Perca peso enquanto cozinha

“Regra geral, no Verão há um cuidado maior com a alimentação, por duas razões: um desejo maior de normalização do peso e por que, com o maior calor, não temos vontade de comidas mais pesadas. É uma feliz junção mas nem sempre assim é. Verão também nos faz lembrar mais gelados e refrigerantes.” Quem o diz é Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, que nos dá pistas sobre os comportamentos certos e errados a manter na estação quente.

– Prefira fruta e saladas: Nutricionalmente equilibrados e com poucas calorias, também são ricos em sais minerais, tão necessários nesta altura do ano.

– Não ponha a sopa de lado: “Um dia sem sopa é um dia menos equilibrado mas, nesta altura do ano, é muito difícil convencermos as pessoas do contrário. Há a hipótese dela ser fria, como é o caso do gaspacho, que tem poucas calorias, é fria e excelente em termos nutricionais, tal como a sopa de beterraba.”

– Hidrate-se bem: “Prefira água e sumos de fruta ou chá gelado – que não é a mesma coisa que o Ice Tea comprado.” Nesta última opção, o ideal é ser mesmo você a confeccioná-lo, se possível com pouco ou nenhum açúcar. Consuma refrigerantes com parcimónia e, quando o fizer, opte pelas variedades light.

– Bem temperado mas com pouca gordura: “As gorduras não são todas iguais, mas engordam todas o mesmo . A regra de ouro, é quanto menos melhor e, já agora, preferir o azeite, mas usá-lo com muita parcimónia. Podemos incrementar o sabor com muito sumo de limão ou laranja, vinagre balsâmico ou um pouco de iogurte.”

– Cuidados no restaurante: “Sopa ou salada são as únicas entradas que devemos admitir; pão e couvert podem ser mandados para trás. Opte por pratos de confecção culinária simples, que usam menos gordura, e grelhados, tendo o cuidado de retirar a parte carbonizada, que tem efeitos cancerígenos. Regue com sumo de limão pois a vitamina C tem anti-oxidantes que ajudam a contrariar esse efeito.

– A dose certa para si: “As doses de pratos principais e sobremesas servidas em restaurantes são exageradas. O ideal seria um prato raso, sem estar cheio para os lados, em que metade seria composto por legumes, 25% por uma batata ou arroz e uma porção de carne ou peixe do tamanho da palma da mão.”

– Doces sem amargos de boca: “O doce deve ser consumido em festividades. Mas há uns menos calóricos como o leite-creme, que tem benefícios nutricionais, sobretudo se não tiver a parte queimada e se for feito em casa, com pouco açúcar. O arroz doce também está nesta categoria.” Tenha em atenção que não deve substituir açúcar por adoçantes na confecção a temperaturas elevadas, pois estes últimos perdem o seu efeito edulcorante.”

Outros conselhos para a confecção das suas refeições:

. Substitua as receitas com leite gordo ou meio gordo por leite magro

. Use iogurte natural magro para substituir as natas, nas receitas em que estas são usadas em cru.

. Use mais especiarias e ervas aromáticas: têm um valor calórico insignificante, são mais sabor aos pratos e permite

Relacionados

Beleza

Perca peso onde mais precisa!

Tem aquela gordura acumulada em certas partes do corpo - como as ancas, a barriga e as coxas - e parece que não há forma de ser ver libre dela? Há medidas muito concretas para cada zona do corpo que lhe resolvem o problema.

Beleza

Quantas calorias pode consumir por dia?

De acordo com o seu sexo, peso, altura e grau de actividade física, há um número ideal de calorias que deve consumir diariamente. saiba qual é.

Beleza

Como preparar sobremesas saudáveis

Longe vão os tempos em que se afirmava que as sobremesas doces eram verdadeiros “pecados”. As sobremesas também podem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que se tomem algumas medidas e se consumam com moderação.

Beleza

Como emagrecer sem stress... ou ansiedade

Já pensou que é possível emagrecer sem stresses nem ansiedades ou aquela terrível sensação de culpa sempre que comete um deslize?

Beleza

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.

Beleza

10 mandamentos para comer bem e viver mais anos

Regras à mesa para viver até aos 100, apresentadas pelas autoras de ‘O Segredo de Okinawa’

Beleza

Emagreça... com a ajuda de chá

A nutricionista Helena Cid explica-nos como perder peso... bebendo chá!

Beleza

A sua casa está a engordá-la?

A resposta é sim, a sua casa engorda. Se quer emagrecer, contar calorias não chega. Não só vai ter de incluir a família no novo regime alimentar como vai ter de pôr a casa a fazer dieta. Explicamos-lhe tudo já a seguir.

Beleza

Descubra o valor calórico de mais de 35 mil alimentos

Só tem de escrever o nome do alimento (em inglês) e tem toda a informação nutricional que precisa!

Beleza

Alternativas saudáveis para o seu almoço

O tempo é pouco e torna-se difícil comer de forma equilibrada durante a semana. Mas mesmo assim é possível fazer as opções certas para a nossa saúde.

Beleza

Perca peso em dois meses

Falta pouco para a praia e todos os excessos do Inverno nos parecem pesar no corpo. Mas ainda está a tempo de salvar a situação, mudando a forma como se alimenta.

Beleza

Qual a melhor gordura para o coração?

No mês do coração, uma especialista na área da nutrição explica qual é a gordura que é mais saudável e que deve ser usada na nossa alimentação.

Beleza

Qual o índice glicémico dos alimentos?

Os alimentos aumentam o nível de açúcar no nosso sangue. Essa capacidade chama-se indice glicémico: quanto mais elevador for, maior e mais rápido o aporte de glucose na corrente sanguínea.

Mais no portal

Lifestyle

5 dicas para "desligar" quando está em teletrabalho

Por vezes, trabalhar em casa torna difícil estabelecer limites. Saiba como dar a volta ao problema.

Moda

Os Stan Smith estão agora mais sustentáveis, mas com o mesmo estilo de sempre

Em prol da diminuição dos resíduos de plástico.

Moda

3 formas de incorporar cores néon em visuais para o dia a dia

A influencer Leonie Hanne mostra que cores néon são sempre uma aposta vencedora.

Moda

Esta vai ser a mala imprescindível de todas as estações

Conheça o modelo que conquistou as 'influencers'.

Diz Quem Sabe

Infeliz no trabalho? Saiba o que pode estar a paralisar e a prejudicar a sua carreira

Dez conselhos para fazer a mudança que deseja.

Saúde

As sestas têm este benefício inesperado para a saúde

Uma sesta por dia, nem sabe o bem que lhe fazia. Quem o diz (e comprova) é a ciência.

Lifestyle

Ora aqui está uma forma mesmo doce de mimarmos a nossa mãe

Várias opções para partilhar com a mulher das nossas vidas.

Finanças de A a Z

Bancos digitais: três coisas importantes que deve saber

Os bancos digitais estão a ganhar cada vez mais espaço no mercado e, por isso mesmo, são o tema central deste episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Moda

Uma lingerie para quem se preocupa com o ambiente

Confira a nova coleção “Honest” da Women´s Secret

Moda

Julia Roberts é a imagem da felicidade neste novo vídeo da Chopard

Happy Sport 33 mm e Happy Sport the First são as novas propostas da marca

Nas Bancas

ACTIVA de maio: Mães em tempos de mudança

A ACTIVA de maio, com Madalena Brandão e os filhos na capa, já chegou às bancas.