10 formas de acabar com o stresse na sua vida!

1. O mau humor e o stress são dos piores inimigos da saúde. Todos os dias nos deparamos com verdadeiras provas de fogo ao nosso bom humor. Se queremos que o dia corra pelo melhor devemos fazer algo por isso desde manhã.


Ponha o despertador para dez minutos mais cedo e comece o dia respirando fundo. Aproveite o movimento dos pulmões para descontrair. Espreguice-se, longamente, na cama e, só então, levante-se. Arranje tempo para um bom duche e não saia de casa sem aplicar um bom creme na cara e, se possível, no corpo. Já agora, não se esqueça do pequeno-almoço.


2. Se mora longe do emprego ou costuma apanhar trânsito, o melhor é deixar de se angustiar com isso, arranjando formas de minimizar o desconforto dessa situação. Sintonize o rádio na sua estação preferida e não se deixe aborrecer se alguém se enfiar, abruptamente, à sua frente, no trânsito, em vez de esperar pela própria vez na fila. Aprenda a controlar-se. Se há coisas que nos irritam verdadeiramente, outras não passam de ‘picadazitas’, que não perturbarão assim tanto, se se aprender a lidar com elas.


3. Ao longo do dia vá tirando alguns minutos para si. Faça pausas de cinco minutos, levante-se da sua secretária e vá dar uma volta, nem que seja pelos corredores. Aliás, passar o dia agarrada à secretária com ar circunspecto não é sinónimo de maior rendimento. Estudos científicos comprovam que a capacidade de concentração diminui, consideravelmente, passada uma ou duas horas.


4. Aproveite para reflectir e converse consigo própria, tornando-se a sua melhor amiga. Não precisa de se olhar ao espelho e dar beijinhos a si própria, mas, em vez de se mandar para baixo, pense em todas as coisas boas que já conquistou, à sua própria custa.


5. Aprenda a ouvir os outros. Infelizmente, nem sempre temos razão em tudo e os impulsos devem ser moderados, sob pena de nos envolvermos em discussões desnecessárias e perturbadoras.. Se ouvir o que os outros têm para lhe dizer, estimula-os a aceitar que você dê a sua opinião. Este equilíbrio entre ouvir e ser ouvido é fundamental para o bem estar psicológico. Além disso, saber ouvir é também um excelente exercício para o desenvolvimento da paciência


6. Viva cada dia como se fosse o último e não se zangue com o mundo. Compre um boneco anti-stress e esborrache-o nas horas de maior nervosismo. Já agora, se tiver capacidade física para isso, experimente uma aulas de body-combat ou até mesmo de kickboxing! É só imaginar a cara dos seus inimigos e zás!


7. De vez em quando tire um dia só para si e mime-se. Faça uma massagem, vá ao cabeleireiro, arranje as mãos e os pés, coma fora, vá ao cinema ou dar um passeio a pé. Ao chegar a casa tire os sapatos, faça uma massagem nos pés, espreguice-se e atire-se para cima do sofá. O importante é lembrar-se de si com alguma frequência, de modo a ter tempo para fazer as coisas de que mais gosta.


8. Saia para se divertir ou convide os amigos para um jantar em sua casa. Aproveite bem os dias, sobretudo os fins-de-semana, acordando cedo. Passeio junto ao mar ou no campo e respire fundo. Aprecie bem a paisagem e relaxe.


9. Não se deixe encarcerar pelas ditaduras da moda e da beleza. Vista o que a faz sentir bem e, mesmo que não tenha um corpo perfeito – segundo os cânones – lembre-se que o valor das pessoas não se mede pelo seu aspecto exterior. Se conseguir aceitar-se como é e gostar de si própria, certamente que os outros também gostarão.


10.Sorria e seja simpática. Vai ver que é mais fácil e agradável do que ser carrancuda.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Vídeo: Como aprender a meditar

Ajuda a libertarmo-nos de tensões acumuladas, aumenta a criatividade e equilibra as funções metabólicas do nosso corpo. Quer saber como se medita?

Beleza

Descubra agora qual é o seu tipo de inteligência

Tem mais ‘queda’ para as letras, ou sente-se mais à vontade com números? Nem uma coisa nem outra?! Não se preocupe, um cientista americano diz que existem não apenas dois mas sim sete tipos de inteligência distintos. Saiba quais são e como os identificar.

Beleza

10 pequenos gestos para uma saúde de ferro

Lembra-se da história da borboleta que bate as asas e provoca um furacão do outro lado do mundo? Pois se serve para o mal também há-de servir para o bem. Quer isto dizer que, no que toca à saúde, por vezes são as pequenas mudanças de hábitos que fazem a diferença. .

Beleza

Sabe o que lhe causa mais stresse?

Fomos saber o que é que nos deixa à beira de um ataque de nervos e descobrimos seis grandes 'culpados'. Aprenda a lidar com algumas das situações mais stressantes.

Beleza

Como viver com o facto de ... não controlarmos tudo nas nossas vidas

Parece que o nosso mundo é um avião mas quem vai aos comandos não somos nós. E no entanto, controlamos mais do que pensamos. Único problema: não controlamos… tudo. Fomos procurar algumas ideias para nos sentirmos mais seguras e para perceber se isso será mesmo mesmo preciso.

Beleza

“Estou de rastos!”: como lutar contra o cansaço crónico

Acordamos já cansadas. Saímos de casa com uma nuvem a pesar-nos na cabeça. Chegamos ao trabalho e só nos apetece dormir. Mas afinal, por que é que andamos assim a cair pelos cantos?

Mais no portal

Saúde

Menopausa: vamos falar sobre como viver melhor esta fase

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Marina Gonçalves, diretora do centro de medicina digital P5, a propósito do Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro).

Saúde

Dicas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das mulheres após a menopausa

A propósito do Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro), uma ginecologista e uma fisioterapeuta de pavimento pélvico partilham algumas informações úteis.

Saúde

Os motivos para o IMC ser um método ultrapassado para avaliar o peso e a saúde

Trata-se de um sistema falho e, como tal, não deve ser a única referência para determinar se uma pessoa é (ou está) "saudável".

Moda

Este truque de styling deixa os cadigãs mais elegantes

É simples, mas faz uma grande diferença.

Pera Doce

Já conhece o Otro lado do luxo?

O que têm em comum a perfumaria de nicho, o design e a arquitetura, a alfaiataria de luxo e o chef Vitor Sobral? Foi isso mesmo que fomos descobrir no primeiro restaurante do grupo OTRO.

Celebridades

Adele dita as próximas tendências da estação com look outonal perfeito

Das cores, passando pelos tecidos, às silhuetas, a cantora acertou em cheio.

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker estão noivos

Veja as fotografias do momento em que o músico pediu a empresária em casamento.

Beleza

Seda ou cetim? A melhor opção de fronha para cabelos afro

Deixar tecidos como o algodão de lado faz maravilhas pelos cabelos com textura durante a noite.

Moda

Mafalda Carvalho mostra os desfiles (e as emoções) do último dia de Portugal Fashion

Veja tudo o que aconteceu na Alfândega do Porto.

Lifestyle

A Pizzaria Luzzo é uma das pérolas da Graça

Da comida ao ambiente, tudo é pensado para proporcionar refeições (e momentos) super agradáveis.

Lifestyle

Esta câmara trendy foi concebida para tirar selfies

Ela permite tirar, imprimir e partilhar fotografias em movimento. Um sonho para a Geração Z.