memoria.JPG

Antioxidantes

 

Já sabemos que ajudam a combater os radicais-livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. O que muitas vezes nos falta é saber a forma mais natural de ingeri-los. Vegetais, chá verde ou frutos vermelhos, como framboesas e groselhas, são ótimas opções. Estes frutos não só concentram muita vitamina C (mais do que a laranja ou o quivi), mas também ativos que potenciam o efeito antioxidante e melhoram a oxigenação do cérebro.

Água

O corpo humano é constituído por 70% de água, que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, transporta nutrientes, elimina toxinas, entre outros benefícios. Assim, é importante renovarmos a água do nosso organismo, inclusivamente para o bom funcionamento dos neurónios.

Beba-a independentemente da sede, mesmo fora das refeições. Além de essencial para a memória, ajudará a evitar a desvitalização dos cabelos, obstipação, distúrbios de concentração ou problemas de sono.

Uma dica: quanto mais escura for a sua urina, mais água necessitará de beber.

Vitamina b

Mais concretamente, colina, um nutriente que faz parte do complexo B, que é essencial para o desenvolvimento cerebral e está diretamente relacionado com as funções da memória. Por isso, trate de reorganizar o seu menu semanal e de incluir alimentos como a gema de ovo ou os bifes de fígado. Sem colina, a memória e capacidade de aprendizagem ficam comprometidas.

Magnésio

Especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, garantem que o magnésio – em falta muitas vezes nas mulheres – combate os lapsos de memória associados ao envelhecimento e melhora a capacidade de aprendizagem. As nozes são uma boa opção, porque, além de magnésio, contêm ómega 3.

Ginkgo Biloba

Originária do Sudeste da China, a ginkgo pertence à família mais antiga de árvores conhecidas pelo seu potencial terapêutico.

Os extratos de folhas, que poderá adquirir em ervanárias ou farmácias, potenciam a ação antioxidante e revelam-se benéficos aos níveis de concentração e memória. Quanto mais envelhecemos, mais os seus extratos devem ser ingeridos durante longos períodos.

Proteína e Ferro

Rica em ferro, a carne vermelha é um verdadeiro ‘dois em um’, pois aporta também proteínas, que intervêm nas reações químicas do cérebro. Fica apenas uma dica: não associe ao ferro vitamina C, pois oxida.

Zinco

É um oligoelemento habitualmente presente nos frutos do mar que ajudam a favorecer a memorização. Os camarões, especialmente aqueles que são originários de mares frios, são uma boa opção, se procura impulsionar as suas capacidades mentais.

Ómega 3 e cálcio

Esta gordura ‘boa’ encontrada em peixes e nozes é importante na preservação das membranas dos neurónios. A sardinha, a cavala e o arenque são boas escolhas se pretende dotar-se tanto de ómega 3 como de cálcio, alimentos relevantes sobretudo para a memória a longo termo.

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Beleza

Os novos açúcares: amigos ou inimigos?

Aparecem como um eldorado para quem procura alternativas mais saudáveis ao açúcar tradicional. serão mesmo melhores? Fomos investigar.

Beleza

Emagrecer? Coma menos ao pequeno almoço, afirma estudo

A pesquisa foi feita pelo centro de nutrição britânico, Medical Research Council, em Cambridge.

Beleza

Alimentos que casam bem

A nutrição partilha o mesmo princípio de um casamento: dois alimentos devem ser mais poderosos juntos que separados. Seja uma ‘casamenteira’ perfeita e aposte nas relações com mais futuro.

Beleza

Os 5 Alimentos que Estão a Destruir os Seus Ossos

Descubra o que pode estar a sabotar o seu 'intake' de cálcio

Beleza

Os beneficios do agrião

Multiplicam-se os estudos que comprovam os benefícios do agrião para a saúde, sobretudo na prevenção do cancro.

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.