cancro.JPG

Para o médico David Servan-Schreber, autor do livro ‘Anti-Cancro – Um novo estilo de vida’, aquilo que chama ‘a epidemia do cancro’ começou depois da segunda guerra mundial. Foi nessa altura que começaram a ser adicionadas grandes quantidades de açúcar altamente refinado aos alimentos; que se deram alterações cruciais nos processo agrícolas e que começámos a ser expostos a um grande número de produtos químicos que não existiam. E apresenta a solução!

Elimine o açúcar, alimentos com açúcar adicionado e a pastelaria. Em 1830 comíamos cerca de 5kg de açúcar por ano. Em finais do século XX já estávamos nos 70kg/ano. Otto Warburg recebeu o Nobel da Medicina por descobrir que o metabolismo dos tumores malignos está em grande medida dependente do consumo de glucose. Os picos de insulina causados pela ingestão de alimentos com elevado índice glicémico (que fazem os níveis de açúcar no sangue subir muito rapidamente) e a segregação de uma molécula chamada IGF, que ocorre ao mesmo tempo, estimulam o desenvolvimento de células cancerosas.
 

– Coma carne e lacticínios proveniente de animais de pasto. Quando passámos a alimentar o gado de milho e de soja em vez de pasto, promovemos o desequilíbrio entre os ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6 no nosso organismo. O excesso de ómega 6 aumenta as inflamações e o desenvolvimento de células adiposas e cancerosas.

–  Consuma apenas gorduras ‘boas’ como o azeite. O consumo de margarinas e óleos vegetais como o de girassol e de soja, muito ricos em ómega 6 e pobres em ómega 3 foi muito incentivado a partir dos anos 50. As gorduras hidrogenadas são péssimas para a saúde e facilitam o desenvolvimento de cancro.


Combater a poluição invisível

Outro ponto fulcral da luta pela prevenção contra o cancro passa pela luta contra a poluição. Lidamos todos os dias com uma quantidade gigantesca de químicos inexistentes há um par de décadas. A produção anual de químicos sintéticos aumentou de um milhão de toneladas em 1930 para 200 milhões de toneladas actualmente. Muitos deles são disruptores endócrinos, isto é, têm o condão de imitar as hormonas, um problema quando se sabe que há muitos cancros hormono-dependentes. Estes químicos estão em todo o lado: herbicidas, pesticidas, plásticos e até nos produtos domésticos e de beleza. Não podemos evitá-los a todos, mas é cada vez mais importante tomar as rédeas da nossa saúde e assumir responsabilidade pelo que consumimos, manter o sistema imunitário forte – com uma boa alimentação e uma vida sem stresse – e fazer os rastreios possíveis regularmente.

Relacionados

Beleza

Mulheres: o que deve fazer para ficar (e permanecer) saudável e em forma

Sabe quais os alimentos que a ajudam a ter uma alimentação equilibrada, qual a melhor forma de perder peso sem prejudicar o seu organismo ou como prevenir o cancro da mama? Leia o nosso artigo e fique a saber como manter-se saudável… sempre!

Beleza

Como prevenir o cancro

7,6 milhões de pessoas deverão morrer este ano de cancro. 12,4 milhões irão receber o diagnóstico. Prevenir é cada vez mais uma palavra-chave. Não se pode apontar o dedo só à genética. Aquilo que comemos, os químicos e o estilo de vida também são culpados. Saiba como pode combater o cancro!

Beleza

HPV: tudo sobre esta ameaça à saúde feminina

Chama-se vírus do papiloma humano, liga-se ao ADN e ataca tecidos, provocando doenças como o cancro do colo do útero, que mata mais de 15 mil mulheres por ano, só na Europa. As boas notícias é que pode ser evitado com uma simples vacina

Beleza

Cancro de mama: quem pode salvar a sua vida?

A luta contra o cancro da mama trava-se na solidão do corpo de cada mulher. Mas a causa reúne médicos, voluntários e investigadores que salvam cada um à sua maneira. Corremos mundo à procura das pessoas que fazem com que a doença seja cada vez menos uma ameaça.

