acucares.jpg

Sabemos que o consumo de açúcar branco tem sido associado à obesidade, diabetes, cancro e doenças cardiovasculares. Como se não bastasse, engorda. “É um verdadeiro exemplo de calorias vazias: precisa de vários nutrientes para ser metabolizado e não contribui com nenhum, o que significa que pode desnutrir”, explica a nutricionista Daniela Seabra. Os chamados adoçantes surgiram como alternativa. A maioria tem o mesmo número ou até mais calorias que o açúcar branco mas um poder adoçante superior, o que permite usar menos; outros têm o mesmo poder adoçante mas menos calorias. Mas há mais elementos a ter em conta na comparação, como o índice glicémico e a presença de nutrientes benéficos. Ora veja.

AGAVE
Extraído de um cato sul-americano, o xarope de agave é composto por 70% de frutose, o que faz com que tenha as mesmas contraindicações desta (ver caixa ao lado). É mais calórico que o açúcar (20kcal/c. chá) mas como tem um poder adoçante 1,4 a 1,6 vezes maior pode usar-se menor quantidade. O índice glicémico também é menor (entre 20 e 30). O sabor neutro permite o uso culinário em pratos delicados, mas em bolos recomenda-se substituir apenas metade do açúcar e reduzir a temperatura do forno em 25ºC, já que o agave pode acastanhar mais rapidamente. Uma chávena de açúcar equivale a 2/3 de chávena de néctar de agave. VEREDICTO: A consumir com moderação.

FRUTOSE
É o açúcar da fruta e do mel mas vende-se isolado como adoçante. “Na fruta e no mel é benéfica, mas de forma isolada causa alterações à insulina, acumulação de gordura no fígado, obesidade e diabetes”, alerta Daniela Seabra. E é fácil o excesso, já que a frutose está presente em muitos alimentos processados, nomeadamente sob a forma de xarope de milho (high fructose corn syrup) que tem 55% de frutose. Tem as mesmas calorias do açúcar e um poder adoçante 1,8 superior, o que permite usar menos, mas é mais indicado para adoçar alimentos frios, já que acima de 60ºC perde as propriedades adoçantes, que ficam equivalentes às do açúcar. Para ½ chávena de açúcar use 1/3 de frutose. VEREDICTO: Mau.

AÇÚCAR DE COCO
Extraído das flores do coqueiro, tem um agradável sabor a caramelo torrado. Vantagem: é pouco processado e rico em nutrientes como potássio, ferro, zinco e fósforo, e vitaminas do complexo B. O índice glicémico é baixo (35). É mais calórico que o açúcar (6 a 20kcal/c. chá) mas como tem um ligeiro sabor pode usar-se menos. Usa-se da mesma forma que o açúcar comum (1 cháv. de açúcar normal equivale a 3/4 de cháv. de açúcar de coco). VEREDICTO: A consumir com moderação.

XILITOL
Obtido a partir da fruta, vegetais ou casca de bétula, encontra-se na composição de pastilhas e pastas dentífricas para crianças. O poder adoçante é similar ao do açúcar, mas tem muito menos calorias (8,5 a 9kcal/c. chá) e um índice glicémico muito baixo (13). É indicado para diabéticos já que não requer insulina para ser metabolizado. Por outro lado, pode causar gases e desconforto digestivo em pessoas sensíveis. Para cozinhar basta usar metade da quantidade de açúcar recomendada. VEREDICTO: Bom.

STEVIA
Extraída das folhas de uma planta da América do Sul, vende-se em líquido e pó. Tem zero calorias, nenhum impacto no índice glicémico e um poder adoçante 30 a 200 vezes superior ao açúcar. A versão em pó é rica em sais minerais como magnésio, manganés, potássio, selénio, zinco e vitamina B3. Alguns estudos referem efeitos positivos sobre a azia, os triglicéridos, o colesterol e a obesidade. O único senão parece mesmo ser o sabor, a fazer lembrar folhas trituradas com açúcar. Para cozinhar, não aguenta temperaturas superiores a 120ºC e como tem sabor não convém usar em pratos delicados. Conversão: 1 chávena de açúcar = ½ c. chá de stevia em pó ou 2½ c. chá de stevia líquida. VEREDICTO: Bom.

