169915896.jpg

Getty Images for Paramount Pictu

Em maio, numa carta publicada no New York Times, Angelina Jolie revelou que submeteu-se a uma dupla mastectomia para prevenir o cancro da mama. Tinha 87% de probabilidade de vir a sofrer da doença.

Desde então, os pedidos de informação femininos em relação à dupla mastectomia preventiva têm crescido em Inglaterra, revela a Cancer Research UK, que revela ainda que as chamadas para a linha de apoio quadruplicaram, assim como as visitas do site da mesma instituição.

Só no dia 14 de maio, dia do anúncio de Jolie, 15.920 pessoas acederam ao site para obterem mais informações sobre o cancro da mama. No mesmo dia do mês anterior apenas 3659 pessoas tinham feito esta pesquisa, o que representa um aumento de quatro vezes mais pedidos.

A Doutora Kat Arney, da mesma instituição, afirmou ao Daily Mail que existem progressos na prevenção da doença. “Agora sabemos informações sobre esses genes, sabemos como fazer os testes e podemos dar mais opções às mulheres sobre que atitude tomar. Em alguns casos, as mulheres vão decidir fazer a cirurgia e vão reduzir o risco de cancro numa quantidade bastante significativa”. Mas esta não é a única alternativa a seguir. “Existem medicamentos que podem reduzir o risco“, afirma. Estes fármacos funcionam através da supressão de estrogénio, uma hormona que desencadeia o crescimento do tumor.

Menos de um por cento das mulheres têm o gene BRCA1 – o mesmo de Jolie – ou gene BRCA2 , que é muito similar. Estes genes aumentam o risco de desenvolver cancro de mama  entre 40 e 90 por cento, e também podem estar ligados ao risco de cancro no ovário.

As mulheres com história familiar de cancro de mama são aconselhadas a passar por uma triagem genética, feita através de um exame de sangue. A decisão de fazer a dupla mastectomia preventiva e de retirar os ovários depende dos resultados e do grau risco  e deve ser muito ponderada e discutida com o médico.

Relacionados

Beleza

Testes genéticos: fazer ou não?

A mastectomia preventiva de Angelina Jolie veio levantar a polémica e suscitar dúvidas. O que são os testes genéticos, que doenças podem prever e quando é mesmo indicado fazê-los? Os resultados da nossa análise já a seguir.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.