saltarcorda.jpg

Provavelmente, era uma das suas brincadeiras de infância preferidas e também é um bom exercício cardiovascular. Pode ser feito em qualquer lado, é uma forma fácil de queimar uns quilos a mais… e pode ter benefícios adicionais inesperados: apenas alguns minutos diários a saltar à corda podem ajudá-la a controlar o apetite.

Cientistas da Faculdade de Ciências Desportivas da Universidade de Waseda, no Japão, quiseram testar a teoria de que exercícios como saltar ou correr, interferiam com a libertação de hormonas que desencadeiam a fome.

Para isso recorreram a 15 voluntários masculinos e pediram-lhes que jejuassem nas 12 horas anteriores ao teste. Este consistia em saltar à corda durante 10 minutos, após os quais descansavam por cinco. Depois de repetirem a sequência por três vezes, descansam por duas horas. Seguia-se a mesma sequência numa bicicleta estática. Ambas as atividades físicas envolviam o mesmo dispêndio de calorias. Na terceira e última fase do teste, ficaram em descanso absoluto por duas horas e meia.

Durante as diferentes fases do teste, para além de serem inquiridos sobre a fome que sentiam, testavam-se os níveis sanguíneos de algumas hormonas que se sabem estar envolvidas do apetite.

Os voluntários relataram sentir menos fome ao saltar à corda do que a andar de bicicleta. Ambas as atividades despertavam menos o apetite do que o repouso total. Os resultados dos exames sanguíneos mostraram níveis mais baixos de algumas hormonas, sobretudo de grelina, que estimula o apetite, quando saltavam à corda. No entanto, a diferença hormonal manifestada entre este exercício e a bicicleta não foi sifgnificativa, segundo a equipa. Ou seja, não é por baixar os níveis hormonais que saltar à corda resulta; deve existir outro mecanismo envolvido na quebra do apetite.

Os cientistas põem a hipótese de que a maior redução do apetite, ocorrida depois de saltar à corda, se prenda com o facto de a maioria dos músculos e articulações suportarem o peso do corpo, quando do impacto com o solo, o que não acontece quando andamos de bicicleta.

A equipa japonesa está a realizar uma nova bateria de testes.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Tenha uma ajuda extra para a sua dieta

Por muito que gostássemos de fechar os olhos, formular o desejo e acordar mais magras, já sabemos que não há milagres quando o tema é a perda de peso, mas não vamos por isso transfigurar esse objetivo numa horrível dor de cabeça. Com os ingredientes certos, pode ser atingido com sucesso e sem que tenha de passar fome.

Beleza

Exercício antes do pequeno-almoço ajuda a perder peso

Um estudo realizado na Universidade de Glasgow revelou que fazer exercício físico antes de comer de manhã permite perder aqueles quilos a mais de forma mais fácil

Beleza

A causa do seu aumento de peso pode ser a intolerância a alguns alimentos

Aparentemente o seu peso pode estar a aumentar não devido ao excesso de calorias, nem à falta de exercício mas sim porque a comida pode estar a causar uma irritação e, consequentemente, uma inflamação que leva ao aumento de peso.

Beleza

Tapping: novo método promete emagrecer através de palmadinhas

Não estamos a apelar à violência sobre si própria, apenas a divulgar o tapping, um método que usa a teoria oriental dos meridianos e técnicas de programação neurolinguística para fazer desaparecer os quilos a mais.

Beleza

Abdominais de sonho: veja o vídeo e faça em casa

Para usar e abusar do biquíni e dos vestidos justinhos para sair à noite este verão, aqui tem um programa de exercícios que pode fazer em casa para trabalhar a zona da barriga!

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.