Truques fáceis para cortar no sal

Dele se diz que dá sabor, tanto à comida como à vida, e é certo que ninguém quer ser um’pão sem sal’. Mas, apesar dos ditos populares, os dias de boa fama do sal há muito que chegaram ao fim. Ele é o grande responsável pelo aumento da hipertensão e das doenças cardiovasculares, cujos números não têm parado de crescer, e a culpa não é só das nossas papilas gustativas. O sal ‘escondido’ nas refeições pré-confeccionadas e nos alimentos industriais em geral é o outro vilão desta história.

O cloreto de sódio tem um papel essencial no organismo e, juntamente com outros sais minerais, produz energia e reforça a resistência. O problema é que as necessidades deste mineral rondam 6 g por dia, segundo a Organização Mundial de Saúde, e a média de consumo anda nos 12 g, ou seja, o dobro.


No entanto, o cenário em Portugal ainda é pior, segundo Salvador Massano Cardoso, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e autor de um estudo sobre o consumo de sal e a hipertensão arterial em Portugal, pois muitos portugueses ultrapassam esta quantidade. Apesar disso, no estudo só 7,6% dos inquiridos admitiam ter uma dieta muito rica em sal. A maioria considerava ter uma dieta normal e 25% mesmo pouco rica em sal!

MORTES PREMATURAS
 

Teoricamente, o organismo elimina o excedente de sal através dos rins, mas a sobrecarga constante faz com que este órgão acabe por não dar conta do recado. O resultado é o aumento assustador da chamada ‘epidemia silenciosa’, a hipertensão, tal como das doenças cardiovasculares e cerebrais, das quais se estima que morram mais de 20 mil portugueses anualmente.


O dramático desta situação fica patente se partirmos do princípio que ‘ninguém devia morrer de doenças cardiovasculares antes dos 70 anos’, como se pode ler nas conclusões do estudo. Além das medidas políticas adoptadas nalguns países como o Japão, que promoveu a redução de sal nos alimentos pré-confeccionados, começar a tomar consciência do excesso de sal que consumimos é um bom começo.

UMA QUESTÃO DE HÁBITO


No estudo de Massano Cardoso, 76,7% das pessoas admitiram saber que os alimentos pré-confeccionados têm teores elevados de sal. Mas o hábito acaba por falar mais alto. O sal acentua os sabores, está associado a um paladar apetitoso, é adicionado às conservas, molhos e até preparações açucaradas. Abdicar dele é inicialmente muito difícil. Mas bastam um ou dois meses para notar o paladar mais apurado e a sensação de que os alimentos ficam mais saborosos com pouco sal. Comece por..

. Habituar-se a ler os rótulos e a ver os níveis de sal ou cloreto de sódio.

. Dar preferência aos alimentos frescos em detrimento dos industriais.

. Pôr menos sal ao cozinhar e deixar de o adicionar à mesa. Substitua-o pelos temperos com ervas, especiarias.

 

FAÇA AS CONTAS!


Aqui fica uma lista de alguns alimentos com a respectiva quantidade de sal. Faça os seus cálculos tendo em conta que as quantidades diárias recomendadas são de 6 g:
.100 g de carne . 65 mg de sal.
.1 ovo . 122 mg.
.100 g de peixe . 140 mg.
.1 fatia de pão . 114 mg.
.4 fatias de bacon . 548 mg.
.1 hambúrguer fast-food . 1,4 g.

 

NEM O PÃO ESCAPA


‘Se houvesse uma directiva que obrigasse à redução em apenas 2 g do sal no pão, poupavam-se milhões no tratamento da hipertensão e acidentes cardiovasculares’, diz o cardiologista João Saavedra no site www.medicosdeportugal.pt. O mesmo defende Massano Cardoso, para quem uma redução de 10% em todos os produtos pré-confeccionados era suficiente para haver uma diminuição substancial da mortalidade, ‘mesmo a curto prazo e sem implicar alterações de fundo na qualidade e sabor dos produtos em causa’, sublinha.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Saúde

"Afinal, porque é que ela é magra e eu não?"

Por que razão há pessoas que conseguem manter-se eternamente em forma e a quem nunca parem pesar os quilos a mais? Os especialistas em controlo de peso dão-nos a respostas e saiba que nem tudo tem a ver com genética.

Beleza

Como reduzir a gordura na sua alimentação

Se está cansada dos mesmos paladares e anseia por novos, deixe-se levar por soluções alternativas e outras formas de cozinhar. As gorduras vegetais oferecem texturas suaves e realçam o sabor natural dos alimentos.

Beleza

Receitas para a máquina do pão

Fã de fazer o pão em casa? Então vai gostar destas receitas que lhe permitem fazer deliciosas variações: pão de cebola, com passas ou com canela são apenas algumas.

Beleza

Programa 'barriga lisa em 4 dias'!

Contamos-lhe o segredo da dieta que promete fazê-la perder três quilos em quatro dias - acabando com o inchaço da barriga - e sete quilos em quatro semanas.

Beleza

Livre-se dos quilos extra para sempre

Bob Greene é um dos gurus norte-americanos da perda de peso. No livro ‘Best Life Diet’ propõe um programa para perder peso racionalmente e sem dramas. Inspire-se e diga adeus às dietas iô-iô.

Beleza

Truques super úteis para fazer dieta!

Há pequenos truques que ajudam a emagrecer e não implicam abdicar de comer. Qualquer uma de nós os pode levar a cabo no dia-a-dia sem esforço nem sacrifício. Acabe por isso com as dietas que nunca funcionam.

Diz Quem Sabe

Os benefícios do ananás

Sabia que a polpa e o sumo do ananás são verdadeiras poções de nutrientes importantes para a sua saúde? Este fruto tem antioxidantes e anti-inflamatórios capazes de reduzir o risco de diversas doenças.

Mais no portal

#VozActiva

Vera Kolodzig: "É cada vez mais importante vivermos em compaixão"

No Voz ACTIVA deste mês, a nossa protagonista de capa Vera Kolodzig fala sobre a missão de inspirar as pessoas a viverem de uma maneira mais positiva.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento