134384757.jpg

Acne

Começa por melhorar com a exposição ao sol, graças à acção anti-inflamatória dos raios UVB mas depois tende a piorar. Por isso se tem borbulhas evite expor directamente ao sol as zonas afectadas e use um protector de índice elevado (pelo menos spf30) que tenha uma fórmula oil-free e não comedogénica.

Água

É fundamental bebê-la regularmente enquanto está na praia ou na piscina, mas deixá-la sobre a pele a evaporar, a seguir ao banho, não é uma boa ideia. As gotinhas funcionam como minilupas que potenciam os efeitos nocivos dos raios solares – o que a pode deixar com a pele escaldada e o bronzeado manchado.

Alergia

Se falamos daquelas borbulhinas comichosas que invadem o peito e outras zonas expostas (mas nunca o rosto), o mais certo é que não seja uma alergia no sentido médico do termo mas uma erupção benigna que acabará por passar após alguns dias. Suplementos orais ricos em betacarotenos e outros anti-oxidantes podem ajudar a prevenir o seu aparecimento, bem como o uso de protectores de índice 50+ e fórmulas anti-alergias, e uma exposição muuuuito gradual durante a primeira semana.

Alguns medicamentos podem ser fotosensibilizantes, por isso se está a tomar algum pergunte ao médico se pode apanhar sol.

Aplicação

Seja generosa ao aplicar o protector. Os índices de protecção são calculados em laboratório com 2mg de produto por cm2 de pele: o que dá mais ou menos uma colher de sopa rasa para o rosto e quatro a cinco colheres bem cheias para o corpo. Se aplicar menos do que isso é como se estivesse a usar um índice de protecção mais baixo.

E não se esqueça de re-aplicar pelo menos de duas em duas horas.

Autobronzeador

É a solução ideal para obter um tom dourado, ou intensificar o bronzeado, sem arriscar a pele. E a salvação das muito branquinhas que não querem ter de passar os primeiros dias de praia como se fossem lulas de fato de banho. Mas lembre-se que, embora o tom pareça mesmo de verdade, não a protege do sol, por isso continue a usar uma protecção adequada ao seu fotótipo.

Bronzeado

É uma defesa natural da pele, desencadeada sempre que ela é exposta à radiação solar. Há um primeiro bronzeado quase imediato, que é a primeira linha de defesa da pele, mas dura apenas umas horas, e há o ‘verdadeiro’ bronzeado que só surge após quatro ou cinco dias de exposição. Quando há um escaldão, não só a pele fica agredida como o processo volta à estaca zero. 

Mesmo em pessoas morenas, o bronzeado só protege a pele até certo ponto e não dispensa a utilização de uma protecção, mesmo que seja mais baixa do que nos primeiros dias de praia.

Cancro
A maioria dos cancros de pele está relacionada com a exposição ao sol. O mais grave – melanoma – tem origem nos melanócitos (as células que produzem o pigmento do tom bronzeado). É muito maligno mas curável na fase inicial. Para o prevenir, evite as exposições agudas e repetidas (tipo passar a semana à sombra e o Domingo a torrar coberta de óleo spf2). Esteja especialmente atenta se tem sardas, muitos sinais e/ou antecedentes familiares da doença, e se apanhou muitos escaldões em criança (um dos grandes factores de risco e a razão porque é fundamental proteger bem os mais pequenos).

Capital Solar
Cada um de nós nasce com o seu próprio ‘saldo disponível’ de melanina (pigmento) para usar ao longo da vida. Cada vez que bronzeamos gastamos um bocado e um escaldão é um verdadeiro desfalque. Por isso é que bronzeamos cada vez mais dificilmente com o passar dos anos e isso nota-se mais quanto mais clara é a pele.
Use o seu capital solar com parcimónia – nesta área, não há empréstimos nem cartões de crédito.

Destino
O seu destino de férias é um factor importante na hora de escolher o protector solar. Se vai para os trópicos aumente o índice de protecção em relação ao que costuma usar em Portugal ou no resto da Europa, pelo menos para os primeiros dias.

Escaldão
Não, não é o primeiro passo para o bronzeado: é sim uma agressão terrível para a pele, que lhe faz tanto ou mais mal que uma queimadura com água a ferver. A pele escaldada não vai dourar: vai simplesmente pelar e atrasar mais o bronzeado. E se insistir em repetir a graça, é certinho que terá rugas e pele manchada mais cedo do que gostaria – ou imagina.

Foto-envelhecimento
É o envelhecimento da pele causado pelo sol e pela luz ambiente, e acontece paralelamente ao envelhevelhecimento intrínseco relacionado com a idade. Resulta da soma das exposições diárias à luz solar, mesmo breves, que acontecem ao longo de todo o ano, mais as exposições intensas durante o Verão ou na neve. Exprime-se através de rugas, flacidez, pele grossa e manchas castanhas, que aparecem tanto mais cedo quanto mais agressões solares a pele tiver sofrido ao longo dos anos.
Para o prevenir, use diariamente alguma protecção solar, nem que seja spf10 ou 15, que actualmente já existe na maioria dos cremes de dia e bases de maquilhagem.

Fotótipo
Define a forma como cada pele reage ao sol, de acordo com as suas características. Veja qual é o seu para poder escolher o índice de protecção certo.
Tipo 1: pele leitosa, por vezes sardenta, muito sensível ao sol, cabelo louro ou ruivo, olhos claros. Queima sempre ou facilmente e nunca fica castanha. Precisa de protecção alta ou muito alta.
Tipo 2: semelhante ao 1 mas consegue eventualmente um leve e fugaz bronzeado. Precisa de protecção alta.
Tipo 3: pele morena clara, cabelos e olhos castanhos, reage normalmente ao sol, pode queimar mas acaba por bronzear. Deve usar protecção média-alta.
Tipo 4: pele morena, cabelo castanho escuro. Raramente queima, bronzeia facilmente. Deve usar uma protecção média.
Tipo 5: pele muito morena a negra clara, cabelo preto. Bronzeia facilmente e rapidamente, obtendo um tom intenso. Pode usar uma protecção baixa a média.
Tipo 6: pele negra, cabelo preto. Nunca se queima, escurece um pouco mais. Apesar do seu tom natural, deve usar uma protecção, que pode ser baixa.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

A B C do BRONZEADO - H a Z

Mesmo que ache que já sabe tudo sobre sol e bronzeado, estes conselhos podem salvar-lhe a pele e ajudá-la a conseguir uma bela cor.

Mais no portal

Comportamento

Os 3 tipos de problemas que todos os casais enfrentam

De acordo com os especialistas em relacionamentos interpessoais.

Beleza

Manicure de Halloween: 10 inspirações

Prepare-se a rigor para a noite mais assustadora do ano.

Saúde

Covid-19: Foi descoberto um novo fator de risco entre vacinados

Mesmo com as duas doses, determinados hábitos podem aumentar o risco de infeção.

Moda

As diferenças essenciais entre moda e estilo

Não, não são a mesma coisa.

Saúde

No Brasil, 1 em cada 5 crianças sofre de anemia

Conheça as possíveis causas.

Celebridades

Jennifer Lopez retira penthouse do mercado após quatro anos sem ofertas

Localizada no Distrito de Flatiron, em Nova Iorque, tem uma vista de cortar a respiração para o famoso Madison Square Park.

Celebridades

Oprah vai entrevistar Adele em especial de televisão

Além da conversa, os fãs poderão assistir a uma performance da artista, que se prepara para lançar um novo álbum.

Comportamento

É possível fazer sexo sem quaisquer emoções envolvidas?

Eis a opinião surpreendente de uma sexóloga.

Beleza

Maquilhagem para os olhos com dois tons é a tendência mais marcante do outono

Nesta temporada, os maquilhadores convidam-nos a experimentar diferentes combinações de cores.

Comportamento

Existem 8 tipos de bullying: saiba quais são e como identificá-los

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro.

Celebridades

Lizzo surpreende com vestido transparente

Veja o visual da cantora.