olhosazuis.jpg

Getty Images/iStockphoto

A pensar em todos aqueles que adoravam ter nascido com olhos azuis em vez dos seus “castanhos leais”, como cantava Francisco José, uma clínica em Barcelona, a Eyecos, propõe uma nova técnica de cirurgia laser que muda a cor dos olhos, noticia o site da revista francesa ‘L’Express’. A técnica, que pode custar cerca de €2000, é irreversível.

A cor castanha dos olhos resulta de uma maior concentração de pigmentos de melanina à superfície da íris. Nesta cirurgia, o laser destrói os pigmentos da camada superficial, deixando apenas aqueles que lhes darão o tom azulado.

A cirurgia permite passar de castanho a azul, mas nunca o contrário. Apresenta-se como alternativa para quem já usa lentes de contacto para mudar o tom dos olhos ou para quem nasceu com um olho de cada cor. Mas não está isenta de riscos. Para além de deixar a retina mais sensível aos efeitos do sol, pode causar inflamações e problemas oftalmológicos. “É um procedimento simplesmente perigoso”, alertou a presidente da Academia Francesa de Oftalmologia, Béatrice Cochener, ao jornal ‘Le Figaro’. Razões estéticas que levam muita gente a procurar soluções clínicas que podem não ser tão eficazes como julgam, adverte ainda. “As pessoas ficam com uma cor de olhos desmaiada e sem brilho.”

Relacionados

Beleza

Iridologia: o que os olhos dizem da nossa saúde

Por mais que tente disfarçar, os seus olhos dizem muito mais de si do que pode imaginar. Saiba o que a iridologia (estudo da íris) pode descobrir e fazer pela sua saúde.

Beleza

Tudo sobre operações aos olhos

Hoje, as operações aos olhos só necessitam de anestesia local e têm um pós-operatório rápido e indolor. Saiba quais as mais aconselhadas e eficazes para cada problema.

Beleza

Lasic: de olho na cirurgia

Miopia, astigmatismo e hipermetropia podem ser resolvidos com cirurgia laser (Lasic). Saiba quem são os melhores candidatos e o que esperar da operação.

Beleza

15 maneiras de proteger a sua saúde

Já ouviu falar de algumas, promete a si mesma mudar para o bom caminho mas o dia nunca chega. Para a ajudar a decidir-se, mostramos-lhe as evidências da ciência, as dicas dos especialistas e pequenos gestos de prazer e saúde para levar pela vida fora.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.