RAPADURA
É um açúcar com mais nutrientes que o refinado. Feito a partir do caldo da cana do açúcar e cozido em lume brando por horas, é o menos processado dos açúcares de cana, o que faz com que preserve algumas vitaminas (A, B, C, D, E) e sais minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Contra: é constituído em 95% por sacarose, tem as mesmas calorias e poder adoçante daquela. VEREDICTO: A consumir com moderação.

SABIA QUE…
O AÇÚCAR BRANCO tem 14 kcal/colher de chá e um índice glicémico de 58. Compare com os valores dos adoçantes naturais.

Relacionados

Beleza

Alimentos que casam bem

A nutrição partilha o mesmo princípio de um casamento: dois alimentos devem ser mais poderosos juntos que separados. Seja uma ‘casamenteira’ perfeita e aposte nas relações com mais futuro.

Beleza

Os 5 Alimentos que Estão a Destruir os Seus Ossos

Descubra o que pode estar a sabotar o seu 'intake' de cálcio

Beleza

Buffet de saladas: o que deve escolher

Quer uma opção saudável e light para o seu almoço? O buffet de saladas pode ser a sua salvação – se souber quais as melhores escolhas e quais as armadilhas de que deve fugir.

Beleza

Os beneficios do agrião

Multiplicam-se os estudos que comprovam os benefícios do agrião para a saúde, sobretudo na prevenção do cancro.

Beleza

Emagrecer? Coma menos ao pequeno almoço, afirma estudo

A pesquisa foi feita pelo centro de nutrição britânico, Medical Research Council, em Cambridge.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Resiliência: a habilidade que nos permite resistir e reconstruir-nos

Um artigo de opinião assinado pela coach Lúcia Palma sobre a importância da resiliência e como construí-la.

Celebridades

Shia LaBeouf proibiu FKA Twigs de manter contacto visual com outros homens

A cantora relatou alguns momentos "desesperantes" da relação.

#VozActiva

Joana Seixas: "Tenho a certeza de que vou acabar a viver no campo"

Joana Seixas, a protagonista da ACTIVA de fevereiro, abre o coração sobre a relação que tem com a natureza no #VozActiva deste mês.

Celebridades

As histórias de oito celebridades que já foram sem-abrigo

Antes de terem a sua primeira grande oportunidade, estes famosos chegaram a não ter onde viver.

Saúde

Os cuidados a ter com os animais de estimação durante a pandemia

Estas medidas assegurem a saúde e o bem-estar de toda a família neste período de confinamento.

Beleza

Cabelos encaracolados: esta escova está a tornar-se viral

Veja por si mesma.

Comportamento

5 brinquedos sexuais para aproveitar este São Valentim sem limites

Para casais, solteiros, ou simplesmente para deixar um amigo feliz.

Moda

Katie Holmes, Gigi Hadid e Alexa Chung adoram estes sapatos

Estas são apenas algumas das celebridades que estão rendidas a este modelo prático e confortável.

Moda

A tendência denim que vamos ver por todo o lado

Seja para uma sessão de fotografias em casa ou para ir trabalhar, se for o caso, atente nesta nova moda.

Saúde

Afinal, o sushi é ou não saudável?

O enigma resolvido, segundo alguns especialistas.

Comportamento

Afinal o que é uma vida sexual normal?

Especialistas analisaram o assunto e apresentam conclusões.

Diz Quem Sabe

Dicas úteis para um confinamento mais tranquilo com crianças em casa

Aqui ficam algumas sugestões da Dra. Carla Chambel, especialista em imunoalergologia, para tornar este tempo conturbado mais fácil para todos.