Beleza

7 perguntas que deve fazer à sua mãe para se prevenir de doenças

As respostas que obtiver podem ajudá-la a prevenir os maiores riscos de saúde, incluindo cancro, osteoporose e doenças cardíacas, a maior causa de morte em Portugal.

Beleza

Sabe o que lhe vai no peito?

Este é o mote da campanha lançada para assinalar o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a 30 de Outubro, pela Associação Ame e Viva a Vida.

Beleza

"Vai-me cair o cabelo todo"

"Quem sabe se não vou morrer?" pensou Manuela quando lhe foi diagnosticado um cancro da mama. Mais tarde, pedia ao filho que lhe rapasse a cabeça quando a radioterapia começou a fazer o seu efeito. Com determinação, lutou contra o cancro da mama que ameaçava roubar-lhe a vida. Esta é a sua história.

Beleza

"O meu tempo é muito precioso"

Ana tinha 36 anos e dois filhos quando lhe foi diagnosticado um cancro da mama. Sem aviso prévio ou existência de outros casos na família. Teresa tinha apenas 32 anos. No Mês Internacional da Saúde Mamária, estas mulheres deixam-nos o seu testemunho.

Beleza

Cancro: o que tem mesmo de saber - parte II

Conheça o que pode causar o cancro e como se pode desintoxicar

Beleza

Multivitaminas não garantem mais protecção

Novas pesquisas indicam que quem prefere este tipo de suplementos não fica mais protegido do cancro ou de doenças cardiovasculares

Beleza

Terapia de grupo pode salvar vidas

Um estudo norte-americano conclui que as mulheres submetidas a terapia de grupo apresentam menos 56% de hipóteses de morrer de cancro de mama e 45% menos risco de reincidência.

Beleza

Uma nova arma

Na mira dos investigadores está agora uma nova promessa chamada letrozole. Mas certezas, só daqui a algum tempo. A Ciência é mesmo assim

Mais no portal

Moda

Hoje, temos todos lugares marcados na primeira fila do desfile de Elisabetta Franchi

Uma apresentação digital imperdível da coleção FW21/22.

Imagem de Sucesso

Renove o closet com estas propostas de peças clássicas - e cheias de estilo

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, mostro alguns exemplos de artigos de movas que nunca irão falhar-vos.

Saúde

Afinal, o que significam as áreas desbotadas no tecido das cuecas?

É uma coisa perfeitamente normal e tem uma explicação muito simples.

Fora da Caixa

Estas lojas online são verdadeiros paraísos para quem tem caracóis

Encontro tudo o que preciso (e muito mais) para cuidar do meu afro nestas plataformas.

Moda

Tons pastel: não há dúvidas de que o lilás é a sensação do momento

Aqui ficam três sugestões de visuais que incorporam a cor romântica.

Saúde

Não escovar os dentes pode causar estes problemas de saúde inesperados

Pelo bem da saúde em geral, este é um hábito que não deve ser descurado.

Comportamento

Isto é melhor do que qualquer pedido de desculpas

Num relacionamento, durante uma discussão de conflito, existem seis passos que ajudam os casais a evitar que a negatividade fique fora de controlo

Moda

A elegância de uma camisa branca em 20 combinações infalíveis

Esta é bem capaz de ser a peça mais versátil do seu guarda-roupa.

Pera Doce

'Querido diário': fui vegan durante duas semanas e agora não quero outra coisa

Durante duas semanas, fiz-me à cozinha, usei ingredientes que me eram completamente estranhos e não meti nem uma fatia de queijo na boca. Isto foi o registo da experiência.

Saúde

4 hábitos saudáveis que podem prejudicar a saúde oral

Não escolhemos uma fotografia de alguém a beber um sumo verde por acaso.

Beleza

Revelado o produto de beleza que Angelina Jolie tem sempre na mala

A atriz é fã de um óleo facial aquoso conhecido pelas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

Comportamento

Comportamentos gordofóbicos variam consoante o biótipo das mulheres

Se duas mulheres tiverem o mesmo peso e altura, a localização da gordura corporal altera o nível de preconceito de que são alvo.