118388438.jpg


Após a prática de exercício físico o organismo liberta endorfinas, hormonas responsáveis pelas sensações de bem-estar e alegria. Não admira, portanto, que muitas pessoas se viciem em exercício físico. Sem cair em exageros, inscreva-se num ginásio. Se não puder, pelo menos faça o possível por se mexer. Ande a pé, de bicicleta ou faça jardinagem, por exemplo. Não se esqueça: a prática continuada de exercício físico servirá para melhorar corpo e espírito.

1. Está provado: o exercício é bom para tudo! Ajuda a combater o stress, melhora a função cardiovascular e respiratória, aumenta a funcionalidade do sistema muscular e articular, previne o envelhecimento precoce e melhora a imagem e auto-estima. Sem esquecer outro aspecto muito importante: ao praticar desportos de equipa poderá fazer novos amigos ou melhorar as relações já existentes, através do convívio desportivo. Não é por acaso que muitos amigos ou colegas de empresa se reunem ao fim de semana para jogar futebol ou correr.
Mas não se meta a fazer grandes esforços sem consultar um médico e fazer um check-up – obrigatório por lei quando o exercício é praticado em instalações desportivas. Tenha em conta a sua idade e condição física, de forma a escolher o melhor exercício para si.


2. Caso não tenha tempo ou dinheiro para se inscrever num ginásio ande a pé. O ideal é caminhar em passo moderado, que lhe permita conversar enquanto anda. Dois em um: põe a conversa em dia e melhora a sua saúde. 30 minutos por dia são suficientes para se sentir melhor e basta sair do autocarro uma ou duas paragens antes da habitual ou estacionar o carro um pouco mais longe para conseguir essa quota diária de caminhada.


3. No caso das mulheres, e como meio de evitar a osteoporose, aconselha-se a ginástica localizada, a musculação e a marcha, uma vez que os ossos respondem a estímulos mecânicos – impacto.


4. Beba água antes, durante e depois da prática de exercício físico. Se a temperatura do ar ou a humidade forem elevadas, a reposição de água no organismo é ainda mais importante. Não se esqueça que 70% do nosso peso corporal é água e o bom funcionamento do organismo depende da sua existência em quantidades adequadas.


5. Estabeleça as suas próprias metas e, logo que as conseguir cumprir, tente ultrapassá-las. Mas seja realista. Se treinar com demasiada intensidade, tornando o exercício um sacrifício, poderá ter tendência para desistir facilmente. Se se sentir tonta ou ofegante, pare. Se não conseguir fazer uma aula completa, 15 ou 20 minutos já é melhor que nada. À medida que for conseguindo atingir os seus objectivos ofereça a si própria um presente: vá ao cinema, compre uma peça de roupa, enfim, o que puder e lhe apetecer no momento.


6. Não arranje desculpas para faltar às aulas. Planeie os seus treinos como se fossem compromissos inadiáveis. Uma boa ajuda é arranjar um companheiro de treinos ou um personal trainer. Assim, nem que seja por vergonha de faltar, acabará por ir às aulas.


7. Tente variar o tipo de exercício que pratica. Assim poderá trabalhar as diferentes partes do corpo e as idas ao ginásio não serão tão cansativas e monótonas. A não ser que aquilo que a faz feliz seja passar todos os dias na piscina.


8. Viu uns ténis giríssimos na feira e ainda por cima baratos? Primeiro impulso: comprar! Não faça isso. Mais vale comprar menos vezes, bom equipamento. Por exemplo, uns ténis que não sejam próprios para corrida não darão, aos seus pés, o suporte adequado, prejudicando todas as articulações dos pés e das pernas.

A não esquecer
. Ande a pé ou de bicicleta para percorrer pequenas distâncias.
. Finja que o elevador está avariado e suba as escadas.
. Quando sai do ginásio sente-se uma nova mulher, bem-disposta e revigorada? Óptimo! Mas não vá lá todos os dias. Treine em dias alternados, para dar o devido descanso aos músculos.

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Os melhores conselhos para deixar de se stressar!

Veja qual é o seu tipo de personalidade e aprenda a libertar-se da ansiedade.

Beleza

Podemos mudar a forma do nosso corpo?

Quase todas as mulheres estão descontentes com alguma parte do seu corpo: umas gostariam de ter as coxas mais estreitas, outras, a barriga ‘durinha’, e outras ainda, o rabo mais pequeno. Fomos saber se a dieta e o exercício podem ajudar-nos a esculpir o corpo que desejaríamos ter.

Beleza

Etiqueta no ginásio

Agora que os ginásios se enchem de 'atletas' dispostos a recuperar dos erros das festas, vamos saber quais são as regras mínimas de boa convivência num treino.

Beleza

Boa forma: Os exercícios certos para o seu tipo de corpo

A ginástica adequada pode ajudar a compensar aquelas coisinhas de que gostamos menos no nosso corpo.

Beleza

Sem tempo para treinar?

Quando não há disponibilidade ou gosto pelo ginásio, caminhar é uma das melhores opções

Beleza

Ginásio: como evitar os erros mais comuns

Não vale a pena o esforço se os exercícios não são feitos de forma correcta. Para tirar o máximo proveito do ginásio, é importante corrigir os erros mais comuns.

Beleza

Tai Chi ajuda a controlar diabetes

Exercícios moderados como o Tai Chi são mais benéficos para o sistema imunitário e até ajudam a baixar níveis de açúcar no sangue

Beleza

Mexa-se à hora de almoço

Veja como pode aproveitar a sua hora de almoço para fazer exercício

Mais no portal

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Saúde

Os testes de ovulação valem mesmo a pena quando se tenta engravidar?

Esta é uma das formas de identificar o período fértil.

Beleza

O que há de novo na maquilhagem que vale a pena descobrir

Para os olhos, lábios e uma pele imaculada.

Celebridades

Ryan Reynolds afasta-se dos ecrãs

O ator anunciou uma pausa na carreira.

Diz Quem Sabe

A importância dos lacticínios numa alimentação saudável

Um artigo de opinião da Dra. Fernanda Cruz.

Beleza

Saiba como combater e prevenir a queda de cabelo sazonal

Um problema que é muito comum nesta altura do ano.

Beleza

7 passos para cuidar da pele antes de dormir

Uma rotina tão importante quanto a matinal.

Moda

4 peças em cabedal que são must-haves para o outono

E como usá-las.

Saúde

iMM-Laço Hub nasce como uma nova esperança na luta contra o cancro da mama

Com um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático e uma equipa especializada.

Moda

The Bra Stories: uma campanha pela luta contra o cancro da mama

Assinada pela C&A.

Moda

Andreia Dinis lança marca de roupa

Sugar n’Spice Concept é o novo projeto online da ariz.

Lifestyle

Neste hotel, a reserva de duas noites equivale à oferta da terceira

Aproveite uns dias relaxantes no campo.