123171359.jpg

A adolescência, com o seu cortejo de borbulhas, já lá vai (e se elas continuam, está na hora de consultar finalmente um dermatologista). Agora que está na idade de ouro da pele, é tempo de começar a cuidar dela a sério, para a manter na sua velocidade de cruzeiro e prolongar ao máximo esse estado de graça. Ainda é demasiado cedo para adotar a artilharia pesada anti-idade, por isso não vale a pena investir em produtos desse tipo. Mas é o momento ideal para adquirir os bons hábitos que a ajudarão a prevenir os sinais de envelhecimento. Veja o que é mesmo fundamental fazer.


LIMPAR
UMA ETAPA OBRIGATÓRIA
DE MANHÃ E À NOITE
Antes dos 30 ainda é possível cair na cama com o rosto maquilhado e acordar no dia seguinte com uma cara apresentável. Mas só porque é possível não significa que seja desejável. E é fácil perceber porquê: tudo o que anda no ar à sua volta, desde o pó vulgar às micropartículas que saem dos escapes dos carros, passando por fungos, bactérias e outros bicharocos que viajam no vento, tudo acaba por pousar na sua pele (aliás, no seu cabelo também, por isso é bom dar-lhe uma boa escovadela quando chega a casa).

A pele tem funções bem definidas ao longo das 24 horas. Durante o dia luta contra toda a sorte de invasores e agressões (raios UV, radicais-livres, microrganismos nefastos). Durante a noite auto-repara os estragos causados na luta defensiva diurna – e essa tarefa torna-se difícil se ela estiver coberta de maquilhagem (que até ajudou a protegê-la durante o dia, mas agora já não lhe faz falta) e poluição. ‘Cansa-a’, envelhece-a antes do tempo. Por isso, a limpeza da noite é fundamental. E a da manhã? Também, para libertar a pele dos restos de sebo e transpiração noturna.

HIDRATAR
O SEGURO DE VIDA
DA PELE


Um dos maiores erros nesta idade é inventar rugas onde elas (ainda) não existem e desatar a usar cremes com ativos antienvelhecimento como retinol ou péptidos, na esperança de evitar que elas fiquem marcadas. A coisa não funciona assim, tipo vacina. Pelo contrário, só tornaria a pele ‘preguiçosa’.

Um dos maiores erros nesta idade é inventar rugas onde elas (ainda) não existem e desatar a usar cremes com ativos antienvelhecimento como retinol ou péptidos, na esperança de evitar que elas fiquem marcadas. A coisa não funciona assim, tipo vacina. Pelo contrário, só tornaria a pele ‘preguiçosa’.


Antes dos 30 não há grande coisa para corrigir à superfície da pele (manchas, flacidez ou rugas profundas só surgirão daqui a uma ou duas décadas), por isso basta hidratá-la e protegê-la do sol. Parece pouco, mas não é: os raios ultravioleta são o que mais envelhece a pele, evitá-los é mantê-la jovem. Quanto à hidratação, a pele precisa de água para se manter flexível – e quem diz flexibilidade diz rugas que não se marcam tanto. A hidratação é também imprescindível para ajudar a pele a produzir o filme hidrolipídico protetor que é o ‘anorak’ natural da pele, sem o qual ela resseca e envelhece precocemente. Aplique um creme hidratante de manhã (e eventualmente à noite se a sua pele é seca e fica mais confortável), evite estar horas esquecidas ao sol e cuide do seu corpo – é quanto basta e faz toda a diferença. Agora e no futuro

OLHOS
PREVENIR AS RUGAS


O contorno dos olhos é a zona mais sensível do rosto e a primeira a revelar a idade. Junte-se uma pele dez vezes mais fina do que a da face e uma mobilidade constante (cerca de 10.000 movimentos por dia só para o contínuo piscar de olhos) e percebe-se porquê.
É aqui que se começam a adivinhar, por volta dos 25/30 anos, as primeiras rídulas que com o tempo se transformarão em rugas: de início notam-se só quando rimos, depois vão ficando marcadas e visíveis mesmo com o rosto sério.
Para saber se precisa de começar a usar um creme de contorno dos olhos, examine ao espelho a pele desta área, à luz natural. Se já as rugas já são visíveis (o que, dependendo do seu comportamento ao sol e da sua herança genética, pode ser antes ou depois dos 30), está na hora de acrescentar este passo à sua rotina de cuidados diários. Aplique–o com pancadinhas leves, com o dedo anelar, e só na zona onde sente osso.

S.O.S.
QUANDO A PELE
DESATINA

Nesta idade, em princípio, a pele já acalmou dos surtos intempestivos de borbulhas, mas há casos em que elas se mantêm pela idade adulta. Se é o seu caso, vale a pena investir numa consulta com um dermatologista para repensar a sua estratégia de cuidados diários.
Uma pele oleosa aos 25 anos não é o mesmo que aos 13, por isso deixe os cuidados concebidos para peles adolescentes para os seus irmãos mais novos e suba a fasquia: quase todas as boas marcas de perfumaria e farmácia têm linhas específicas para pele oleosa adulta, que ajudam a controlar o excesso de gordura e as borbulhas, mas têm texturas e aromas mais sofisticados e adaptados à sua idade.
A velha máxima de nunca espremer uma borbulha mantém-se, agora mais do que nunca. Aplique um produto secante, disfarce-a com um pouco de base ou corretor… e pense noutra coisa.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Como proteger a pele do rosto da neve

E a sua pele não acha graça nenhuma, mesmo que você se esteja a divertir imenso. Veja como cuidar dela durante as miniférias na estância de esqui.

Beleza

Maquilhagem: o que distingue uma base e um hidratante com cor?

Dois produtos distintos mas que levantam duvidas: afinal, qual é a diferença?

Beleza

Como usar o corrector e iluminador?

Sabia que o corrector e o iluminador tem ambos funções muito distintas no que se refere à nossa maquilhagem?

Beleza

Todos os segredos para perder 10 anos em 10 minutos

A beleza não tem idade, como demonstra a maquilhadora Bobbi Brown no seu novo livro dedicado às mulheres maduras. Dele lhe revelamos, em exclusivo, um passo-a-passo espectacular... e inspirador.

Beleza

O segredo para ter um sorriso de estrela

São loiras ou morenas, mais novas ou mais velhas. Mas se olharmos bem para as estrelas de Hollywood reparamos que todas elas têm qualquer coisa em comum: dentes perfeitos.

Beleza

Creme de rosto e creme de contorno dos olhos: porque usar dois em vez de um?

É mesmo um mito ou existem características diferentes entre o creme que usamos no rosto e aquele que aplicamos no contorno dos olhos?

Beleza

Afinal, o que distingue um creme de dia de um de noite?

Será mesmo assim tão importante para a beleza da nossa pele usarmos cremes diferentes de acordo com a fase do dia?

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar