1.gif

O  nome em inglês, tapping, significa pequenas batidas ou palmadinhas, mas o método também é conhecido pelo termo, mais sofisticado, de Emotional Freedom Techniques (EFT), ou técnicas de libertação emocional.

Trata-se de uma combinação de técnicas orientais e ocidentais para ajudar a desbloquear emoções e condicionar a mente. Parte-se da premissa de que o excesso de peso tem muitas vezes causas emocionais e de que os transtornos emocionais, por sua vez, têm por base perturbações no sistema energético do corpo.

Este sistema baseia-se no mapa corporal dos meridianos, elaborado pela Medicina Tradicional Chinesa e usado na acupuntura e shiatsu, por exemplo. A ideia da EFT, criada por um norte-americano chamado Gary Craig,  é de que é possível obter benefícios aplicando nestes pontos pressões leves e repetidas, ao mesmo tempo que nos concentramos numa questão emocional específica. Este procedimento permite libertar a mente de condicionamentos que podem estar a contribuir para um desequilíbrio, como o excesso de peso.

Não há estudos científicos que provem a eficácia do método ou garantam que os bons resultados não se devem apenas a condicionamento por sugestão. De resto, a autossugestão é usada de forma propositada, através da Programação Neurolinguística, outro método criado por americanos na década de 70. A maneira como se pensa e fala é usada para modelar crenças. Assim, em vez de dizer ‘Estou a tentar perder peso, mas é difícil’, diga ‘Cada dia se torna mais fácil perder peso’. Simplista? Que tal umas palmadinhas para experimentar?

Na nossa fotogaleria pode ver mapas com alguns pontos de tapping tirados de ‘O Pequeno Livro que Emagrece’, da especialista em perda de peso Kimberly Willis. Siga os pontos dando toques com o indicador cerca de oito vezes em cada um, enquanto faz afirmações. Comece no ponto do golpe karaté e continue pela face seguindo a ordem numérica. Passe ao ponto da clavícula (6) e depois aos dedos, pressionando junto à unha com a mão contrária. Termine friccionando o ponto gama e no fim pressione novamente o ponto karaté.

SIGA A ACTIVA NO FACEBOOK

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Abdominais de sonho: veja o vídeo e faça em casa

Para usar e abusar do biquíni e dos vestidos justinhos para sair à noite este verão, aqui tem um programa de exercícios que pode fazer em casa para trabalhar a zona da barriga!

Beleza

As pernas mais sexy: exercícios para fazer em casa (com vídeo)

A angel da marca Victoria's Secret Doutzen Kroes e o personal trainer Michael Olajide apresentam-lhe uma série de exercícios que pode fazer em casa para umas pernas muito, muito sexy!

Beleza

Os exercícios para ter um rabo super firme este verão: veja o video

A manequim da Victoria's Secret, Doutzen Kroes, e o instrutor de super modelos, Michael Olajide, partilham consigo uma rotina de exercícios que ajudam a tonificar o rabo e que podem ser feitos em casa!

Beleza

15 Coisas que Odiamos no Ginásio

Adoramos fazer exercício mas às vezes era bom que algumas coisas mudassem. Como por exemplo...

Beleza

Como não desistir do ginásio

Lá inscrever, a pessoa até se inscreve. E vai a umas 3 aulas, cheia de genica. Mas depois bate a rotina e é difícil aguentar-se lá. Bem, nós dizemos-lhe como.

Mais no portal

Moda

Este é o visual favorito das influencers portuguesas para dias passados em casa

Muitas das mulheres portuguesas mais influentes nas redes sociais estão rendidas a este "uniforme trendy" do confinamento.

Lifestyle

6 dicas para reduzir encargos com o crédito habitação

O crédito habitação e as despesas que estão associadas a este contrato representam uma fatia significativa do orçamento das famílias.

Moda

Irina Shayk arrasadora em sobrecamisa com efeito envernizado

Descobrimos de onde é esta peça, que custa menos de 40 euros.

Fora da Caixa

A técnica de finalização ideal para cabelos encaracolados, ondulados e crespos

Uso-a para aplicar tudo, desde leave-ins, passando por óleos, a cremes hidratantes.

Celebridades

Karol Conká saiu do BBB - Quem vamos odiar agora?

"Cancelada" é a palavra de ordem e o reality show brasileiro parece intensificar este hábito (perigoso) da internet.

Moda

Como não amar as novas Josefinas?

A marca portuguesa apresenta um novo modelo de calçado.

Celebridades

Mia Farrow sobre alegados abusos sexuais de Woody Allen: "Eu própria não conseguia acreditar"

Novo documentário traz revelações inéditas.

Finanças de A a Z

Os hábitos financeiros que devemos evitar a todo o custo

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z foca-se nas práticas que são inimigas da estabilidade financeira.

Nas Bancas

Bárbara Tinoco: "As mulheres mais novas têm tudo a aprender com as mais velhas"

Uma conversa imperdível com a cantora e compositora de 22 anos.

Editorial

Beleza com saúde física e mental

"A nossa magia está muito mais naquilo que transmitimos do que naquilo que somos. E o amor próprio é o melhor tratamento". O editorial deste mês de Natalina de Almeida, a diretora da ACTIVA.

Moda

Esta cor foi a grande estrela da Semana da Moda de Nova Iorque

Saiba como usá-la.

Lifestyle

Risotto de quinoa e cogumelos by Vanessa Alfaro

Simples e deliciosa.