anual ao oftalmologista pode antecipar o problema antes de causar danos permanentes. Lembre-se de que as lesões existentes não podem ser corrigidas, por isso mais vale prevenir.

Cuidado com…
. As alterações hormonais, associadas ao climatério, podem causar sintomas depressivos a que convém estar atenta. A incidência do cancro da mama também é maior, pelo que deve fazer uma mamografia anual.
. As doenças associadas ao colesterol e à hipertensão, sobretudo se é fumadora e tem uma vida sedentária, são outros males à espreita. Os acidentes vasculares cerebrais e o enfarte do miocárdio são alguns exemplos, por isso vale a pena corrigir alguns maus hábitos. Ainda vai a tempo.

Aos 60 anos
Perde-se visão, audição e memória. O segredo para viver mais é manter o corpo em forma.

Problemas cardiovasculares
As doenças cardiovasculares acidentes vasculares cerebrais (AVC), enfartes do miocárdio e derrames são a principal causa de morte nos países ocidentais e estão ligadas ao estilo de vida e à alimentação. A acumulação de gorduras na parede dos vasos sanguíneos, aterosclerose, evolui silenciosamente e pode causar danos fatais. Colesterol alto, hipertensão, obesidade, sedentarismo, diabetes e tabaco são os principais factores de risco.

A solução
Torne-se adepta da dieta mediterrânica e passe a comer peixes gordos e a usar o azeite, que são gorduras saudáveis, e evite as carnes vermelhas, manteigas e margarinas. Coma legumes e frutas a todas as refeições. E nunca, nunca se esqueça de fazer exercício. Não ceda à tentação de fazer uma vida sedentária. Mexa-se.

Osteoporose
Estima-se que um terço das mulheres sofrerá de osteoporose depois da menopausa. Há perda de densidade óssea que muitas vezes acontece de forma invisível e só é detectada quando há alguma fractura. O sexo feminino é o mais afectado, sobretudo devido à deficiência hormonal pós-menopausa.

A solução
Faça exercício, apanhe sol e ingira alimentos ricos em cálcio. É aconselhável a realização de uma densiometria óssea periódica, para despistar a perda de densidade dos seus ossos.

Cataratas
A visão turva e baça e o encadeamento pela luz indicam a presença da catarata senil, causada pela degradação do cristalino. A cirurgia é o tratamento mais indicado e não necessita de internamento.

A solução
Pelo menos uma vez por ano deve ir ao oftalmologista para detectar precocemente qualquer indício de cataratas.

Problemas de memória
O envelhecimento está associado à perda de memória de curto prazo (por exemplo, fixar um número de telefone) e da memória prospectiva (lembrar-se da toma de um comprimido). Quando a perda de funções mentais é muito grande pode transformar-se em demência. Uma das principais formas é o Alzheimer, que afecta mais as mulheres e não tem cura.

A solução
Alimente-se bem e tome suplementos para estimular o funcionamento cerebral, como o ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B, sobretudo a B12, e ácidos gordos essenciais, como o Ómega3. Passeie, leia e continue a aprender.

Cuidado com…
. As gripes e constipações, que podem ter complicações nesta idade, e convém prevenir vacinando-se anualmente.
. As infecções e incontinência urinárias. São frequentes em idades mais avançadas devido a um fenómeno chamado prolapso urogenital, que consiste no descaimento da bexiga ou do útero devido a uma perda de capacidade de suporte dos tecidos pélvicos. O tratamento é cirúrgico.

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Depressão fria vinda da Gronelândia traz

Depressão fria vinda da Gronelândia traz "inverno" de novo a Portugal. O que esperar do tempo para os próximos dias

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

As tiaras da rainha Sílvia e das princesas Sofia e Victoria da Suécia

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

“Dia de reinvidicar direitos, horários de trabalho, melhores salários, uma vida melhor

“Dia de reinvidicar direitos, horários de trabalho, melhores salários, uma vida melhor". Reportagem pela descida da Avenida da Liberdade

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Recorde os

Recorde os "looks" coloridos de Maxima nas últimas cerimónias do "Dia do Rei"

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Num momento delicado para Kate e William, Carlos III reforça a importância dos príncipes de Gales no futuro da família real

Num momento delicado para Kate e William, Carlos III reforça a importância dos príncipes de Gales no futuro da família real

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites