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Já é de conhecimento geral que dormir pouco pode resultar em problemas de saúde a longo prazo. Agora, um novo estudo descobriu que dormir demais também pode ser prejudicial para a saúde humana. O correto é dormir entre sete a nove horas por noite. As pessoas que seguem esta quantidade de sono ideal têm uma menor probabilidade de vir a sofrer de doenças cardíacas, diabetes  e obesidade.

Segundo uma pesquisa norte-americana recente, os indivíduos que passam o dia acordados e que raramente dormem mais de seis horas têm um maior risco de doença coronária, acidente vascular cerebral, diabetes, obesidade e doenças mentais. Mas dormir demais acarreta tantos ou mais riscos do que dormir pouco. A Academia Americana de Doença do Sono descobriu que a probabilidade sofrer de doença coronária, acidente vascular cerebral e diabetes é ainda maior entre as pessoas que dormem mais do que o normal.

“Um estilo de vida saudável e equilibrado não se limita a dieta e fitness – dormir é tão importante como comer ou fazer exercício”, explicou ao Daily Mail o especialista em sono Safwan Badr, um dos autores deste estudo publicado na revista ‘Sleep’, que analisou os registos médicos de mais de 54 mil norte-americanos maiores de 45 anos. “É fundamental um adulto dormir entre sete e nove horas para ter os benefícios do sono na saúde, mas isso é ainda mais importante para quem luta com uma doença crónica.”

O médico alerta que os distúrbios do sono, como a apneia e as insónias, ocorrem com frequência em indivíduos com doenças crónicas e podem afetar a sua capacidade de dormir profundamente.

Um dos passos mais importantes é o diagnóstico, para poder melhorar os sintomas da doença e, por conseguinte, a qualidade de vida da pessoa.

Segundo a mesma pesquisa, quase um terço dos indivíduos analisados dorme 6 ou menos horas por noite. Dois terços dormem o tempo ideal,  entre sete a nove horas, e um pequeno número afirmou que dormia mais de 10 horas.

Os padrões de sono podem estar associados a doenças psicológicas ou fisiológicas, que podem ser atenuadas com a quantidade correta de descanso, durante a noite.

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