introvertida.jpg

Getty Images/iStockphoto

A sociedade valoriza os extrovertidos. Não há como negar, basta atentar nas montras das livrarias cheias de livros prontos para nos ajudarem a fazer amigos e ser populares, ou ligar a televisão e ver os ídolos do momento, invariavelmente comunicativos e dinâmicos. Ser bem sucedido é quase sempre sinónimo de personalidade extrovertida, saber falar em público,

ter muitos amigos e uma agenda sempre preenchida… E no entanto metade das pessoas não é naturalmente assim. Estima-se que 30 a 50 por cento da população seja composta por introvertidos que apreciam e precisam de tempo sozinhos para recarregar baterias, não gostam de ambientes com muitos estímulos e tendem sempre a refletir antes de falar e agir.

São eles provavelmente os principais compradores dos livros que ensinam a combater a ansiedade social e a desenvolver competências de comunicação. Em pequenos, terão ouvido muitas vezes incentivos para deixarem de ser ‘bichos do mato’, alguns terão sido levados pelos pais ao psicólogo, e outros até inscritos em aulas de teatro na esperança de ficarem mais desinibidos. Num mundo que valoriza sobretudo os extrovertidos, ser introvertido é uma limitação que importa ultrapassar. Mas fará sentido ser assim? O livro de Susan Cain, ‘Silêncio – o Poder dos Introvertidos num Mundo que não Para de Falar’ (Temas e Debates), veio lançar a polémica. 

Não confundir com timidez
Pedimos à psicóloga Ana Paula Trindade para nos ajudar a destrinçar as diferenças entre introvertidos e extrovertidos e percebemos que são sobretudo características ligadas à forma como obtemos energia. Surpreendente? Ela explica: “A energia vital de uma pessoa introvertida é mais internalizada, isto quer dizer que ela se motiva mais a partir dos seus próprios pensamentos, emoções e perceções, ao contrário do que acontece com os extrovertidos, que se alimentam de estímulos vindos de fora, sobretudo da interação com outras pessoas.” Estar em ambientes com muita gente é o exemplo clássico de algo que deixa os extrovertidos com mais energia e cansa os introvertidos.

Mas, por natureza, o introvertido, se não for forçado ou não passar do seu limite, também tira bastante prazer do convívio. É falso dizer que estes não gostam de estar rodeados de pessoas. “É importante perceber que a introversão não é uma doença nem um defeito, apenas um traço da personalidade”, enfatiza. Já a timidez, tantas vezes confundida com a introversão, não é uma característica própria mas um sintoma de insegurança que pode ser mais ou menos patológico. “A timidez implica sempre um sentimento de ansiedade,está ligada ao medo da rejeição e ao receio do julgamento alheio. O tímido tem medo de fazer figuras ridículas, está preocupado com a imagem que transmite, é uma questão de autoestima, não de personalidade. Claro que todos temos um pouco destes medos, a diferença é que o tímido patológico evita as situações, deixa de fazer coisas que gostaria por medo do que os outros vão pensar. Quando há culpa, medo e ansiedade e quando o nosso quotidiano começa a ser prejudicado, então temos uma doença”, explica.

Tanto os introvertidos como os extrovertidos podem sofrer de timidez. “Os primeiros podem ter sido criticados pela sua maneira de ser a ponto de criarem ansiedade em situações sociais, mas os segundos sofrem mais. “É um horror, imagine-se precisar da interação com os outros, do barulho e da energia e ter muito medo disso…” Resumindo: a timidez é uma questão ligada à autoestima e pode tratar-se; a introversão é um tipo de personalidade e não requer tratamento ou mudança alguma. “Quando muito, um introvertido pode aprender a aceitar a sua forma de ser e a lidar melhor com isso, a arranjar estratégias para sobreviver numa sociedade que valoriza os extrovertidos. Numa festa, poder dizer ‘olha, não leves a mal, a festa está ótima, mas para mim já chega e vou descansar’, e isso implica muita aceitação de si. Não é preciso evitar situações sociais, mas sim ir nos seus termos, para não se cansar dos grupos e do barulho e não esgotar a energia. O convívio não lhe causa medo, não fica ansioso, mas sim cansado.” Por natureza, sente-se mais vivo e capaz em ambientes mais calmos.

À atenção dos extrovertidos
A introversão pode não ser uma doença, mas as críticas não deixam de ser corrosivas: ‘Não sejas assim’, ‘Tens de te dar mais com as pessoas’, ‘Porque é que não falas?’… O mundo está virado para a ação. Mas como lembra Susan Cain, sem os introvertidos e a sua solidão “o mundo ficaria privado da teoria da gravidade e da relatividade, não conheceria Chopin, Proust, Orwell, Harry Potter, e não teria acesso ao Google”, tudo criações de alguns introvertidos notáveis. Cain recolheu inúmeros estudos que demonstram como a circunspeção dos introvertidos os pode tornar pessoas mais criativas e eficazes. “Porque eles refletem, são capazes de ter ideias inovadoras, e porque sabem ouvir são capazes de tomar decisões mais ponderadas. Apesar disso, diz, não os valorizamos. As crianças que preferem trabalhar sozinhas são vistas com problemáticas, o estudante ideal é extrovertido, apesar de os introvertidos terem melhores notas. “Aparecem-me muitas crianças introvertidas a pensar que estão erradas. Tenho uma menina de 13 anos que quer ser popular e não aceita que é introvertida. Só que quando violentamos a nossa identidade isso acarreta um esforço enorme, então chega a casa irritada e agressiva. A criança deve ser aceite como é, mas muitas vezes são os  pais que pressionam os miúdos a terem muitas atividades, sobretudo quando são extrovertidos com filhos introvertidos. Qual o mal de ficar em casa a ver um filme ou a desenhar? Essas também são atividades criativas e podem dar muitos frutos”, lembra Ana Paula Trindade.

Descubra as diferenças

Há diferenças a nível neurológico entre o cérebro de um introvertido e o de um extrovertido que se refletem nas formas de abordar as situações. Podemos adaptar o nosso comportamento através do treino, tal como um esquerdino aprende a escrever com a mão direita, lembra Ana Paula Trindade, mas o ideal será seguirmos a nossa tendência, até porque contrariá-la tem custos em energia, autenticidade e até em saúde física.

– Os introvertidos são naturalmente ponderados  e os extrovertidos mais impulsivos.

– Os introvertidos pensam antes de fazer e de falar, já os extrovertidos abordam as tarefas mais rapidamente.

– Os extrovertidos preferem falar a ouvir, raramente ficam sem palavras e podem até deixar escapar inconfidências; os introvertidos são bons ouvintes, pensam mais do que falam e expressam-se melhor por escrito do que oralmente.

– Os extrovertidos sentem-se confortáveis com o conflito mas não com a solidão, os introvertidos apreciam a solidão e ficam desconfortáveis com o conflito, cansam-se com conversas superficiais mas apreciam conversas profundas.

– Os extrovertidos têm um grande grupo de amigos com relações mais superficiais, os introvertidos têm um grupo pequeno mas com relações mais profundas.

– Os introvertidos não gostam de ser interrompidos. Os extrovertidos pensam e falam ao mesmo tempo.

– O introvertido tem mais dificuldade em funcionar em grupo e em delegar tarefas, é mais perfeccionista por natureza. O extrovertido é um bom multitarefas, gosta de trabalhar em grupo…

Podíamos continuar, mas o importante é mesmo perceber que não há formas certas de ser. O segredo é usar bem os ‘poderes’ que nos foram dados e lembrarmo-nos que são um dom, diz Susan Cain: “Aos introvertidos são oferecidas as chaves de jardins privados repletos de riquezas. Possuir uma tal chave é cair como Alice na toca do coelho.” Nem por acaso, Lewis Carroll também era um  introvertido. Sem ele não teríamos ‘Alice no País das Maravilhas’.

Introvertidos confessam-se:

Frederico Almeida, 41, responsável de marketing e comunicação

“Ser introvertido é uma forma de estar. Acho que me dá capacidade de evasão e de reflexão e mais oportunidades para observar. Muitas vezes sou tido como arrogante ou distante, e sem dúvida que os introvertidos são menosprezados.   Nalgumas situações tento mudar e socializar, para não parecer ‘bicho do mato’, até porque sabermo-nos ‘vender’ pode fazer a diferença, numa entrevista de emprego, por exemplo.”

Pedro Alexandre, 37, administrador de sistemas

“Alguns dos maiores prazeres na minha vida são mais introspetivos ou solitários. Entre um bom livro ou uma conversa média (ou má), prefiro o bom livro. Ser introvertido permite-me pensar e divertir-me sem precisar de estímulos exteriores, e para mim uma vida sem reflexão não é uma vida que valha a pena ser vivida. Uma pessoa calada é facilmente tida como convencida, elitista, mal- educada, antis-social ou ‘freak’, tudo acusações que já ouvi. Estar sozinho é quase sempre visto como sinal de fracasso, já que, assume-se, ninguém assim estaria se a tal não fosse obrigado.”

 

Famosos Solitários:
Há uma imensa quantidade de génios famosos introvertidos: Newton, Einstein, Chopin, Darwin, Gandhi, Al Gore, Steven Spielberg, Woody Allen ou Bill Clinton são alguns exemplos. Os introvertidos podem gabar-se de haver pelo menos um estudo a mostrar que têm um QI tendencialmente mais elevado.

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Asus ROG Zephyrus G14 em teste: o ultraportátil para gamers

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Intel apresenta computador neuromórfico, que funciona como cérebro humano

Intel apresenta computador neuromórfico, que funciona como cérebro humano

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Marcelo Rebelo de Sousa cortou relações com filho Nuno devido ao caso das gémeas luso-brasileiras

Marcelo Rebelo de Sousa cortou relações com filho Nuno devido ao caso das gémeas luso-brasileiras

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

O elegante

O elegante "look" monocromático de Máxima dos Países Baixos

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites